O que significa Façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança?

Prezada Mara, existem diversas hipóteses que tentam dar uma razão ao uso do plural nesse versículo de Gênesis. O Texto completo diz: Deus disse: �??Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra�?� (Gênesis 1,26).

As teorias mais conhecidas são as seguintes:
1. Plural majestático: é o emprego da 1ª pessoa do plural no lugar da 1ª pessoa do singular. Significa dizer "(Nós) queremos manifestar nossa satisfação" em vez de "(Eu) quero manifestar minha satisfação". Os antigos reis de Portugal adotaram a fórmula "Nós, el-rei, fazemos saber..." procurando, num estilo de modéstia, diminuir a distância que os separava do povo.

2. O texto do primeiro capítulo da Bíblia usa "Elohim" para "Deus". Essa palavra, em hebraico, é um plural. Contudo, na Bíblia, muitas outras vezes aparece esse substantivo para Deus e vem sempre acompanhado por um verbo no singular.

3. Alguns intérpretes julgam que seja um texto profético, que acena à Trinidade, teologia desenvolvida muito depois. Essa leitura está presente não só nos Padres da igreja, mas também nas traduções grega (LXX) e latina (Vulgata) do Salmo 8,6, mais tarde retomada também por Hebreus 2,7.

4. Provavelmente, invés, temos um assim chamado �??plural deliberativo�?�, ou seja, quando Deus fala consigo mesmo, ou qualquer outra pessoa, a gramática hebraica parece aconselhar o emprego do plural, como acontece em Gênesis 11,7, na história da Torre de Babel. Deus,naquela ocasião, diz: �??Vinde! Desçamos! Confundamos a sua linguagem para que não mais se entendam uns aos outros�?�.

Ser criado à imagem e semelhança de Deus significa que somos parecidos com Deus. Cada pessoa reflete um pouco as características de Deus. Os salvos também se tornam semelhantes a Cristo.

“Imagem” e “semelhança” significam a mesma coisa: parecença. Nós fomos criados parecidos com Deus (Gênesis 1:26-27). Isso não significa que Deus tem um corpo como o nosso. Deus é espírito. Nossos corpos mostram nossa parecença com as outras criaturas de Deus.

Mas nós temos outras características que são parecidas com Deus:

  • Pensamento racional – o ser humano é a única criatura que consegue falar e se expressar de forma racional, não sendo governado apenas por impulsos instintivos; Deus também pensa e usa a razão
  • Capacidade de escolha – podemos escolher entre o bem e o mal; tal como Deus, temos liberdade para decidir
  • Amor – nós podemos amar porque Deus é amor
  • Criatividade – Deus criou o mundo e também nos deu capacidade para criar coisas novas, usando a imaginação; nossa criatividade reflete a criatividade de Deus
  • Emoções – Deus também tem emoções, como alegria e tristeza
  • Noção de justiça e moralidade – todos temos capacidade para avaliar o que é bom e o que é mau; nossa consciência reflete a justiça de Deus

Ser imagem e semelhança de Deus não significa que somos iguais a Deus. Somos como uma sombra de Deus: somos parecidos, mas Ele é muito maior e mais complexo. Nossa existência depende de Deus.

Todas as pessoas refletem as características de Deus. Por isso, cada vida humana é preciosa (Gênesis 9:6). Mas quando o pecado entrou no mundo, corrompeu essa imagem. O diabo quer destruir a imagem de Deus em nossas vidas.

A imagem de Cristo

Jesus foi a imagem perfeita de Deus na terra, sem pecado, porque ele é o Filho de Deus (Colossenses 1:15-16). Quem aceita Jesus como seu salvador se torna filho de Deus. Todo filho é parecido com seu pai.

O Espírito Santo trabalha na vida de cada crente, ajudando-o a vencer o pecado, para o tornar mais como Cristo (Romanos 8:29). Quando deixa o Espírito Santo agir, o crente se torna um exemplo do amor de Jesus.

Veja também: por que Deus criou o homem.

O que significa Façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança?

Chegamos ao sexto dia da criação. O Eterno está prestes a fazer a coroa de Sua criação. Tudo que fora criado até aqui, foi feito por meio de Sua Palavra. Como vimos no estudo sobre a criação da luz, “haja luz“, o Targum Neofiti (uma tradução da Bíblia para o Aramaico), afirma que tudo foi feito pela Palavra de Deus, chamado de Memraem Aramaico.

E sobre a criação do homem o Gênesis declara:

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:26,27

Como podemos ver, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. O verso seguinte diz que a imagem de Deus o criou. Vamos ver esses versos em Hebraico para depois tecermos alguns comentários:

O que significa Façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança?

As palavras צֶלֶם Tsélem, Imagem, e דְּמוּת Demut, Semelhança, em Hebraico.


A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

Então vemos que no original está sim escrito as palavras hebraicas בְּצַלְמֵנוּbetsalmenu“, “à nossa imagem”; e כִּדְמוּתֵנוּkidmutenu“, “conforme a nossa semelhança”. Mas como o homem poderia ter sido criado à imagem e semelhança de Deus, se o Eterno é infinito?

