O que acontece no filme a semana da minha vida?

Particularmente, eu amo musicais. Não são todos, claro, mas é um gênero que aprecio e me agrada. “A Semana da Minha Vida” é um musical romance adolescente que se passa durante uma colônia de férias. Algumas comparações com “High School Musical” são inevitáveis – até o protagonista Kevin Quiin lembra Zac Afron. E tudo que acontece ao longo do enredo já foi visto centenas e centenas de vezes em outras tantas obras adolescentes do gênero.

Na trama, Will Hawkins (Kevin Quinn) é um adolescente rebelde que após desafiar a lei mais uma vez precisa fazer uma escolha: ou é enviado para um programa de detenção juvenil ou vai para um acampamento cristão. Ele escolhe a segunda opção. Lá, aos poucos ele se solta e vai conhecer uma garota chamada Avery (Bailee Madison), por quem se apaixonada perdidamente.

Sempre defendi a ideia de que não importa os clichês, mas tudo vai depender de como esses clichês serão desenvolvidos. No caso deste “A Semana da Minha Vida”, o resultado é uma obra desprovida de carisma e boas músicas. Os números musicais são insossos e burocráticos, e a produção em nenhum momento consegue oferecer visuais bacanas e criativos. “High School Musical” é um musical de colegial que, pode não ser uma maravilha do cinema, mas ao menos tem gingado e algumas músicas memoráveis (“We’re All In This Together”, por exemplo).

“A Semana da Minha Vida” é uma bobeira adolescente, uma obra com fundo gospel que pouco surte efeito tanto como diversão, e nem como evangelização. É um filme totalmente sem um diferencial que lhe faça ser, no mínimo, um clichê compensável.

O filme é dirigido por Roman White, enquanto Kali Bailey e Alan Powell assinam o seu roteiro. O time de produtores é formado por Steve Barnett, Vicky Patel, Bailee Madison, Roman White, Tameron Hedge, Alan Powell e Gabe Vasquez.

Trilha sonora traz composições escritas por mesmo produtor que trabalhou em High School Musical, Hannah Montana e Camp Rock

Era nostalgia que você queria, @? Porque é impossível assistir ao novo musical do gigante do streaming, A semana da minha vida, sem lembrar de uma infância que teve como trilha sonora os hinos de High School Musical e Camp Rock. Ambientado num acampamento cristão, o longa que estreou nesta sexta-feira (26), na Netflix, é resultado de uma surpreendente combinação que deu certo!

O que acontece no filme a semana da minha vida?
O que acontece no filme a semana da minha vida?
Foto: Richard Peterson/Netflix

Juventude e religião. Tão aí dois temas que, dificilmente, você vê retratados num musical. E, acredite, A semana da minha vida faz isso com maestria. Estrelado por Bailee Madison, no papel de Avery, e Kevin Quinn, como Will Hawkins, a trama acompanha um jovem que, após ficar órfão, perde o rumo e se torna um delinquente. Prestes a ser enviado a um reformatório, Will é convidado a passar uma semana em um acampamento

E é esse um dos conceitos mais bonitos trabalhados pelo filme: o de que nunca se sabe quando você estará a uma semana de um evento que irá te transformar. Aconteceu com o mundo a partir da chegada da pandemia, e também com o Will que, neste novo ambiente, tem a fé colocada à prova. E o mais legal disso tudo é que o próprio ator que deu vida ao personagem disse que trabalhar no filme o fez se reconectar ao divino.

Combinação entre amor, humor, muita música – daquelas que você decora rapidinho – e ensinamentos, A semana da minha vida aborda temas importantes como a insegurança, as diversas maneiras de lidar com o luto, e, principalmente, a busca pelo pertencimento e por um lugar no mundo. Leve, a produção não demora a envolver o espectador e o inserir numa ambientação que traz conforto e esperança em tempos difíceis

O que acontece no filme a semana da minha vida?
O que acontece no filme a semana da minha vida?
Foto: Reprodução/Instagram

Ah, e é claro que onde tem drama teen tem que ter romance, né? Pois bem! É no acampamento que Will conhece Avery: uma jovem que, além de amor, traz à tona outros sentimentos, como a própria busca pela conexão com um plano superior. Também merecem destaque os jogos proporcionados pelo acampamento. Divertidos, fazem o filme – que já é curtinho, cerca de 1h30 – fluir ainda mais.

O que acontece no filme a semana da minha vida?
O que acontece no filme a semana da minha vida?
Foto: Divulgação/Netflix

E já que a obra em questão é um musical, a Netflix fez questão de chamar os feras para compor o time de produtores. Para se ter uma ideia, três das canções da trilha sonora foram compostas por Adam Watts, que além de ter trabalhado como produtor musical nos três filmes de High School Musical, também esteve envolvido em Camp Rock, e nas quatro primeiras temporadas de Hannah Montana.

Garantia de nostalgia e faixas para dar replay mais tarde – a trilha do filme foi disponibilizada no Spotify -, A semana da minha vida é a certeza de que, independente do que você acredita, há situações e sentimentos que são comum a todos e que, uma vez que você encontra um ambiente em que se sente acolhido e seguro, lidar com as emoções e fazê-las florescer não só vai acontecer, como irá uni-lo ainda mais aos outros.

Abaixo, você confere o trailer de A semana da minha vida:

E aí? Ansiosos para o filme? Conta pra gente em nosso Twitter, Insta e Face o que acharam! 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação/Netflix

Carolina Freitas

Jornalista e escritora que sonhava em se tornar uma correspondente internacional quando descobriu que poderia viajar (por histórias e memórias), sem sair do lugar.

O que fala o filme a semana da minha vida?

Sinopse. Em A Semana da Minha Vida, acompanhamos a vida de Will Hawkins (Kevin Quinn), um adolescente rebelde. Depois de mais um confronto com os tribunais, ele tem duas opções: ir para a detenção juvenil ou participar de um acampamento cristão de verão. Ele escolhe a segunda opção.

O que acontece no filme O Sentido da vida?

Sinopse. Após um acidente de carro quase fatal, Ali, a garota mais popular da escola, perde a memória. Agora ela terá a oportunidade de descobrir quem realmente é em uma viagem inspiradora para dentro de si.

Vai ter a parte 2 do filme a semana da minha vida?

há um novo garoto mau no acampamento.” Então, apesar da Netflix não ter se pronunciado, vimos que os atores querem A Semana da Minha Vida 2 e já tem até uma história em mente. Porém, teremos que aguardar para ver até onde isso vai dar!

Onde foi gravado o filme A semana da minha vida?

As filmagens aconteceram em Nashville e Tennesse e foi realizada entre setembro e outubro de 2019.