O que é necessário para manter o bom relacionamento no ambiente de trabalho?

Você também acredita que ter um bom relacionamento no trabalho pode ser benéfico para a sua carreira? Veja agora o que aponta a pesquisa Catho e também dicas para estreitar os seus contatos profissionais.

O bom relacionamento no trabalho é importante

Para ter um desempenho adequado e atingir bons resultados em seu trabalho, você precisa estar motivados e feliz com o que realiza.

De acordo uma pesquisa levantada pela Catho, os profissionais apontaram o bom relacionamento com as pessoas do trabalho, como o principal fator de motivação, seguidos por reconhecimento e fazer o que gosta.

É importante destacar que outros pontos, como remuneração e benefícios, também são importantes. No entanto, no dia a dia, estes não influenciam diretamente na harmonia e bem estar do ambiente corporativo.

De acordo com a gerente de Recursos Humanos, Sheila Saubermann, trabalhar em um local agradável é fundamental. “Em primeiro lugar, a empresa precisa acreditar que um bom ambiente de trabalho é importante e a partir daí começar a se preocupar com diversas questões, como flexibilidade, respeito às pessoas e investimento nos funcionários”, afirma.

Trabalhar com pessoas que tornam a rotina das empresas mais agradável é sempre positivo. Como grande parte dos profissionais passam de 8 a 10 horas dentro das organizações, nada mais adequado do que prezar o bom relacionamento, seja entre os colaboradores, ou até mesmo entre profissional e gestor, tornando este período mais tranquilo.

Para Paula Alexandrisky, coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, o bom clima organizacional depende diretamente do relacionamento interpessoal.

“O que vemos muitas vezes em organizações são pessoas desmotivadas não por conta do trabalho, mas pelo ambiente em que se encontram, reduzindo a sua produtividade”, explica Paula.

Bom relacionamento x estresse

Ainda de acordo com a pesquisa, quando se trata dos níveis hierárquicos, os profissionais mais motivados com a carreira e satisfeitos com o trabalho são diretores e gerentes, mesmo alegando sofrerem estresse.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Com exceção dos estagiários, que aparecem como os menos estressados entre todos os níveis, a ansiedade e o estresse parece ter um impacto negativo maior no grau de satisfação de níveis mais baixos, como analistas, assistentes e auxiliares, uma vez que estes aparecem como estressados e menos satisfeitos ao mesmo tempo.

Para Cíntia Bortotto, consultora de RH, existem pessoas que se sentem estimuladas ao trabalhar sob pressão, mas o estresse constante pode acarretar em doenças, por isso é importante que você  se atentem a isso.

“Há pessoas que se motivam, que se entregam mais quando pressionados. No entanto, há de se tomar certo cuidado, pois muita pressão e, consequentemente, muito estresse podem acarretar problemas de saúde, que em certo momento trará uma reflexão: ‘Até que ponto vale a pena?’”, ressalta Cíntia.

Sheila, acredita que alguns picos de estresse são comuns, no entanto, muitos não conseguem conviver com ele por muito tempo. “Existem profissionais que gostam de trabalhar sobre pressão e podem ficar assim a vida inteira, mas isso não é a regra. Um ambiente tranquilo e saudável é sempre a melhor opção”, finaliza.

Dicas para você ter bons relacionamentos profissionais

Se você está buscando maneiras assertivas para entrelaçar convivivos na sua empresa e construir um bom relacionamento no trabalho, anote as nossas dicas:

  1. Deixe os julgamentos de lado;
  2. Não acredite que ninguém é melhor ou pior que você;
  3. Escute o que todos falam;
  4. Vá além do seu time;
  5. Busque sair com os seus colegas de trabalho, criando um network dentro e fora dela;
  6. Não se envolva em fofocas;
  7. Tome cuidado com a liberdade dada e recebida;
  8. Nunca se esqueça do seu lugar na empresa.

| Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho

Agora que já sabe como ter um bom relacionamento na empresa e o que revela a nossa pesquisa, aproveite para compartilhar o link desse texto lá nas suas redes sociais.

O que é necessário para manter o bom relacionamento no ambiente de trabalho?

O que é necessário para manter o bom relacionamento no ambiente de trabalho?

O relacionamento interpessoal no trabalho é a interação e o vínculo entre 2 ou mais pessoas em contextos organizacionais.

Investir no bom relacionamento entre os colaboradores impacta na produtividade e ajuda a melhorar os resultados da empresa

Pensar sobre relacionamento interpessoal no trabalho é um dos aspectos mais importantes dentro de uma organização. Afinal, quando se tem cooperação e harmonia no trabalho em grupo, as atividades diárias fluem e fica mais fácil atingir metas e objetivos.

Não é à toa que priorizar um ambiente agradável e com relações saudáveis, pode melhorar a produtividade da equipe e impactar positivamente no clima organizacional. Mas, para que isso aconteça, é necessário implementar algumas ações de acompanhamento e melhorias.

Por exemplo: Identificar como andam os relacionamentos na empresa, estimular a boa comunicação dentro do time e incentivar a confiança e a cooperação entre os colaboradores devem fazer parte da rotina de líderes e RHs.

