O que acontece se eu pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito?

Quando falamos sobre as contas do cartão de crédito, o pagamento mínimo da fatura é um assunto que pode gerar dúvidas. Inclusive se é um método que realmente vale a pena para os consumidores. 

Normalmente, essa é uma alternativa buscada por pessoas que, por algum motivo, não conseguem acertar totalmente o valor que está em aberto. Dessa forma, evitam começar uma bola de neve de problemas financeiros. 

Vamos ajudar você a entender um pouco mais sobre essa possibilidade neste conteúdo. Confira! 

Chegou o cartão de crédito Cora

100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio

O que acontece se eu pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito?

Como funciona o pagamento mínimo da fatura?

Resumidamente, o pagamento mínimo da fatura diz respeito à menor quantia que você pode pagar sem ficar em atraso com a sua instituição financeira. Ao fazer o acerto entre esse mínimo e o total, o valor restante será lançado no mês seguinte com juros e impostos. 

Até julho de 2018, essa parcela mínima estava limitada a 15%. Após novas regulamentações do Banco Central, ficou decidido que o banco pode estipular um percentual maior ou menor. A análise depende do perfil do cliente, do produto ou do risco da operação. 

Esse caminho é recomendado apenas se você precisa de tempo para quitar o valor e tem mais segurança de que conseguirá resolver essa pendência em um futuro próximo. Assim, em situações de emergência, você evita que o seu nome seja enviado aos órgãos de proteção ao crédito ou que seu cartão seja bloqueado. 

Caso contrário, essa pode não ser uma alternativa interessante. O motivo é que esse pagamento compromete o seu limite, uma vez que os bancos geralmente liberam créditos referente apenas à parte paga. 

Além disso, os juros que incidirão sobre a quantia em aberto podem acabar “restituindo” boa parte do mínimo que foi pago. Dessa forma, você fica com a sensação de que não adiantou muito ter feito esse acerto.  

Também vale pontuar que, no mês seguinte, se você não tiver condições novamente de pagar a totalidade, precisará negociar um parcelamento com o banco. Afinal, o Banco Central proíbe o uso do pagamento mínimo da fatura em meses consecutivos

Essa proibição é uma forma de proteger o consumidor de uma dívida impagável devido ao custo alto do crédito rotativo, ou seja, aquele gerado quando você paga o mínimo da fatura. Infelizmente, ele é um dos maiores do mercado, chegando a mais de 300% ao ano, dependendo da instituição financeira. 

Pagamento mínimo da fatura ou parcelamento da fatura: existe diferença?

Outra modalidade de crédito fornecida pelas instituições financeiras é o chamado parcelamento do saldo devedor da fatura. 

Nesse caso, o saldo do cartão é parcelado como se fosse um empréstimo, tendo uma taxa de juros própria (normalmente, menor que a do crédito rotativo). Dessa forma, a quantia em aberto pode ser paga em um prazo mais longo. 

Aqui, vale ressaltar que o limite total fica bloqueado e só é liberado aos poucos, conforme as parcelas são pagas. E, caso o consumidor atrase uma delas, o crédito poderá ser cancelado. 

Um ponto importante de atenção é que, à medida que você libera limite, esse saldo fica disponível para ser usado em compras. Portanto, suas próximas faturas virão normalmente, incluindo esses novos valores, mesmo que você ainda esteja quitando o parcelamento das anteriores.  

Por isso, é importante fazer uma análise minuciosa da sua situação financeira antes de optar por uma das duas modalidades. 

Então, o pagamento mínimo da fatura pode ser bom? 

De forma resumida, o pagamento mínimo da fatura só é recomendado, conforme apontamos, se você souber que terá o valor para quitar a parcela do mês seguinte. Caso contrário, o parcelamento é a opção mais indicada, pois seus juros são menores.

Também é interessante pontuar que é preciso muito cuidado ao migrar de uma alternativa para outra. Afinal, além dos juros do crédito rotativo, você terá que incluir os juros do parcelamento. 

