O que são sociedade em comandita por ações e sociedade em comandita simples e quais as diferenças?

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • 1680 palavras | 7 páginas

    Sociedade em comandita simples. As sociedades em comandita podem ser de dois tipos, sociedades em comanditas simples e sociedade em comandita por ações. O nome comandita vem de comanditar, que é fornecer fundos para uma atividade comercial, simples ou empresária que será gerida por terceiros, que terá o título de comanditado, nas sociedades em comandita. A principal característica dessa sociedade é que ela é composta por dois tipos de sócios, os comanditados e os comanditários, limitados e ilimitados. Os comanditados são pessoas físicas com responsabilidade solidária e ilimitada pelas obrigações sociais, já o comanditário poderá ser pessoa física ou jurídica com responsabilidade limitada ao valor de sua cota social. O comanditado seria o responsável pela administração e toda a responsabilidade social da empresa, respondendo ilimitadamente e com seu patrimônio pessoal por tais, enquanto o socio comanditário pessoa física ou jurídica responderá apenas pelo valor sua cota declarada no contrato social. O contrato social deve discriminar cada sócio em sua categoria, porem não pode o comanditário ter seu nome na firma da sociedade e nem praticar ato de gestão, pois se assim fizerem respondera como se comanditados fossem. Essa separação das responsabilidades, a proteção ao sócio comanditário e a sobrecarga sobre o comanditado é justamente para dar segurança ao comanditário ao investir obrigando a boa administração ao comanditário sendo que esse responderia…

  • direito empresarial

    1018 palavras | 5 páginas

    Índice. 1. Diferenças entre a sociedade de comandita simples e sociedade de comandita por ações. ...................................... pg. 4 2. Comanditados e nome empresarial da sociedade. ...................................pg.4 2.1 Comanditados. ................................................................................... pg. 4 2.2 Comanditários. .................................................................................. pg. 4 2.3 Em caso de morte de um dos sócios.…

  • Direitos fundamentais do cidadao

    611 palavras | 3 páginas

    bens ou serviços, assumindo a gestão e a direcção efectiva da sociedade. Podem ser simples ou por acções. Nas primeiras não há representação do capital por acções. Nas segundas só as participações dos sócios comanditários são representadas por acções. Tipos de sócios Existem dois tipos de sócios: • Comanditados, cujas entradas podem consistir em bens ou serviços (art. 468º C.S.C.); • Comanditários, sendo as suas entradas constituídas exclusivamente por bens, não se admitindo,…

  • licênciado

    998 palavras | 4 páginas

    Sociedade em comandita Noção É uma sociedade de responsabilidade mista porque reúne sócios de responsabilidade limitada (comanditários), que contribuem com o capital, e sócios de responsabilidade ilimitada (comanditados), que contribuem com bens ou serviços, assumindo a gestão e a direcção efectiva da sociedade. Podem ser simples ou por acções. Nas primeiras não há representação do capital por acções. Nas segundas só as participações dos sócios comanditários são representadas por…

  • Direito comercial e empresarial

    1464 palavras | 6 páginas

    nítida distinção entre sociedade em comandita simples e comandita por ações. A sociedade em comandita simples pode ser considerada a sociedade comercial mais antiga, como se observa no estudo da formação histórica da sociedade romana. Comandita simples é o tipo societário em que duas ou mais pessoas se associam para fins comerciais, obrigando-se uns como solidários, ilimitadamente responsáveis, e outros simples prestadores de capitais, com a responsabilidade limitada às suas…

  • Sociedade anônima e a LTDA

    1474 palavras | 6 páginas

    Analise as sociedades empresárias e aponte as principais diferenças e semelhanças entre as sociedades : a) Sociedade anônima e a LTDA b) Sociedade Anônima e a Comandita por ações. Analise as sociedades empresárias e aponte as principais diferenças e semelhanças entre as sociedades: a) SOCIEDADE ANÔNIMA E A LTDA DIFERENÇAS: - A S/A é constituída por um estatuto social e compete aos acionistas só responderem limitadamente pela integralização (pagamento) de suas próprias…

  • Sociedade em comandita simples e por ações

    3497 palavras | 14 páginas

    FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA MATER CHRISTI ANA CELY AQUINO DE MAEDEIROS ANA LAÍSE DUARTE RODRIGUES DANIELLE CRISTINA DA SILVA RITA DE CÁSSIA GOMES AZEVEDO SOCIEDADE EM COMANDITA POR AÇÕES E SIMPLES MOSSORÓ/RN 2012 ANA CELY AQUINO DE MEDEIROS ANA LAÍSE DUARTE RODRIGUES DANIELLE CRISTINA DA SILVA RITA DE CÁSSIA GOMES AZEVEDO SOCIEDADE EM COMANDITA POR AÇÕES E SIMPLES Trabalho apresentado a (o) Professor (a) Suzana Paula de Oliveira Pereira, da disciplina de…

  • Gov corp

    624 palavras | 3 páginas

    A sociedade em comandita simples: Pode ser considerada a sociedade comercial mais antiga, como se observa no estudo da formação histórica da sociedade romana. Comandita simples é o tipo societário, em que duas ou mais pessoas se associam, para fins comerciais, obrigando-se uns como solidários, ilimitadamente responsáveis, e outros simples prestadores de capitais, com a responsabilidade limitada às suas contribuições de capital. Aqueles são denominados sócios comanditados (pessoas…

  • Portugues

    737 palavras | 3 páginas

    SOCIEDADE EM COMANDITA POR AÇÕES: também em processo de extinção, é regida pelas normas relativas às sociedades anônimas (artigos 280 e seguintes da Lei 6.404/76), salvo a restrição de que somente os acionistas podem ser diretores ou gerentes (sócios comanditados, nomeados no estatuto e destituídos por 2/3 do capital), respondendo ilimitadamente pelas obrigações da empresa, enquanto os sócios comanditários (demais acionistas não gerentes ou diretores) possuem responsabilidade limitada ao…

  • Administração

    4969 palavras | 20 páginas

    Ana Carolina da Silva Pires Marilene Serpa SOCIEDADE EM COMANDITA. NIQUELANDIA SETEMBRO DE 2012 FACULDADE EXITO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO Ana Carolina da Silva Pires Marilene Serpa SOCIEDADE EM COMANDITA. TRABALHO APRESENTADO DO CURSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE EXITO-FAEX COMO PARTE DOS REQUISITOS BASICOS DE OBTENÇÃO DE NOTA NA DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL. Prof. NUBIANA NOLASCO…

Qual a diferença entre sociedade comandita simples e comandita por ações?

A diferença é que enquanto na comandita simples há uma sociedade de pessoas, na comandita por ações há uma sociedade de capitais, sendo seu capital dividido em ações. Comandita por ações: Assim como na comandita simples, na comandita por ações também há duas modalidades de sócios.

O que é sociedade em comandita por ações?

Sociedade em Comandita por Ações. A sociedade em comandita por ações tem o capital dividido em ações, regendo-se pelas normas relativas à sociedade anônima, sem prejuízo das normas especificadas no Código Civil, e opera sob firma ou denominação.

O que são sociedades de comandita simples?

A sociedade em comandita simples é aquela constituída por sócios que possuem responsabilidade subsidiária, ilimitada e solidária, e sócios que limitam a sua responsabilidade à importância com que entram para o capital.

Qual a diferença sociedade em comandita por ações e sociedade anônima?

Sociedade anônima x sociedade por ações De acordo com o livro Manual de direito comercial (Saraiva, 2012), a diferença entre os dois tipos societários é que a sociedade em comandita por ações só pode ser dirigida por acionistas ou sócios.