O que acontece quando a hemorroida estoura

A doença hemorroidária, ou “hemorroidas”, como é chamada popularmente, é um dos problemas mais comuns no mundo. Ela se desenvolve quando as formações vasculares da região anal incham e inflamam. Já foi diagnosticada hemorroida em mulheres e homens de todas as idades. Estima-se que só no Brasil 800 mil pessoas são afetadas anualmente pela doença.

Causas da Hemorroida:

Embora existam diversos sintomas, nem sempre eles apontam para a existência de hemorroidas. Por isso, é preciso contar com um especialista para ter o tratamento adequado. Saiba o que fazer em cada caso.

Como eu sei que tenho Hemorroida?

Existem dois tipos de hemorroidas, a interna e a externa. Quando a inflamação e o inchaço estão na região interna, o paciente pode não notar a doença nas suas fases iniciais. É preciso estar atento a alguns sintomas, pois em qualquer caso poderá haver:

  • Sangramento, principalmente na hora da defecação
  • Pruridos anais
  • Dores
  • Inchaço
  • Nódulo sensível na região
  • Comichão
  • Prolapso (quando a região afetada está exteriorizada)

Se você perceber um ou mais desses sintomas, entre em contato com um proctologista. Não tente realizar tratamentos recomendados por quem não é especialista. A automedicação pode agravar a situação, levando você a desenvolver outros problemas mais sérios. O proctologista saberá o que fazer no seu caso.

 

O que acontece quando a hemorroida estoura

Avanço da Doença Hemorroidária:

Além de serem classificadas entre os tipos interna e externa, a hemorroida pode apresentar vários graus quando é interna. Veja quais são eles:

  1. Grau I: As veias hemorroidárias começam a ser afetadas e aumentam de tamanho.  Aparece sangramento nas evacuações.
  2. Grau II: Na hora da evacuação, além do sangramento, os mamilos hemorroidários vão para fora do canal anal e retornam espontaneamente.
  3. Grau III: Existe o sangramento ao evacuar e exteriorização das hemorridas, que só retornam com ajuda manual.
  4. Grau IV: O sangramento durante a defecação pode ser de grande volume e o prolapso é permanente e irredutível, o que causa um grande desconforto ao paciente.

Hemorroida Sangrando: O Que Fazer?

A hemorroida sangrando é sinal de que o tratamento precisa ser iniciado ou de que não está surtindo efeito. Nesses casos, é preciso ir ao seu proctologista para realizar um novo exame de hemorroida, pois a doença pode ter avançado de grau.

O que acontece quando a hemorroida estoura

O papel do paciente é extremamente importante para conter o sangramento. Uma dieta rica em fibras e a ingestão de muitos líquidos são essenciais para o tratamento. Exercícios físicos também ajudam, desde que sejam leves. Manter os movimentos intestinais regulares é essencial, portanto evite o consumo de:

  • Tabaco
  • Café
  • Pimenta
  • Álcool

A obesidade e a gravidez também podem agravar as hemorroidas devido às pressões exercidas nos canais vasculares. Pessoas que sofrem de pressão arterial elevada estão mais expostas ao problema e precisam de um tratamento que leve isso em consideração.

O que acontece quando a hemorroida estoura

Quando há um sangramento excessivo, é possível que a hemorroida tenha rompido. Em situações assim é preciso estancar o sangue e procurar atendimento médico imediatamente.

Em algumas situações é recomendada a intervenção cirúrgica, para remover o sangue coagulado. Existem ainda os tratamentos de escleroterapia, criocirurgia e ligadura elástica para os graus I e II ou a cirurgia de remoção da hemorroida para graus III e IV. Seu médico irá lhe indicar o adequado à sua situação.

Já ouvi algumas vezes em consultório que, durante uma crise de hemorroida, o paciente só percebe a melhora do quadro quando a hemorroida sangra. Vamos entender por que a hemorroida inflamada pode sangrar?