Quer entender mais sobre o assunto e seu impacto na organização? Confira o conteúdo a seguir!

O que é necessário para manter o bom relacionamento no ambiente de trabalho?

O que é relacionamento interpessoal no trabalho?

Podemos descrever relacionamentos interpessoais como a interação e o vínculo entre 2 ou mais pessoas em diversos contextos. Quando falamos nessa prática no ambiente de trabalho, estamos falando de relações em um cenário que requer apoio e colaboração.

Os seres humanos são criaturas naturalmente sociais, que anseiam por amizade e interações positivas. Proporcionar boas experiências pode diminuir dificuldades e potencializar capacidades.

Contudo, é importante entender que se envolver com pessoas e desenvolver com elas relações positivas, nasce primeiro de um relacionamento consigo mesmo. Além disso, a relação com sentimentos e emoções também reflete na interação com os outros.

Se conhecer capacita o indivíduo para reagir às ações das outras pessoas em situações diárias. É importante saber gerenciar questões pessoais, como autoestima, autocontrole e a automotivação, pois esses fatores ajudam na boa convivência no meio social.

7 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

Para que a relação entre os colaboradores seja cada vez melhor, é necessário colocar em ação alguns comportamentos. Confira:

Confiança

Este é o fundamento de todo bom relacionamento interpessoal. Quando confia em sua equipe e colegas, o colaborador forma um vínculo poderoso que o ajuda a trabalhar e se comunicar de forma mais eficaz.

Se você confia nas pessoas que trabalham com você, pode ser aberto e honesto em seus pensamentos e ações, além de não precisar perder tempo e energia “olhando à sua volta”. Por isso, investir nessas relações é tão importante.

Pratique a escuta ativa

Escuta ativa é ouvir a informação que está sendo transmitida de forma atenciosa e com interesse de compreendê-la em sua totalidade. É ouvir lançando olhar direto à pessoa com quem se conversa para que a mensagem seja bem captada.

Líderes devem ter em mente que uma comunicação respeitosa e clara fortalece a relação entre os interlocutores. Por isso, é tão importante ouvir o colaborador.

Compreenda as críticas e orientações

A boa compreensão faz parte de um relacionamento respeitoso, sobretudo, quando estão presentes no diálogo alguns apontamentos de criticidade seguidos de orientações. O feedback pode ajudar o colaborador a considerar questões.

Ter bom senso e entender a mensagem com seriedade e sem questionamentos desagradáveis são comportamentos que refletem uma relação positiva entre líderes, liderados e também entre colaboradores.

Respeito mútuo

Quando há respeito e valorização de opiniões e de ideias, podem se desenvolver soluções baseadas na visão coletiva, sabedoria e criatividade do time. É essencial que ele seja inserido na dinâmica do grupo como um pilar básico.

Comunicação aberta

Nos comunicamos durante todo o dia, seja quando estamos enviando e-mails, mensagens instantâneas, ou face-a-face em uma reunião. Quanto melhor e mais eficaz for a comunicação, mais rico os relacionamentos no trabalho serão.

Todas as boas relações dependem de uma comunicação aberta e honesta. Estabeleça uma comunicação aberta com o seu time para que as pessoas se sintam à vontade para expor suas opiniões, ajudar e pedir ajuda.

Concentre-se na inteligência emocional

Esta é a capacidade de reconhecer suas próprias emoções e entender claramente o que está sendo dito. A alta inteligência emocional também ajuda a entender as emoções e necessidades dos colegas.

Compreender e se preocupar com os outros é importante para toda e qualquer relação social. E se colocar no lugar do outro garante empatia e compreensão.

Reconheça seus colaboradores e colegas de trabalho

É importante entender a importância do reconhecimento na gestão para engajar e motivar colaboradores. Quando as pessoas sabem seu valor, elas se sentem mais confiantes. Por isso, mostre sempre o seu reconhecimento.

Todos querem sentir que o seu trabalho é reconhecido e essa atitude pode melhorar a autoestima e confiança do seu time.

Bons relacionamentos no trabalho garantem benefícios

Ter um bom relacionamento interpessoal no trabalho traz vários benefícios: o ambiente se torna mais agradável, as pessoas ficam mais propensas a aceitarem mudanças, além de criar uma atmosfera de inovação e criatividade.

O bom relacionamento interpessoal também proporciona uma melhor gestão do tempo: em vez de se preocupar em superar problemas associados a relações negativas, o colaborador pode se concentrar em oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal.

Muito tem se falado, nos últimos anos, sobre a admissão de candidatos com habilidades para o trabalho em equipe. Recrutadores de RH já veem essa característica como uma das essenciais para um profissional competente.

Por isso, os processos de recrutamento e seleção têm se voltado mais para as competências comportamentais, do que para os conhecimentos técnicos.

Relacionamentos interpessoais no trabalho impactam no engajamento

A construção e, sobretudo, a manutenção do bom relacionamento interpessoal no trabalho contribui para o engajamento dos colaboradores. Por essa razão, a organização deve investir em ações voltadas ao relacionamento interpessoal na empresa. Mas, como fazer isso?