  • Estude o Hebraico conosco!

Essa é uma das perguntas mais difíceis de se responder, na Bíblia inteira. Como pode um “ser” infinito, incorpóreo, que está além de Sua criação, possuir imagem?

Para que agente possa entender sobre quem o Gênesis 1:26-27 está falando, vamos ver como esses versos eram entendidos na época dos Apóstolos, com a ajuda do Targum Neofiti – uma tradução para o Aramaico.

E o Senhor disse: “Façamos o homem em nossa semelhança, similar a nós mesmos…E a Palavra do Senhor criou o homem em Sua própria semelhança…” Targum Neofiti- Gênesis 1:26-27

O ADÃO CELESTIAL E O ADÃO TERRENO

Dentro da tradição Judaica, encontramos uma teologia muito interessante, que afirma que Deus criou Adão à imagem e semelhança do Adão Celestial (אדם קדמון Adam Kadmon), o primogênito de toda criação, a imagem espiritual de Deus.

As traduções para o Aramaico, da época de Jesus e dos Apóstolos, mostram que era de aceitação comum a doutrina do primeiro e do segundo Adão:

E o Senhor tinha plantado um jardim no Éden, desde o princípio, e ele colocou lá o primeiro Adão. Targum Neofiti – Gênesis 2:8

A teologia do Adão Celestial é uma tentativa de reconciliação ao conflito que a ideia de que Deus é incorpóreo traz ao texto bíblico. Isto é, se Deus não tem imagem, nem forma, então fica difícil entender como o homem pode ter sido criado à Sua imagem.

Mesmo que de maneira um pouco diferente, essa teologia parece encontrar ecos na doutrina dos Apóstolos. Especialmente com o Apóstolo Paulo (Shaul haShaliach), que disse:

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Colossenses 1:15

E em outro lugar também escreveu:

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa…
Hebreus 1:3

Paulo usou de palavras que fazem referência à teologia do Adão Celestial e do Adão Terreno:

Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. 1 Coríntios 15:45

Paulo chama o homem natural de “primeiro Adão”, e fala do Messias (Jesus/Yeshua), como o “Segundo Adão”. De acordo com seu entendimento, o primeiro Adão é da terra; mas o segundo é dos céus.

Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
1 Coríntios 15:46,47

Segundo a teologia de Paulo, Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança, e a imagem de Deus é Jesus. Essa teologia está em total conexão com o verso do Targum Neofiti que mostramos mais acima.

E paulo deixou ainda mais claro, que Adão foi feito à imagem de Jesus, quando ele escreveu:

No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura [imagem] daquele que havia de vir [Jesus].
Romanos 5:14

Então, Adão é a figura, ou imagem de Jesus, e Jesus é a imagem de Deus! O Eterno é infinito, e para se relacionar com o mundo físico, Ele usa de Suas manifestações, como por exemplo a Sua imagem. A imagem é uma reflexão da pessoa. Quem vê a imagem, vê a pessoa. Quem vê Jesus, vê Deus.

Mas isso é tema para um estudo detalhado, para entendermos as três manifestações, essências, naturezas, aspectos ou kenumeh divinas, como Pai, Filho e Espírito Santo → a mesma pessoa em três manifestações diferentes.

JESUS É O CAMINHO DE VOLTA AO ÉDEN

O Messias é o segundo Adão, que veio nos resgatar da transgressão do primeiro Adão. Jesus, como Adão, veio a este mundo em carne, sendo sujeito às mesmas paixões e tentações que os demais seres humanos são.

Mas diferentemente de nós, Ele não pecou! Venceu todas as tentações, foi fiel em tudo, cumpriu todas as exigências, todos os mandamentos meticulosamente, sem em nada cometer falta.

É por isso que Ele tem autoridade para nos resgatar do pecado e da morte, porque Ele foi martirizado como um inocente, o sangue de um inocente fio derramado em nosso favor, e isso nos foi imputado como justiça, alcançado por meio da fé.

Ainda que pelo pecado de um só homem, o primeiro Adão, a morte tenha alcançado todos no mundo, mas pelo sangue do Justo Perfeito, a salvação é ofertada a todos que no mundo estão. Ainda há tempo!

Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Romanos 5:18

Venha estudar o Hebraico conosco!

O que quer dizer Façamos o homem à nossa imagem e semelhança?

Quando Deus diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1:26), o significado é que Deus planejou fazer uma criatura como ele.

Porque Deus nos fez a sua imagem e semelhança versículo?

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

O que é a nossa imagem?

Nossa imagem é composta por vários elementos. Quando alguém olha para nós, já nota-se um conjunto de informações: nossa postura, nossa roupa, a forma como falamos, a forma que andamos e sentamos. E mesmo antes de começarmos a falar, as pessoas já fizeram um pré-julgamento a nosso respeito.

Qual o significado da palavra imagem e semelhança no hebraico?

Então vemos que no original está sim escrito as palavras hebraicas בְּצַלְמֵנוּ “betsalmenu“, “à nossa imagem”; e כִּדְמוּתֵנוּ “kidmutenu“, “conforme a nossa semelhança”.