Primeiro é preciso entender que, na maioria dos casos, uma crise de hemorroida é o que chamamos de trombose hemorroidária. Ela pode se manifestar após um trauma na região, podendo ser um esforço maior no momento de evacuar ou o atrito causado na hora da limpeza, por exemplo. Assim, após ocorrer a lesão no local, os vasos coagulam, o que leva à formação de um caroço no ânus ou na região anal e, geralmente, esse caroço tem tons arroxeados.

Bem, esse caroço no ânus é semelhante a uma bolha de sangue coagulado na região e, quando essa bolha rompe e o sangue vaza, ocorre o alívio da pressão no local, o que pode trazer uma sensação de conforto. Por outro lado, é possível que o coágulo rompa e mantenha uma ferida aberta na região. Essa ferida pode consumir os fatores de coagulação que existe em nosso sangue, fazendo que o sangue deixe de coagular, causando um sangramento anal.

Sendo assim, é importante ressaltar que não é indicado furar o caroço no ânus por conta própria. Essa prática pode trazer complicações para a região, como uma infecção. Caso seja necessário drenar uma hemorroida inflamada, o procedimento deve ser feito em consultório, após a avaliação de um médico proctologista.

Entretanto, caso o caroço no ânus se rompa e leve a um sangramento anal, existem algumas medidas que podem ser tomadas. Confira!

Como aliviar um sangramento anal? – Hemorroida inflamada

Bem, o primeiro passo para controlar um sangramento é deixar a região em contato com água fria. O frio faz com que os vasos se sangue se fechem, mas atenção: o ideal é apenas água fria! Não aplique gelo diretamente na pele, pois ele pode causar queimaduras e necrose da mucosa.

O próximo passo é procurar atendimento médico. Um sangramento do ânus frequente e com sangue vermelho vivo, geralmente, vai precisar de cuidados específicos. Dessa forma, um dos procedimentos que podem ser feitos em consultório é a retirada do restante daquele coágulo, para que o sangue na região possa voltar a coagular normalmente.

Além do sangramento importante, que é esse originado por um caroço no ânus, é possível que uma hemorroida inflamada sangre por outras razões. Dessa forma, é preciso se atentar para os sintomas: uma hemorroida inflamada pode ter um sangramento em forma de jatos no momento de evacuar. Além disso, o sangramento pode se tornar constante e, em alguns casos, pode evoluir para um  quadro de anemia, devido à perda recorrente de sangue.

O sangramento recorrente – ou sangramento crônico – vindo de uma crise de hemorroida pode levar ao quadro de anemia crônica. Nesse caso, o paciente pode sofrer com quedas de cabelo e perda de ferro. Assim, uma das formas de controlar o caso é fazer reposição de ferro e realizar uma cirurgia no local. Bem, embora o sangramento crônico possa ocorrer, ele é menos frequente. Portanto, quando um paciente está anêmico, o mais comum é que busquemos a fonte da anemia antes de considerar as hemorroidas como causadoras do quadro.

Sendo assim, é possível concluir que é comum que uma hemorroida inflamada sangre. Entretanto, é necessário se atentar aos tipos de sangramentos e outros sintomas que possam acompanhar o quadro. Por isso, ao notar qualquer mudança na região, busque atendimento com um médico proctologista!

O que fazer se a hemorroida estourar?

Quando há um sangramento excessivo, é possível que a hemorroida tenha rompido. Em situações assim é preciso estancar o sangue e procurar atendimento médico imediatamente. Em algumas situações é recomendada a intervenção cirúrgica, para remover o sangue coagulado.

Quando a hemorroida sangra é perigoso?

Ocasionalmente, o sangramento é grave e pode levar à anemia. Hemorróidas mais avançadas se projetam para fora do ânus. Em casos extremos, essa inflamação é permanente e não pode ser empurrada para dentro do ânus (prolapso de hemorróidas). Você pode ter um coágulo de sangue na dilatação da veia anal.

Como saber quando hemorroida estoura?

Sintomas de hemorroidas Sangramento resultante do rompimento das veias anais (sinais de sangue aguado ou manchas de sangue perceptíveis na roupa íntima ou no papel higiênico); Dor ou ardor durante ou após a evacuação; Saliência palpável no ânus.