O que acontece se cortar um ímã?

Os ímãs são materiais ferromagnéticos que possuem a propriedade de atrair ou repelir outros ímãs. Além disso, é característica de materiais dessa natureza (ferromagnéticos) se imantarem fortemente na presença de um campo magnético.

Hoje em dia, tem-se uma grande variedade de ímãs. Eles aparecem das mais variadas formas e são utilizados desde enfeites para geladeiras até a aplicação tecnológica.

Propriedades dos Imãs

1. Todos os ímãs, independentemente de sua forma ou aplicação, possuem dois polos, o polo norte (N) e o polo sul (S), que são chamados de polos magnéticos.

O que acontece se cortar um ímã?

2. Assim como acontece com as cargas elétricas, observa-se no comportamento dos ímãs que polos de mesmo nome se repelem e polos de nomes contrários se atraem.

O que acontece se cortar um ímã?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Outra característica importante dos ímãs é a da inseparabilidade dos polos magnéticos, ou seja, não é possível encontrar um ímã só com polo norte ou só com polo sul. Assim, quando um ímã é quebrado, ele dará origem a dois novos ímãs e a polaridade desses novos ímãs vai depender da forma com que sua partição se deu.

O que acontece se cortar um ímã?
?

Se um ímã se mover livremente, um de seus polos se alinhará com o polo norte geográfico terrestre, esse é o polo norte do ímã, e o outro polo se alinhará com o polo sul geográfico, sendo assim denominado polo sul do ímã. É por esse motivo que os polos são denominados de polo norte ou polo sul.

As especificações N35, N42, N45, N35SH etc. são uma medida para a qualidade do material magnético. Isto significa duas coisas:

1. Quanta "energia magnética" por volume está contido neste material.
2. Qual o limite de temperatura que este ímã pode ser utilizado.

Os números (por exemplo, 35, 42, 45) são equivalentes a aproximadamente o produto energético máximo do imã (em MGOe). As letras N, M, H, SH, UH ou EH dizem algo sobre a temperatura máxima de trabalho, que pode ser de 80, 100, 120, 150, 180 ou 200 ° C. A maioria dos nossos ímãs começam com um "N" e podem ser utilizados até 80 °C.

Quando falamos sobre o "poder" de um ímã, geralmente é sobre a força de atração em contato direto com uma placa de metal ou a força de atração para um pedaço de ferro (ou de outro ímã) a uma certa distância.

O poder não é determinado apenas pelo material magnético usado; Os seguintes fatores são igualmente determinantes:

- Volume do ímã
- Forma do ímã
- As proporções do ímã (por exemplo, a relação do diâmetro para a altura de um ímã)
- Combinação com outros materiais, tipo ímã montado em um pedaço de metal ou em um corpo de metal.

Isto também é verdade em relação com a temperatura de trabalho. Se um ímã é, por exemplo, muito fino em relação ao seu diâmetro (ou o comprimento lateral), a temperatura máxima é atingida mais rapidamente.

Se você escolher dois ímãs da nossa lista com diferentes tamanhos e qualidade magnética, a diferença de força será principalmente devido as diferenças de volume do que em relação a diferença da qualidade magnética. É por isso que um ímã maior normalmente é mais forte mesmo quando a sua classificação magnética é inferior.

Ouça este artigo:

Na Grécia antiga (séc. VI a.C.) em uma região chamada Magnésia observou-se a existência de uma pedra de comportamento estranho, pois foi observado que elas tem a propriedade de atrair materiais como o ferro, hoje sabemos que esta pedra é a magnetita (oxido de ferro Fe3O4) , nesta época, referida, a pedra tomou o nome de imã, e o estudo dos imãs chamasse magnetismo.

Para os imãs foram observados três fatos importantes, primeiro a capacidade de atrair objetos de ferro, segundo a capacidade de transmitir esta capacidade para os objetos de ferro, e terceiro que esta capacidade está concentrada principalmente nas regiões extremas do imã.

Essas regiões extremas foram chamadas de pólos devido à interação do imã com a posição da Terra.
Assim

O que acontece se cortar um ímã?

Foi essa característica que possibilitou a construção da bússola que foi tão importante para as navegações.

Inseparabilidade dos pólos

Inicialmente pesquisadores resolveram quebrar um imã ao meio para separar os pólos assim logo perceberam que ao quebrar um imã os pólos iniciais se conservam e no local onde foi quebrado se forma um pólo oposto a esse, isso infinitas vezes, se necessário.

O que acontece se cortar um ímã?

O campo magnético da Terra

O que acontece se cortar um ímã?

Pólos geográficos e magnéticos da Terra. Ilustração: Lopatin Anton / Shutterstock.com [adaptado]

Para o campo magnético terrestre vale imaginar que dentro da Terra existe um gigantesco imã, o pólo norte da Terra é o pólo sul magnético e o pólo sul o norte magnético. Sendo que os pólos magnéticos estão deslocados cerca de 11º a partir do eixo de rotação da Terra.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/fisica/magnetismo/

O que acontece se um ímã foi cortado?

Não é possível partir um ímã em duas partes para separar o polo norte do polo sul. Serrando-se um imã transversalmente, obtêm-se dois novos imãs completos, isto é, surgem na secção de corte polos contrários aos das respectivas extremidades. Quando partimos ao meio um ímã em barra, obtemos dois novos ímãs.

É possível cortar um ímã?

Você pode cortar o ímã com uma serra, seguindo a rota traçada, mas também pode colocar seu torno folheado a diamante na sua dremel e, uma vez colocado, deve pressioná-lo no lugar.

O que acontece quando se parte um ímã?

3. Outra característica importante dos ímãs é a da inseparabilidade dos polos magnéticos, ou seja, não é possível encontrar um ímã só com polo norte ou só com polo sul. Assim, quando um ímã é quebrado, ele dará origem a dois novos ímãs e a polaridade desses novos ímãs vai depender da forma com que sua partição se deu.

Como anular um ímã?

Você pode aquecer um ímã até o ponto de Curie. O processo pode ser feito com dois fios de cobre que você conectou a um gerador ou a uma bateria. Você também pode se ajudar com um maçarico. No ponto de Curie, a temperatura atingida faz com que as propriedades ferromagnéticas sejam perdidas até esfriar novamente.