O que foi e quais as principais características da planificação econômica?

Economia

Economia planificada: como funciona esse modelo econômico?

Economia planificada: como funciona esse modelo econômico?

A economia planificada, defendida por certas correntes ideológicas e igualmente detestada por outras, sempre foi motivo de controvérsias.

A economia planificada, como o nome sugere, está baseada no planejamento e costuma estar diretamente ligada a um plano de governo bem específico em seus objetivos. Essa lógica, porém, apresenta problemas de sustentabilidade no longo prazo e é incompatível com o mercado financeiro.

Economia Planificada consiste em um sistema econômico cujas atividades produtivas estão sob controle do Estado, que define o planejamento e os objetivos da economia nacional. É um dos modelos propostos pelo Socialismo, sendo conhecida também como Economia Centralmente Planejada ou Economia Centralizada.

Por isso, também é conhecida como economia centralizada. Não é um modelo novo, tendo sido o vigente em vários regimes ao redor do mundo, principalmente durante meados do século XX, sem grande êxito.

Neste modelo, os meios de produção possuem influência direta da organização do Estado, com presença limitada ou inexistente da iniciativa privada.

Com isso, fatores como preços, produção e os empregos  não seguem a mesma lógica de uma economia capitalista ou de livre mercado. Nesta, esses aspectos são regulados pela lei da oferta e da procura, podendo até mesmo haver uma autorregulamentação do mercado.

Uma característica importante das economias planificadas é a atuação do setor produtivo definida por meio de planos periódicos. Um exemplo desse sistema é o planejamento quinquenal que existia, por exemplo, na extinta União Soviética.

Planejamento de economia

Este planejamento é feito por um órgão específico. Assim, cabe a ele determinar tanto os objetivos quanto as metas do período. Alguns aspectos precisam ser considerados na elaboração deste planejamento:

  • Disponibilidade de recursos;
  • Capacidade produtiva;
  • Poder de compra da sociedade.

A ideia é que na economia planificada não haja nem excesso nem falta de produtividade. Para isso, são identificadas as principais necessidades da sociedade para que haja produção.

Nela, não existe mercado de capitais, uma vez que todas as companhias são de um único proprietário: o Estado. Também não existe o mercado de trabalho como ele é conhecido. É calculado um número de empregos para atender ao número de trabalhadores.

Quer saber como a economia influencia nos investimentos? Baixe o e-book da Suno que trata de economia para investidores.

Mas nem sempre esta conta fecha. Nestes casos, o governo fica responsável por pagar uma espécie de “bolsa salário” para quem não está atuante no momento.

A grande questão é que, ao não seguir a lei da oferta e da procura, práticas básicas do sistema produtivo ficam de lado. A economia planificada faz com que todos os produtos e serviços sejam vendidos pelos mesmos valores, independente do aumento ou da redução do volume de vendas, o que não é sustentável no longo prazo.

Economia planificada atualmente

A economia planificada perdeu espaço para o liberalismo ou vertentes desta corrente ideológica nas últimas décadas. Especialmente após o final da União Soviética. As principais críticas giraram ao redor do fato de a burocracia que um sistema desses gera favorecer a corrupção.

Atualmente, ela é lembrada por ter sido um modelo adotado em regimes comunistas, e foi utilizada por muitos países. Porém, fracassou em todas as tentativas.

Por isso, hoje em dia, nem mesmo os regimes totalitaristas utilizam esse modelo econômico em sua forma estrita, tendo muitos deles adotado um sistema misto.

Foi possível entender o que é economia planificada por meio da leitura desse artigo? Escreva suas dúvidas nos comentários a seguir.

