O que é amigdalite aguda

A amigdalite é um processo inflamatório das amígdalas palatinas, localizadas na garganta. É mais frequente na idade pediátrica, contudo também pode surgir em adultos. Apresenta maior incidência no Outono e Inverno.

Os sintomas mais comuns da amigdalite aguda são dor de garganta, dificuldade em engolir, alteração da voz, mau hálito, mal-estar geral e febre.
A maioria dos casos de amigdalite é causada por um vírus. Os vírus mais comuns neste processo são o adenovirus, rhinovirus, vírus influenza, coronavirus e vírus sincicial respiratório. A amigdalite bacteriana está associada a sintomas mais severos e costuma ser provocada pela bactéria Streptococcus ß-hemolitico do grupo A. A infeção transmite-se através de contacto com secreções do nariz ou garganta, difundidas através de gotículas respiratórias.
O diagnóstico de amigdalite aguda é clínico e efetuado pela observação da garganta e constatação do processo inflamatório. Na maioria dos casos, não são necessários exames complementares de diagnóstico.

Contudo, a amigdalite pode evoluir desfavoravelmente e resultar em complicações. A infeção pode progredir para regiões mais profundas e originar um abcesso, provocando aumento da dor e dificuldade em abrir a boca. O abcesso peri-amigdalino pode comprometer a via aérea e necessita de drenagem urgente. Mais raramente, a amigdalite pode ainda estar associada a complicações cardíacas (miocardite ou patologia valvular), articulares (dor recorrente) ou neurológicas.

O tratamento da amigdalite aguda é variável conforme a sua etiologia. Na amigdalite vírica, o tratamento é direcionado para controlar a dor e a febre. No caso da amigdalite de origem bacteriana, a antibioterapia torna-se necessária. Uma boa hidratação e repouso são medidas importantes para uma recuperação mais rápida.
Em doentes com infeções recorrentes pode estar indicada a utilização de imunoestimulantes. Estes fármacos vão treinar o organismo de forma a melhorar a resposta do sistema imunitário aquando de uma nova exposição ao agente infecioso, aumentando assim a resistência a novas infeções. Quando esta terapêutica não surte o efeito desejado, a cirurgia deve ser equacionada. A amigdalectomia está indicada em casos de amigdalites recorrentes ou antecedentes de complicações como o desenvolvimento de abcessos.

O médico Otorrinolaringologista pode estabelecer o diagnóstico e excluir a presença de complicações. Poderá ainda identificar as causas subjacentes ao desenvolvimento destas infeções, bem como programar o plano terapêutico mais adequado à sua situação clínica.

O Trofa Saúde, nas suas diversas unidades, conta com uma equipa diferenciada de médicos Otorrinolaringologistas ao seu dispor para tirar as suas dúvidas e o poder ajudar.

O que é?

A amigdalite é uma inflamação geralmente aguda, mas que também pode ser crónica, das amígdalas palatinas por bactérias ou por vírus. Estas, tais como os adenoides, são tecidos linfoides que quando em bom estado ajudam a prevenir infeções.

A dor de garganta (cuja designação clínica é odinofagia) é um sintoma frequente. Pode significar um processo inflamatório da orofaringe, isto é, das amígdalas ou da faringe. No primeiro caso, estamos perante uma amigdalite. No segundo trata-se de uma faringite aguda.

Sintomas

A amigdalite manifesta-se por:

  • Dor de garganta
  • Febre (grau variável)
  • Dificuldade em engolir
  • Dor de ouvidos (reflexa)
  • Mal-estar geral

A hipertrofia das amígdalas palatinas e adenoides tem como sintomas mais comuns:

  • Respiração bucal
  • Roncopatia
  • Paragens respiratórias durante o sono (apneias de sono)
  • Dificuldades de deglutição
  • Voz nasalada

Causas

É uma inflamação geralmente aguda, mas que também pode ser crónica, das amígdalas, causada por bactérias (geralmente estreptococos) ou vírus.

Diagnóstico

Na observação da boca aparece uma vermelhidão na garganta com ou sem pontos brancos (pus). Os sintomas da amigdalite podem ser comuns a outras doenças graves e devem ser observados e tratados pelo médico.

Tratamento

O tratamento das amigdalites agudas depende de:

  • Idade, condições gerais de saúde e antecedentes
  • Extensão da infeção
  • Tipo de infeção
  • Tolerância do paciente para medicamentos e procedimentos médicos
  • Evolução da infeção

A terapêutica pode ser médica (com medicamentos) ou cirúrgica, dependente da causa, extensão, repetição ou severidade dos quadros. Os antibióticos podem ser úteis mas nem sempre necessários, se a causa for um vírus. Já as amigdalites crónicas são uma inflamação caracterizada por hipertrofia amigdalina com criptas marcadas, por vezes com pus, hiperemiadas e com cheiro fétido; a terapêutica médica geralmente é pouco eficaz e deve-se ponderar a intervenção cirúrgica.

A indicação cirúrgica surge igualmente quando se tem um número elevado de amigdalites, hipertrofia amigdalina que leve à síndrome de apneia obstrutiva do sono, suspeita de neoplasias ou história de complicação. Existem diferentes técnicas para amigdalectomia, sendo as mais frequentes a por dissecção fria, por eletrocauterização, por laser, por coblation e por radiofrequência.

Prevenção

Para reduzir o risco de desenvolver amigdalite, deve:

  • Lavar as mãos frequentemente, principalmente antes de tocar no nariz ou na boca
  • Evitar partilhar alimentos, bebidas ou utensílios com alguém que esteja doente
  • Substituir a escova de dentes regularmente

O que causa a amigdalite aguda?

As amigdalites são causadas principalmente por vírus e bactérias, mas podem ocorrer processos mistos e, às vezes, associações com fungos. Os vírus estão implicados com cerca de 50% a 70% das inflamações, especialmente os que causam também gripes e resfriados, como o adenovírus.

Quais os sintomas da amigdalite aguda?

Quais são os sintomas de amigdalite?.
Irritação na garganta;.
Sensação de rigidez no pescoço;.
Mau hálito;.
Dor de cabeça;.
Febre;.
Dificuldade para engolir;.
Aumento dos gânglios nas regiões do pescoço e da mandíbula;.
Voz rouca..

Quais são os riscos da amigdalite?

A amigdalite, se não tratada, pode trazer algumas complicações secundárias, como febre reumática ou "reumatismo no sangue" (patologia que lesa o coração de forma grave, podendo também acometer outros órgãos e que ocorre nos casos de amigdalite bacteriana não tratada ou parcialmente tratada), surdez, problemas nos rins ...

O que cura amigdalite aguda?

Normalmente, a amigdalite é tratada com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Nos casos em que é possível determinar que é uma bactéria que está causando a doença, podem ser receitados antibióticos.