Realizar pesquisa de clima organizacional é uma ótima forma de conhecer os pontos fortes do time e identificar os que precisam de melhorias no que diz respeito às relações. Ou seja, ouvir o colaborador é eficaz para saber onde as ações e feedbacks precisam ser ajustados.

Além disso, existem alguns métodos que podem ser aplicados para ajudar a melhorar os relacionamentos interpessoais organizacionais:

  • Incentive o trabalho em equipe;
  • Invista no desenvolvimento dos grupos;
  • Fique atento às competições;
  • Lide com as situações de conflito;
  • Melhore a comunicação interna;
  • Estimule a escuta e incorpore a cultura de feedback no seu time.

Desafios do relacionamento interpessoal no trabalho

Estabelecer um bom relacionamento entre os colaboradores não é uma tarefa simples. Afinal, estamos lidando com pessoas e cada uma delas apresenta opiniões, atitudes, conhecimentos e comportamentos diferentes e diversificados.

Nesse caso, é natural que surjam conflitos de diversos tipos e desafios que devem ser superados com a ajuda de líderes e RHs. Os maiores deles são a dificuldade de comunicação, a falta de afinidade, de práticas éticas e de inteligência emocional, entre outras coisas.

Ah, claro! Em todo grupo podem existir conflitos, mas é importante que a liderança saiba como reagir e lidar com eles. Fingir que eles não existem, pode aumentar ainda mais as divergências e dificultar a resolução do problema.

Impactos das relações interpessoais na empresa

Os colaboradores passam a maior parte do dia no convívio dos seus amigos de trabalho, por isso, é importante que a relação entre eles seja praticada de forma efetiva. Um bom relacionamento proporciona inúmeros benefícios:

Potencializa a colaboração entre os colaboradores

As atividades diárias nas organizações, em diversos casos, são realizadas por meio de processos. Ou seja, uma área depende da outra para que a conclusão daquele trabalho se realize. Quer um exemplo?

Para que uma venda seja realizada, o cliente participa de um processo que passa pelo vendedor, pela caixa e pela embalagem. A boa relação entre esses colaboradores oferece um processo mais célere e correto.

Dessa forma, tornar a empresa um bom lugar para se trabalhar, investindo nas relações dentro do grupo, garante não só o bem-estar de seus colaboradores, como também o sucesso do trabalho em equipe.

Preserva a saúde dos colaboradores

O trabalho diário em uma empresa requer muitas responsabilidades, como: o cumprimento de prazos, entrega de bons resultados, elevação da produtividade e potencialização da satisfação dos clientes. Tudo isso gera uma certa carga de cobranças e estresse.

Uma relação bem estruturada entre os funcionários torna os afazeres de rotina mais suaves e prazerosos devido à colaboração coletiva. Com a socialização das tarefas, o trabalho é cumprido em menos tempo e o colaborador se sente menos pressionado e estressado.

O que, consequentemente, impacta na qualidade de vida e no bem-estar no trabalho.

Pronto para mudar as relações no seu ambiente de trabalho?

Agora você já sabe a importância de intervir no relacionamento interpessoal no trabalho para que os colaboradores tenham a melhor experiência em seus relacionamentos. E contar com uma ferramenta inovadora de gestão de pessoas pode ser a peça chave nesse processo.

A Pulses é uma plataforma de gestão contínua de pessoas que atua no clima organizacional, engajamento e performance. Com uma metodologia de continuous sensing baseada em dados, oferecemos os melhores resultados para melhorar as relações nas instituições.

Então, aproveite e entre em contato com a nossa equipe especializada para conhecer melhor os nossos serviços!

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!

O que é necessário em geral para manter o bom relacionamento no ambiente de trabalho?

8 dicas para um bom relacionamento no trabalho.
Cumprimente todos os colegas. ... .
Evite fazer parte de “panelinhas” ... .
Seja organizado. ... .
Seja prestativo. ... .
Saiba escutar. ... .
Seja pontual. ... .
Evite falar sobre problemas pessoais. ... .
Jamais crie apelidos para os colegas..

O que é ter um bom relacionamento no trabalho?

Isso significa que devemos dar nosso melhor e manter uma boa relação com os colegas, independente de opiniões, gostos e se concordamos ou não com o estilo de vida que cada um leva. Enquanto que entre amigos e familiares essas diferenças podem ser levadas em consideração, no trabalho isso deve ser deixado de lado.

O que é necessário para ter um bom relacionamento?

Separamos cinco dicas de relacionamento para os casais que querem manter uma boa relação:.
1 – Busque autoconhecimento. ... .
2 – Saiba controlar o ciúme. ... .
3 – Aprenda que nem tudo tem que ser do seu jeito. ... .
4 – Entenda o quanto a rotina influencia o seu relacionamento. ... .
5 – Respeite a individualidade de cada um..

Como ter um bom relacionamento com a equipe?

5 dicas para manter um bom relacionamento com os seus funcionários.
Peça feedbacks. É essencial saber o que os seus funcionários pensam de você e sobre a sua empresa como um todo. ... .
Valorize anseios e objetivos. ... .
Respeite sempre. ... .
Faça elogios. ... .
Invista na saúde dos funcionários..