De modo geral, se você está em dúvida entre uma dessas opções, isso quer dizer que, por algum motivo, não conseguiu — ou já sabe que provavelmente não irá conseguir — pagar o valor total da fatura do cartão de crédito. 

Então, antes de mais nada, é importante entender que esse é um sinal de alerta: chegou a hora de refletir por que isso aconteceu e traçar um plano de ação para sair dessa situação. 

O mais indicado é sempre acertar o valor cheio 

Para concluir, queremos reforçar que o melhor caminho é sempre se organizar financeiramente para conseguir pagar o valor total das suas faturas de cartão de crédito

Monte um planejamento que contemple não só as suas entradas e saídas, mas também alternativas para momentos de falta de dinheiro devido aos imprevistos. Por exemplo, uma quantia que ficará investida e separada apenas para essas urgências, pode ser uma grande aliada.

Isso, claro, sem se esquecer da importância de utilizar o seu cartão de crédito com consciência. Esse é o jeito ideal de reduzir as chances de precisar renegociar ou postergar os seus pagamentos, gerando muitas dores de cabeça. 

Algumas dicas interessantes:

  • Faça uma lista com todas as suas despesas fixas e variáveis mensais, planejando seus gastos com cuidado; 
  • Liste suas fontes de renda para ter a noção exata do seu faturamento; 
  • Não use seu cartão de crédito caso não tenha planejado uma nova aquisição, evitando compras por impulso;
  • Procure concentrar as transações em um único lugar para facilitar o controle; 
  • Evite utilizar seu cartão até pagar todas as suas dívidas. 

No fim, a gestão do seu dinheiro é um cuidado gratuito e que, ao ser constante, previne muitos problemas futuros. 

Leia também | 5 dicas para organizar as compras no cartão de crédito da empresa

A Cora é a parceira ideal do seu planejamento financeiro

Aqui, você recebe todas as facilidades para que a sua empresa fique livre de taxas abusivas para crescer. Isso inclui uma conta digital grátis com diversos recursos para que você possa controlar as entradas e saídas, acompanhando de perto a saúde financeira do seu negócio. 

Também oferecemos um cartão de crédito internacional para algumas modalidades de CNPJ, liberado após uma análise minuciosa da nossa equipe de forma a garantir a sua segurança. 

Bateu curiosidade? Abra sua conta Cora agora mesmo sem pagar nada e conheça todas as soluções gratuitas que a gente oferece para a sua empresa! 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

O que acontece se eu pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito?

É melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura?

Mas afinal: é melhor pagar mínimo do cartão ou parcelar? Como já foi citado, a melhor opção é sempre pagar o valor total da fatura. Por isso, se você não tiver o valor total, uma alternativa pode ser pegar um empréstimo pessoal com taxa de juros baixa. Isso pode te ajudar a não pagar uma diferença expressiva.

O que acontece se pagar só o valor mínimo da fatura do cartão?

O pagamento mínimo compromete o limite do cartão, pois, em geral, o banco libera crédito referente à parte paga. Contudo, é preciso cuidado com os juros que incidirão sobre o valor em aberto, uma vez que eles podem “restituir” boa parte desse mínimo pago.

Como funciona Se pagar o mínimo do cartão de crédito?

O pagamento mínimo é o menor valor que você pode pagar da sua fatura e não ficar em atraso com o banco. Ao pagar qualquer valor entre o mínimo e o total da fatura, o que faltar será lançado na fatura seguinte com juros e impostos, chamamos isso de crédito rotativo.

Quantas vezes posso pagar o mínimo do cartão de crédito?

A partir de 2018, com as novas regras estabelecidas pelo Banco Central, foi definido que os clientes poderão “ficar no rotativo” por no máximo 30 dias. Ou seja: o pagamento mínimo só será usado uma vez até que todo o saldo seja quitado.