O que é atividade física e qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Para melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças e manter um bom estado físico e mental, fazer exercício físico é fundamental. Da mesma forma, a atividade física contribui para a saúde. É ideal que ambas estejam presentes no dia a dia.

No entanto, boa parte das pessoas não sabe diferenciar uma da outra. Ficou curioso para entender mais sobre elas? Então, continue acompanhando a leitura conosco e conheça as diferenças entre atividade física e exercício físico!

Quais as diferenças entre atividade física e exercício físico?

Assim como a atividade física, o exercício físico promove benefícios para a saúde, como controle do peso, prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição da pressão arterial, redução do estresse, entre outros.

Realizá-las por alguns minutos por semana pode contribuir para evitar o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida. Ainda que as pessoas confundam as duas práticas, ambas devem ser realizadas para manter a saúde.

O que é atividade física?

A atividade física é um comportamento realizado de forma intencional, envolvendo os movimentos do corpo. Dessa maneira, movimentos que são involuntários, como respirar e batimentos cardíacos, não contam como atividade. 

Além disso, a prática envolve uma relação entre o ambiente e a sociedade. Ou seja, ela pode ser uma atividade de lazer, tarefas domésticas, ou ações do cotidiano, como ir ao trabalho ou à escola.

A atividade física está presente de forma ampla no cotidiano, e pode ser indicada por qualquer profissional de saúde para melhorar o corpo e a mente, contribuindo para evitar o sedentarismo.

O que é exercício físico?

Por sua vez, o exercício físico é definido como uma atividade que eleva o gasto energético. Entretanto, apresenta caráter planejado e estruturado, como distância, tempo e ritmo. Outra característica do exercício físico é que sua realização melhora a disposição. 

Dessa maneira, uma pessoa fisicamente ativa deve atender características como a realização de exercícios variáveis que considerem a frequência, duração, e intensidade de sua prática.

Algum é melhor que o outro?

Existem evidências científicas que indicam benefícios, na prática de atividade física e também do exercício físico. As atividades contribuem para a redução do risco de mortalidade e do desenvolvimento de doenças como o câncer, diabetes, diabetes gestacional, hipertensão e doenças do coração.

Já o exercício físico traz os benefícios das atividades, além de ser eficaz para manter o peso controlado, reduzir sintomas de depressão, melhorar a qualidade do sono, preservar a cognição, e ajudar no controle de doenças crônicas.

A prática de ambas ainda proporciona vantagens específicas para diferentes faixas etárias, como reduzir o índice de quedas em idosos ao contribuir com o fortalecimento muscular e desenvolvimento do equilíbrio, e melhorar o desempenho escolar de crianças e jovens.

Qual o seu impacto na saúde mental?

A realização de atividade e exercício físico também beneficia a saúde mental. A prática de algumas modalidades, como os esportes coletivos, contribui para a socialização, aprendizado e desenvolvimento de regiões do cérebro, ajudando a evitar sintomas de ansiedade e depressão.

Da mesma forma, as práticas são responsáveis por liberar endorfina, assim como hormônios como a serotonina. Ambos são neurotransmissores e ajudam a diminuir o estresse, depressão e ansiedade. Além disso, melhoram a memória, o raciocínio e auxiliam na estabilidade das emoções.

Manter um estilo de vida saudável consiste na realização de atividade e exercício físico algumas vezes por semana. Contudo, ainda que traga inúmeros benefícios, antes de iniciar essa prática é muito importante realizar acompanhamento médico, com exames de rotina. Para pessoas sedentárias, é indicado realizar uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios. 

Vai começar a praticar exercícios? Então, você precisa conhecer 8 exames para fazer antes de atividades físicas!

LEIA TAMBÉM

7 atividades para combater o estresse

Gestação semana a semana: confira como está o bebê no 2º trimestre

É bastante comum as pessoas confundirem estes termos. Contudo, e ao contrário do que normalmente se pensa, não são sinónimos. Saiba as diferenças.

A atividade física é entendida como todo o movimento produzido pelos músculos esqueléticos com gasto energético acima dos níveis de repouso. Ou seja, todo o movimento que realizamos no dia a dia, como: nadar, lavar o carro, passear o cão, varrer, brincar, entre outros.

Já o exercício físico é considerado como uma sequência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planeada e com um determinado objetivo a ser atingido.

Por exemplo: um passeio ao ar livre é considerado uma atividade física, enquanto uma caminhada orientada é um exercício físico, já que possui um determinado planeamento, como a intensidade, a duração e o objetivo, que pode ser a queima de gordura. Ambos trazem diversos benefícios para a saúde, como o controle do peso corporal, perda de gordura, diminuição da pressão arterial, redução do stress, além de prevenir doenças como as cardiovasculares e o diabetes desde que seja realizado regularmente.

Uma pessoa para ser considerada ativa e alcançar esses benefícios precisa no mínimo de 150 minutos de atividade física por semana, seja de forma contínua ou intercalada. O mais indicado é que seja realizado 30 minutos, 5 vezes por semana, ou 3 dias na semana com sessões de 50 minutos. Procure atingir intensidades moderadas para alcançar melhores benefícios.

Contudo, esse tempo semanal é insuficiente para provocar mudanças na aptidão física e na composição corporal, sendo necessário progredir para 200 a 300 minutos. Para esses objetivos são aconselhados programas de exercícios físicos formais (elaborados por profissionais), com incremento gradual da atividade física.

Um programa regular de exercício físico deve possuir pelo menos três componentes: aeróbico (caminhadas, corrida, ginástica), resistido (musculação) e flexibilidade (alongamentos), variando a ênfase em cada um de acordo com a condição clínica e os objetivos de cada indivíduo.

É essencial procurar atividades que lhe deem prazer, para evitar começar a atividade e parar após algum tempo, pois uma semana sem exercícios já é o suficiente para provocar mudanças negativas na composição corporal e na aptidão física. Se procura ajuda para conseguir adotar um estilo de vida saudável, não deixe de nos contactar através do nº258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima)  ou clique aqui

O que é a diferença entre exercício físico e atividade física?

Atividade física e exercício físico são diferentes? Atividade física é qualquer movimento corporal que promove um gasto energético maior do que se o corpo estivesse em repouso. Já o exercício físico é uma atividade física mais planejada e estruturada de acordo com um objetivo.

Qual é a diferença entre atividade física e exercício físico Brainly?

Resposta verificada por especialistas A diferença entre o termos da atividade física e um exercício físico é que na atividade física os movimentos que os indivíduos fazem não são necessariamente ordenados e isso gera um certo gasto energético, apenas.

Qual é a definição de atividade física?

É tudo aquilo feito no dia a dia com o corpo, ou seja, é qualquer movimento realizado. Limpar a casa, brincar com os filhos, ir à padaria, passear com o cachorro, subir e descer escadas são alguns exemplos.

O que é exercício físico e de exemplo?

Por exemplo, andar, dançar, subir e descer escadas, cuidar do jardim, entre outros. Exercício físico: nesse caso, estamos falando das atividades com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, como o futebol, natação e o judô, por exemplo.