541 palavras 3 páginas

Economia Planificada
Economia planificada, também chamada de "economia centralizada" ou "economia centralmente planejada", é um sistema econômico no qual a produção é previa e racionalmente planejada por especialistas, na qual os meios de produção são propriedade do Estado e a atividade econômica é controlada por uma autoridade central que estabelece metas de produção e distribui as matérias primas para as unidades de produção. Nesse sistema a escolha da proporção entre quanto do PIB deve ser investido, e quanto deve ser consumido, torna-se uma decisão política centralizada.
Em uma economia planificada não há desordem na produção. O Planejamento é feito de forma que, teoricamente, não haja escassez ou abundância de determinado produto, portanto os preços raramente são modificados. Sua forma mais conhecida é o tipo de economia que foi adotada, durante cerca de 70 anos, pelo regime comunista-bolchevista da União Soviética, e por seus países satélites, bem como pelaChina no período do Grande Salto Adiante (1958-63). Os socialistas defendem a planificação da economia, em maior ou menor grau. Hoje em dia muito poucos economistas, mesmo socialistas, ainda defendem uma economia totalmente centralizada e planificada, como foi a soviética. Em 2013 só existiam duas economias totalmente planificadas no mundo: Cuba e Coreia do Norte.
Nas mais modernas economias planificadas, um poder central fica encarregado de decidir a respeito dos investimentos a serem realizados pela sociedade, a distribuição dos recursos necessários à produção, consumo e as metas a serem atingidas pelas empresas, exemplo dessa chamada economia planificada podemos identificar como o processo desenvolvido durante o período de 1964 a 1985, vinte anos em que tivemos no Brasil, "Quatro chamados Planos Nacionais de Desenvolvimento, denominados PND I, II, III e IV"; cada um desses com duração de cinco anos, e que indicavam os rumos que a economia deveria seguir para o crescimento harmônico nos períodos. Em

Relacionados

  • economia planificada

    1956 palavras | 8 páginas

    Introdução O modelo de economia planificada, designada também de "economia centralizada", é um sistema econômico, que segundo Rosetti em seu livro introdução à economia, que surgiu com técnicas de estatísticos e economistas, que dominavam mecanismos relacionadas a economia, desenvolvendo estudos para a implantação de um sistema centralizado de planificação, com o qual poderia ser viabilizado a economia coletivista de comando central. A produção, consumo, transportes, energia….

  • Economia planificada

    3221 palavras | 13 páginas

    seria a economia planificada. A expressão Economia Centralizada (ou Economia planificada) designa um tipo de sistema econômico em que as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devem ser produzidos os bens são tomadas ao nível central pelo Estado. Opõe-se, portanto às designadas Economias de Mercado em que a intervenção do Estado na economia é reduzida ao mínimo necessário para garantir o funcionamento do próprio mercado. Segundo Rossetti em seu livro Introdução à Economia, a economia….

  • Economia Planificada

    1249 palavras | 5 páginas

    Introdução Economia Planificada ou Centralizada é o modelo econômico que tem como objetivo por sob o controle do Estado as diretrizes da economia de um país. Todas as políticas e medidas econômicas são originadas da figura estatal, não havendo espaço para teorias de economistas independentes e tampouco livre atuação do setor empresarial, este também subordinado às políticas do Estado. O Estado toma para si o controle nacional da produção, logística, propaganda, comercialização, tendo assim,….

  • Trabalho de Economia - Sistemas Economicos

    3669 palavras | 15 páginas

    1.1 – PRINCIPAIS CARACTERISTICAS........................................................................ 2.1.2 – COMO RESPONDEM AOS 4 PROBLEMAS FUNDAMENTAIS......................... 2.2 ECONOMIA PLANIFICADA....................................................................................... 2.2.1 – PRINCIPAIS CARACTERISTICAS......................................................... 2.2.2 – COMO RESPONDEM AOS 4 PROBLEMAS FUNDAMENTAIS.......................... 2.3 ECONOMIA MISTA..........….

  • Trabalho Economia

    824 palavras | 4 páginas

    Os tipos de Economia A Economia é uma ciência que consiste na análise da produção, da distribuição e consumo de bens e serviços. Dentro da economia temos os sistemas que são o capitalismo, o socialismo, o sistema de concorrência pura (liberalismo) que não possui interferência do governo e o sistema de economia mista, onde o governo e o mercado compartilham suas decisões. Estes sistemas estarão nos tipos de economia que iremos falar. A economia de uma sociedade é o método pelo qual os bens e serviços….

