O que pode acontecer com a cadeia alimentar se os produtores forem extintos?

Quem representa os produtores?

Produtores: Organismos capazes de produzir seu alimento, ou seja, seres autotróficos. Eles são sempre encontrados no início da cadeia trófica e, normalmente, são representados por organismos fotossintetizantes, como as plantas e as algas.

Por que os produtores recebem esse nome?

Os produtores recebem esse nome pois são os primeiros na cadeia alimentar e, portanto, quem produz a energia de todo o sistema, já os consumidores são assim chamados pois consomem a energia e matéria orgânica em geral produzida pelos produtores.

O que é uma teia alimentar?

A teia alimentar pode ser definida como a interação existente entre várias cadeias alimentares diferentes de um determinado ecossistema. ... As cadeias alimentares conectadas em determinado ecossistema são chamadas de teia alimentar.

Quais são os animais terciários?

Como as plantas fabricam alimentos para si e para outros seres vivos, eles são os produtores de um ecossistema. ... Os animais carnívoros que se alimentam dos herbívoros, são chamados consumidores secundários. Os carnívoros que se alimentam de outros carnívoros são chamados de consumidores terciários e assim por diante.

Qual animal produz matéria viva?

Resposta: Exemplos de seres produtores: as plantas e o fitoplâncton. Exemplos de seres consumidores: abutres, minhocas, urubus, moscas, etc. ... Exemplos de seres decompositores: fungos, bactérias e alguns protozoários.

Qual é o produtor nessa cadeia?

Produtores: Organismos produtores correspondem ao primeiro nível trófico em qualquer cadeia alimentar analisada. ... Como exemplo de organismos produtores, podemos citar as plantas, as algas e algumas bactérias; Consumidores: organismos incapazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, organismos heterotróficos.

Qual é a importância do produtor na cadeia alimentar?

Os produtores são a base alimentar de toda a espécie viva do planeta. Todo alimento existente é produzido a partir dos produtores, ou seja, as plantas. Sem eles, não existiria nenhum alimento e, portanto, nenhuma vida na Terra.

O que aconteceria com essa cadeia se o produtor fosse extinto?

Resposta. Resposta: Poderia acontecer o fim da cadeia alimentar em questão, e se for a extinção de todos os seres autótrofos, seria a extinção da vida na terra.

Quais as consequências de uma extinção para o ambiente?

As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma ...

Quais são os seres vivos que participam desta cadeia?

Resposta: A cadeia é composta por produtores, consumidores e decompositores. No meio ambiente, os seres vivos interagem entre si, transferindo matéria e energia por meio de nutrição. Explicação: Todos esses organismos que se alimentam de outros seres são chamados de consumidores.

O que aconteceria se os seres humanos fossem extintos?

Se todos os animais fossem extintos de um dia para o outro, quanto tempo os seres humanos sobreviveriam? - Quora. Se todos os animais fossem extintos de um dia para o outro, quanto tempo os seres humanos sobreviveriam? Tempo nenhum, pois como também somos animais também seríamos extintos junto com eles…

Cadeia e teia alimentar são duas representações das relações de alimentação existentes em um determinado ecossistema.

O que pode acontecer com a cadeia alimentar se os produtores forem extintos?
Na cadeia alimentar, o fluxo de energia é unidirecional

Todos os seres vivos apresentam relações de alimentação no meio em que vivem. Um gafanhoto, por exemplo, não é capaz de sobreviver sem se alimentar dos vegetais de uma área, assim como um pássaro, que não vive seu alimento, que pode ser, inclusive, o gafanhoto.

Todas as relações de alimentação em um ecossistema podem ser representadas de duas maneiras: a cadeia alimentar e a teia alimentar. Vamos aprender mais sobre cada uma dessas representações!

