O que fazer com uma pessoa desacordada?

O desmaio (ou síncope) é a perda temporária e repentina da consciência, em decorrência da diminuição do oxigênio no cérebro. O tempo de duração de um desmaio varia entre 1 e 5 minutos. Existem casos com duração de até 30 minutos. Estima-se que até 30% da população sofra ao menos um desmaio durante a vida.

Normalmente, os primeiros sinais sentidos pela vítima são a diminuição da audição e alterações sensitivas nos olhos, além de surgimento de manchas no campo de visão. Tanto os membros superiores quanto os inferiores podem ficar levemente amortecidos. Tonturas, formigamento dos pés e fraqueza muscular também podem surgir.

Isso significa que, provavelmente, o cérebro não está recebendo oxigênio suficiente e a pessoa vai desmaiar.

Os sinais mais comuns da síncope incluem:

  • fraqueza muscular generalizada;
  • incapacidade de se manter em pé;
  • palidez;
  • pulsação fraca;
  • transpiração excessiva;
  • confusão;
  • perda da consciência.

Causas

Dentre os principais fatos causadores do problema, podemos destacar:

  • má alimentação (baixo nível de açúcar no sangue e falta de comida no organismo);
  • estado emocional (nervosismo, situação de pânico);
  • fatores relacionados às atividades diárias (cansaço, excesso de tempo em pé, ambientes sem ventilação);
  • dor intensa;
  • acidentes que causem algum tipo de traumatismo craniano;
  • distúrbios cardíacos.

Como agir diante de uma pessoa desmaiando?

Apesar do susto natural ao vermos uma pessoa desmaiando, é preciso manter a calma para ajudar da melhor forma possível. Como a maioria das pessoas não possui conhecimento médico, em muitos casos, elas realizam procedimentos inadequados e que podem inclusive piorar a situação.

Cuidados básicos e fáceis devem ser adotados e, ao contrário do que muitos pensam, não devemos jogar água no rosto da pessoa desmaiada, nem fazê-la cheirar álcool. Veja alguns cuidados realmente cabíveis nesse tipo de situação:

  • Sempre posicione a vítima do desmaio com a barriga voltada para cima e as pernas elevadas.
  • Mantenha a cabeça da vítima voltada para o lado, pois existe chance de sufocamento com secreções e outros fluidos.
  • Deixe as roupas da vítima mais afrouxadas e tente aumentar a ventilação no local.
  • Quando a vítima recobrar a consciência, procure mantê-la parada e sentada por alguns minutos, até que se recupere totalmente.
  • Sempre leve a vítima ao médico, para uma avaliação apropriada.

Por fim, o médico realizará a verificação dos batimentos cardíacos da vítima e de suas funções cognitivas e respiratórias. Além disso, ele deve medir a pressão arterial da pessoa e, caso julgue necessário, poderá solicitar a realização de exames complementares, como: ecocardiograma, radiografia do peito, eletroencefalograma, exames de sangue e eletrocardiograma.

A única coisa a se fazer, depois que a vítima recuperar a consciência, e estiver plenamente recuperada, é dar-lhe água. Em nenhuma hipótese deve ser oferecido qualquer tipo de bebida que contenha álcool, nesta situação.

Quer saber mais? Estou sempre disponível para responder quaisquer dúvidas que vocês possam ter e ficarei muito feliz em interagir com todos sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como

Uma imagem chamou a atenção de muita gente na TV nesta semana: a jogadora de vôlei Jaqueline estava dando uma entrevista ao vivo para o SporTV quando, do nada, desmaiou. Numa situação dessas, muita gente não sabe o que fazer. Devemos dar sal ou açúcar?

  • Entenda as causas dos desmaios

O desmaio é uma defesa do organismo, que, assim como um gerador sobrecarregado, desliga-se repentinamente. É uma reação imediata do nosso corpo quando falta oxigênio no cérebro. No caso da Jaqueline, o desmaio foi causado pelo calor. Ocorre então uma queda da pressão, pois a temperatura corporal interna está muito alta e o corpo precisa perder calor rápido.

Todas as pessoas em situação de extremo estresse físico ou emocional podem desmaiar. Na maioria das vezes, eles não indicam doenças graves. Entretanto, pode indicar um problema de saúde sério.

É importante descobrir a causa do desmaio. Existem várias causas, desde simples até grave. Baixa de glicose no sangue, problemas psicológicos, psiquiátricos, arritmias cardíacas. Sempre que a pessoa tem um desmaio, ela deve procurar um médico.

1 de 1 — Foto: Arte/TV Globo

— Foto: Arte/TV Globo

O que fazer?

Antes do desmaio, a pessoa pode começar a sentir sudorese, palidez, calor, náusea, visão turva e palpitações. Com estes sintomas, é preciso se deitar imediatamente, porque o desmaio é rápido e na queda a pessoa pode se machucar. "É preciso segurar, amparar a pessoa que está desmaiando", explica a pediatra e consultora do Bem Estar Ana Escobar.

Para melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro, é preciso levantar as duas pernas para cima. Naturalmente o fluxo de sangue irá voltar ao normal e a pessoa irá acordar. As pessoas podem se sentir confusas ao acordar, mas costumam se lembrar do ocorrido.

Após o desmaio

Depois que a pessoa voltar do desmaio, deixe-a calma e faça algumas perguntas a respeito da alimentação.

O que fazer quando uma pessoa fica desacordada?

Quais são os primeiros socorros para desmaio?.
Deite a pessoa no chão, de barriga para cima, e eleve as pernas dela em relação ao corpo e a cabeça;.
Coloque a cabeça da vítima de lado, para assim, facilitar a respiração e evitar asfixia devido ao risco de vômito;.

Quanto tempo uma pessoa fica desacordada?

O desmaio (ou síncope) é a perda temporária e repentina da consciência, em decorrência da diminuição do oxigênio no cérebro. O tempo de duração de um desmaio varia entre 1 e 5 minutos. Existem casos com duração de até 30 minutos.

Como ajudar alguém que desmaiou?

Quando alguém desmaia.
Deite-a de costas;.
Levante-lhe as pernas uns 30-40 cm do chão e mantenha-as assim;.
Abane-a e chame-a;.
Alargue ou desaperte roupa justa, especialmente junto do pescoço e na cintura, por exemplo colarinhos com botões, golas altas, casacos fechados, cintos e botões de calças, entre outros;.

O que fazer quando alguém desmaia por pressão baixa?

Lateralizar a cabeça para facilitar a respiração. Afrouxar as roupas. Manter o ambiente arejado. Após recobrar a consciência, deve permanecer pelo menos 10 minutos sentada, antes de ficar em pé, pois isso pode favorecer um novo desmaio.