Qual é o componente Trofico importante responsável pela reciclagem dos elementos químicos que não consta nas figuras?

Ao analisarmos a estrutura de um ecossistema, percebemos sempre a existência de seres produtores, consumidores e decompositores. Esses últimos, que são representados por fungos e bactérias, são responsáveis por degradar os restos de seres vivos.

Os decompositores são seres heterotróficos que atuam principalmente na ciclagem de nutrientes. Ao realizar o processo de decomposição, fungos e bactérias liberam para o ambiente importantes elementos químicos que estavam presentes nos restos dos seres vivos. Sendo assim, podemos concluir que os decompositores são essenciais para os ciclos biogeoquímicos, tais como o do carbono e do nitrogênio, uma vez que fazem com que esses elementos retornem para o meio abiótico.

O processo de decomposição necessita de três fatores básicos: umidade, calor e oxigênio. A umidade garante a proliferação dos micro-organismos e permite que alguns esporos germinem. Já o calor acelera esse processo, pois aumenta consideravelmente o número de micro-organismos em pouco tempo. Por fim, temos o oxigênio, que é necessário para a realização da respiração celular.

Quando algum dos componentes citados acima não está disponível, o processo de decomposição torna-se lento e pode até mesmo não ocorrer. A formação dos fósseis é um exemplo claro de como esses fatores atuam na decomposição. A conservação em gelo, por exemplo, faz com que micro-organismos não se desenvolvam e, consequentemente, restos de seres vivos fiquem preservados por milhares de anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diariamente nós evitamos que os nossos alimentos sofram decomposição, quando, por exemplo, guardamos alimentos em geladeira ou embalamos produtos a vácuo. Ao fazer isso, impedimos o desenvolvimento de decompositores e acabamos protegendo nossa comida, evitando, assim, desperdícios e prejuízos.

Apesar dos danos, principalmente econômicos, que os decompositores causam ao homem, eles são essenciais para a manutenção da vida no nosso planeta, uma vez que participam da ciclagem de nutrientes que são necessários para a próxima geração. Sem o processo, os nutrientes ficariam presos nos restos dos organismos e não seria possível que novos seres o utilizassem, levando-os à morte.

Sem os decompositores seria também impossível andar normalmente sobre o planeta, pois uma grande quantidade de cadáveres estaria espalhada por todo o território. Não seriam apenas restos de animais, também estariam presentes restos de plantas e outros seres, uma vez que os decompositores atuam em todos os níveis tróficos.

Sendo assim, apesar dos transtornos, fungos e bactérias têm um papel essencial na nossa vida e na sobrevivência de outros seres vivos.

Os ciclos biogeoquímicos são processos que ocorrem na natureza para garantir a reciclagem de elementos químicos no meio. São esses ciclos que possibilitam que os elementos interajam com o meio ambiente e com os seres vivos, ou seja, garantem que o elemento flua pela atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.

Os principais ciclos biogeoquímicos encontrados na natureza são o ciclo da água, do carbono, do oxigênio e do nitrogênio.

Tópicos deste artigo

  • 1 - → Fatores necessários para que ocorra um ciclo biogeoquímico
  • 2 - → Classificação dos ciclos biogeoquímicos
  • 3 - Mapa Mental: Ciclos Biogeoquímicos
  • 4 - → Importância dos ciclos biogeoquímicos
  • 5 - → Fatores que influenciam a velocidade de um ciclo biogeoquímico

→ Fatores necessários para que ocorra um ciclo biogeoquímico

Para que um ciclo biogeoquímico aconteça, alguns fatores são essenciais. São eles:

  • reservatório do elemento químico (atmosfera, hidrosfera ou crosta terrestre);
     
  •  existência de seres vivos;
     
  •  movimentação do elemento químico pelo meio ambiente e pelos seres vivos de um ecossistema.

→ Classificação dos ciclos biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos podem ser classificados em dois grupos principais: gasosos e sedimentares. O ciclo gasoso é aquele que possui como reservatório principal do elemento a atmosfera. Além disso, os elementos entram e saem da biosfera em sua forma gasosa. Já no ciclo sedimentar, o principal reservatório é a crosta terrestre.

Mapa Mental: Ciclos Biogeoquímicos

Qual é o componente Trofico importante responsável pela reciclagem dos elementos químicos que não consta nas figuras?

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

→ Importância dos ciclos biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos, por promoverem uma ciclagem dos elementos, garantem que eles sejam utilizados e, posteriormente, estejam novamente disponíveis. Esse é um fator extremamente importante, pois, alguns elementos são essenciais para os seres vivos, e seu uso constante, sem reposição, poderia ocasionar a extinção de espécies.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual é o componente Trofico importante responsável pela reciclagem dos elementos químicos que não consta nas figuras?

O ciclo do nitrogênio permite que esse elemento seja constantemente reaproveitado

A circulação dos elementos é fundamental para garantir que um ecossistema funcione adequadamente. Se, por exemplo, a quantidade de oxigênio disponível em um ambiente aquático diminuir, todos os seres vivos daquele ecossistema serão afetados. Avaliar o ciclo biogeoquímico, nesse caso, poderia ser importante para prever um impacto ambiental.

→ Fatores que influenciam a velocidade de um ciclo biogeoquímico

A velocidade em que um elemento circula no meio abiótico e biótico depende de vários fatores. A natureza do elemento que participa do ciclo, por exemplo, pode determinar se a ciclagem ocorrerá de maneira lenta ou rápida. Normalmente um ciclo gasoso é mais rápido que um ciclo sedimentar.

Outro ponto importante para a velocidade da ciclagem dos nutrientes é a taxa de crescimento dos seres vivos e sua decomposição. A taxa de crescimento de uma espécie afeta diretamente a cadeia alimentar e, consequentemente, o fluxo de um elemento nessa cadeia. Já a decomposição, se ocorre lentamente, afeta a liberação dos nutrientes para o meio.

O homem também exerce um importante papel nos ciclos biogeoquímicos. Por meio de certas atividades, como a agropecuária, o homem consegue alterar a dinâmica natural de um ecossistema, modificando as vias seguidas por determinado elemento no ciclo. Além disso, a poluição, extração de minerais e a produção de energia podem afetar a ciclagem dos elementos.


Por Ma. Vanessa dos Santos