A cadeia alimentar refere-se às representações das relações de alimentação que existem em um determinado ecossistema. Nas cadeias, o fluxo de energia é unidirecional, ou seja, é sempre em um mesmo sentido. Veja um exemplo simples de cadeia alimentar:

Capim → Lagarta → Pássaro → Cobra

No exemplo acima, vemos uma representação dos organismos que servem de alimento para outro em um fluxo unidirecional. As setas (→) podem ser lidas como “serve de alimento para”. Assim sendo, o capim serve de alimento para a lagarta, que serve de alimento para o pássaro, que serve de alimento para a cobra.

É importante salientar que, apesar de não estarem representados acima, fungos e bactérias agem sobre todos esses organismos após a sua morte. Fungos e bactérias são denominados de decompositores e são essenciais na ciclagem de nutrientes.

→ Níveis tróficos

Os níveis tróficos são conjuntos de organismos que possuem hábitos alimentares semelhantes, ocupando a mesma posição no ecossistema. As plantas, por exemplo, produzem seu próprio alimento, pois são organismos autotróficos. Assim, todas as plantas ocuparão o mesmo nível trófico, pois apresentam hábitos alimentares semelhantes.

Existem basicamente três níveis tróficos:

  • Produtores: Os organismos incluídos nesse nível trófico apresentam em comum o fato de serem autotróficos. Isso quer dizer que todos os organismos produtores são capazes de produzir seu próprio alimento por meio de processos como fotossíntese e quimiossíntese. Exemplos: plantas e algas.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Consumidores:Os organismos que fazem parte desse nível trófico são heterotróficos, ou seja, todos os organismos desse nível alimentam-se de outro ser vivo. Os consumidores que se alimentam de produtores recebem a denominação de consumidores primários. Os que se alimentam de consumidores primários são chamados de consumidores secundários. Já os que se alimentam dos secundários são chamados de terciários e assim sucessivamente.

  • Decompositores: organismos heterotróficos que realizam o processo de decomposição, no qual devolvem nutrientes ao meio. Como exemplo de decompositores, podemos citar bactérias e fungos.

→ Teia alimentar

O que pode acontecer com a cadeia alimentar se os produtores forem extintos?

A teia alimentar mostra a conexão entre as várias cadeias de um ambiente

Diferentemente da cadeia alimentar, que obedece a uma representação unidirecional, na teia alimentar, há várias relações alimentares interligadas. A teia alimentar conecta, portanto, várias cadeias alimentares.

Em uma teia alimentar, um mesmo organismo pode ser consumidor secundário e terciário, por exemplo. Isso se deve ao fato de que muitos seres vivos não se alimentam exclusivamente de um mesmo organismo e alguns não são presas de apenas um ser.

→ Cadeia x Teia Alimentar

Para representar um ecossistema, a teia alimentar é a melhor opção. Isso porque a teia mostra os diversos caminhos que a energia pode seguir, não apresentando um fluxo unidirecional como observado na cadeia alimentar.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

O que aconteceria com a cadeia alimentar se o produtor for extinto?

Resposta verificada por especialistas Se os produtores fossem extintos a cadeia alimentar seria desiquilibrada, por consequência todos os animais que sucedem os produtos tenderiam também a serem extintos.

É possível ter uma cadeia alimentar sem os produtores?

Resposta: Não é possível a existência de uma cadeia alimentar sem a presença do produtor. Explicação: Porque ele funciona como a base de todo esse processo já que não precisam consumir outros seres vivos para sobreviverem.

Qual é a importância do produtor na cadeia alimentar?

Produtores – São sempre seres autótrofos (que produzem seu próprio alimento), produzem alimento que será usado na cadeia e são obrigatoriamente a base de qualquer cadeia alimentar.

O que ocorreria com o ecossistema de todos os produtores desaparecessem?

se os produtores desaparecessem os herbivos morreriam de fome e os carnivoros também não teriam o que comer, e certamente também morreriam causando um colapso ambiental sobrando só vírus e bacterias.