O que é evaporação precipitação infiltração transpiração e condensação?

O ciclo da água é fundamental para garantir que a água circule pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo permite que a água seja disponibilizada para diversos processos e, posteriormente, possa ser reutilizada. Dentre os principais processos que ocorrem no ciclo da água, podemos destacar a evaporação da água devido à ação do Sol, a condensação do vapor de água e a formação das nuvens e precipitação.

Leia mais: Água: o que é, sua importância para o corpo humano e sua distribuição no planeta

Etapas do ciclo da água

A energia solar funciona como um grande motor para a ocorrência do ciclo da água. É essa energia que provoca a evaporação da água dos rios, lagos e oceanos. O Sol também promove a transpiração das plantas e dos animais. O vapor de água liberado nesses processos fica na atmosfera e sobe para camadas mais altas. Em grandes altitudes, a temperatura local é mais baixa, fazendo com que o vapor de água condense-se e forme as nuvens.

O que é evaporação precipitação infiltração transpiração e condensação?
Observe as principais etapas do ciclo da água.

Diferentemente do que muitos pensam, as nuvens nada mais são do pequenas gotículas de água. Com o tempo, a nuvem torna-se cada vez mais carregada, até que a água cai em forma de chuva (precipitação). Vale destacar também que a água pode ser liberada na forma de neve ou granizo.

A chuva, ao atingir a superfície terrestre, pode seguir diferentes caminhos. A água pode, por exemplo, acumular-se em rios, lagos e oceanos, e também se infiltra no solo, tornando-se parte dos lençóis subterrâneos.

A água presente na superfície terrestre pode também ser usada pelos seres vivos. Os animais, por exemplo, utilizam-na para sua hidratação. As plantas, por sua vez, fazem-no por meio da sua absorção pelas raízes que possuem.

A água utilizada por esses seres vivos retorna para o ambiente posteriormente. Além da transpiração, os animais podem devolvê-la ao ambiente pela urina, fezes, respiração e decomposição. As plantas também liberam a água por meio da transpiração, gutação (eliminação da água no estado líquido pela planta) e decomposição.

Importância do ciclo da água

O ciclo da água é importante, pois garante que a água circule constantemente pelo nosso planeta. Imagine, por exemplo, que os animais consumissem-na, mas que ela não retornasse ao meio. Com o tempo, essa importante substância não existiria mais no nosso planeta e, consequentemente, não haveria mais vida. Como sabemos, a água é fundamental para qualquer ser vivo, uma vez que ela faz parte da composição do seu corpo, ajuda no transporte de substâncias e participa de reações químicas importantes.

O que é evaporação precipitação infiltração transpiração e condensação?
O ciclo da água é importante para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta.

Não podemos esquecer-nos de que o ciclo da água é fundamental também para a economia. A produção de energia e a agricultura, por exemplo, são dois ramos da economia extremamente dependentes das chuvas.

Leia também: Consumo consciente de água – como podemos tê-lo?

Atividade sobre o ciclo da água

Agora que você já aprendeu um pouco mais a respeito do ciclo da água, observe o desenho apresentado a seguir e tente identificar as etapas que estão indicadas pelos números. A resposta correta para cada número será apresentada após o desenho. Você pode também imprimi-lo e colori-lo!

O que é evaporação precipitação infiltração transpiração e condensação?
Observe atentamente a figura e tente identificar os processos representados pelos números.

Conseguiu identificar todos os processos? Confira a resposta da atividade proposta:

1- Condensação

2- Precipitação

3- Transpiração

4- Infiltração

5- Evaporação

O que é evaporação precipitação infiltração transpiração e condensação?

Curiosidades

Você conhece o ciclo da água? Na ciência ele também é chamado de ciclo hidrológico e significa a troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas.

No ciclo da água é constituído dos seguintes processos:

Evaporação: o calor irradiado pelo sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos ocorrendo o fenômeno da Evaporação. Nesse momento, ocorre a transformação do estado líquido da água para o seu estado gasoso, à medida que se desloca da superfície da Terra para a atmosfera.

Condensação: quando atinge uma determina temperatura na atmosfera, o vapor da água esfria, se acumula e se condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens ou nevoeiros. Neste momento, ocorre o processo de Condensação, ou seja, a transformação do estado gasoso da água para seu estado líquido, sendo as nuvens, as gotículas de água líquida suspensas no ar.

Precipitação: com muita água condensada na atmosfera, se inicia o processo de Precipitação, isto é, as gotículas suspensas no ar se tornam pesadas e caem no solo na forma de chuva. Se o local onde a chuva cair for muito fria, água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido, formando a neve ou o granizo. Por isso que no inverno de determinadas regiões do mundo, ao invés de chover, se tem neve.

Ainda existem mais dois processos do ciclo da água: a infiltração e a transpiração. Quando o vapor de água condensado cai sobre a superfície terrestre, ocorre a Infiltração de uma parte dessa água que vai alimentar os lençóis subterrâneos. A parir daí, parte da água que se infiltrou no solo pode ser absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la a devolvem à atmosfera por meio do processo de Transpiração.

Tem um vídeo ilustrativo que mostra o ciclo da água e pode ajudar você ainda mais nos seus estudos:

O que é evaporação precipitação infiltração transpiração e condensação?

O que é evaporação condensação precipitação infiltração?

O ciclo da água ocorre em cinco etapas, a saber: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração. A evaporação se dá quando o calor do sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos. Nesse momento há a transformação do estado líquido da água para o seu estado gasoso.

O que é transpiração e infiltração?

Quando o vapor de água condensado cai sobre a superfície terrestre, ocorre a Infiltração de uma parte dessa água que vai alimentar os lençóis subterrâneos. Parte da água que se infiltrou no solo pode ser absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la a devolvem à atmosfera por meio do processo de Transpiração.

O que é evaporação transpiração e condensação?

evapotranspiração (perda de água pelo solo e pelas plantas); sublimação (passagem do gelo e da neve para o estado de vapor sem antes passarem pelo estado líquido); água na atmosfera; condensação (passagem da água do estado de vapor para o líquido);

O que é precipitação e evaporação?

Primeiro, a água em estado líquido, presente nos oceanos e nos rios, evapora. Essa água em estado gasoso volta a se tornar líquida, formando nuvens de chuva. Com as chuvas, a água retorna ao ciclo, seja caindo sobre lagos, rios e oceanos, seja caindo sobre os continentes.