  • Fundamentos da Economia

    810 palavras | 4 páginas

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DCIS - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS ECONOMIA PLANIFICADA E DE MERCADO Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Direito da UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, para a disciplina Fundamentos da Economia Orientador: Prof. Dermeval Dos Reis Padilha Feira de Santana 2013 INTRODUÇÃO A economia como Ciência social que estuda o método pelo qual os homens decidem empregar recursos escassos, com….

  • Economia

    810 palavras | 4 páginas

    princípio da história, como era definido o termo economia. c- A administração do lar. Os nômades se uniram para se defenderem e se planejarem no grupo: caça, comida e plantação, na escassez começaram a poupar, houve o entendimento de valor de mercadoria na troca de produtos. 2) Para pesquisa, qual organização de mercado que atua como país capitalista. a) Economia mista de mercado. Sistemas de economia mista: - Mercado - Estado ECONOMIA DE MERCADO: Depende da oferta e da demanda Capitalismo:….

  • Capitalismo,socialismo,anarquismo

    955 palavras | 4 páginas

    sistema, como o próprio nome já diz, é o capital, o lucro, a mais-valia ( exploração do trabalhador). O burguês, quem possui os meios de produção aluga a mão-de-obra do trabalhador para ampliar seu lucro. Socialista: Tem como característica principal uma economia planificada, sem distinção de classes sociais. A base desse sistema é o social, ou seja, buscar o bem estar de toda a população, proporcionando-a qualidade de vida, como saúde, educação, moradia. O povo é quem governa e trabalha para o próprio….

  • escolas filosoficas

    2578 palavras | 11 páginas

    industrialização Planificada Os países do bloco socialista tiveram uma industrialização inserida numa economia planificada. Na economia de mercado, a indústria é uma propriedade privada que produz visando o lucro. Na economia planificada, as indústrias são de propriedade do Estado, visa produzir para satisfazer necessidades sociais. As necessidades sociais eram definidas pela burocracia dos governos socialistas. A maioria dos países da Europa oriental, quando eram de economia planificada, tinha como….

  • Industrialização Planificada

    3161 palavras | 13 páginas

    Industrialização Planificada Os países do bloco socialista tiveram uma industrialização inserida numa economia planificada. Na economia de mercado, a indústria é uma propriedade privada que produz visando o lucro. Na economia planificada, as indústrias são de propriedade do Estado, visa produzir para satisfazer necessidades sociais. As necessidades sociais eram definidas pela burocracia dos governos socialistas. A maioria dos países da Europa oriental, quando eram de economia planificada, tinha como….

Outros Trabalhos Populares

Quais são as principais características da economia planificada?

A economia planificada é caracterizada pela atuação predominante do Estado na produção econômica de um país. São características da economia planificada a predominância de empresas públicas, a inexistência de concorrência entre as empresas e a padronização dos preços dos produtos.

O que é a planificação da economia?

A economia planificada é um modelo no qual as autoridades governamentais controlam todo o processo econômico do país. O governo planeja um programa de estratégias voltadas para o crescimento controlado da economia interna. Toda renda obtida com a comercialização de bens é dividida igualmente entre a população.

O que foi a planificação da economia brasileira?

Impõe-se, assim, a planificação da economia brasileira em moldes capazes de proporcionar os meios adequados para satisfazer as necessidades essenciais de nossas populações e prover o país de uma estruturação econômica e social, forte e estável, fornecendo à nação os recursos indispensáveis à sua segurança e á sua ...

O que é economia planificada exemplos?

Uma característica importante das economias planificadas é a atuação do setor produtivo definida por meio de planos periódicos. Um exemplo desse sistema é o planejamento quinquenal que existia, por exemplo, na extinta União Soviética.

Como surgiu a economia planificada?

A União Soviética e demais países comunistas foram responsáveis pelas experiências de economia planificada que presenciamos até agora na história. Hoje, praticamente nenhum país adota tal sistema em seus pressupostos vitais, mesmo os regimes que se autodenominam socialistas, como Coreia do Norte, Vietnã e Cuba.