Um neurônio recebeu um estímulo e teve sua membrana despolarizada. isso significa dizer que:

            Na nossa relação com o mundo, somos estimulados e respondemos aos elementos do ambiente o tempo inteiro. Nosso organismo reage a cada estímulo, seja ele externo, como o cheiro de um alimento, ou interno, como a dor.

           Esse processo ocorre no sistema nervoso central de maneira tão instantânea que a nossa consciência não consegue identificar todas as suas etapas, nem os milhares de estímulos que o corpo recebe a todo instante.

          Os neurônios são a unidade funcional do sistema nervoso (Figura 1). Eles comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos.

Um neurônio recebeu um estímulo e teve sua membrana despolarizada. isso significa dizer que:
Figura 1

            Anatomicamente, o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.

          A origem do impulso nervoso que se propaga através do neurônio é elétrica. O impulso acontece devido a alterações nas cargas elétricas das superfícies externa e interna da membrana celular. A membrana de um neurônio em repouso apresenta-se com carga elétrica positiva do lado externo (voltado para fora da célula) e negativa do lado interno (em contato com o citoplasma da célula).

          Quando um estímulo químico, mecânico ou elétrico chega ao neurônio, pode ocorrer a alteração da permeabilidade da membrana, o que permite uma grande entrada de sódio na célula e pequena saída de potássio dela. Com isso, ocorre uma inversão das cargas ao redor dessa membrana, que fica despolarizada, gerando um potencial de ação. Essa despolarização propaga-se pelo neurônio caracterizando o impulso nervoso (Figura 2). Imediatamente após a passagem do impulso, a membrana sofre repolarização, recuperando seu estado de repouso, e a transmissão do impulso cessa.

Um neurônio recebeu um estímulo e teve sua membrana despolarizada. isso significa dizer que:
Figura 2

           O estímulo que gera o impulso nervoso deve ser forte o suficiente, acima de determinado valor crítico. Esse valor varia entre os diferentes tipos de neurônios. Esse é o estímulo limiar. Abaixo desse valor, o estímulo só provoca alterações locais na membrana, que logo cessam e não desencadeiam o impulso nervoso.

           Qualquer estímulo acima do limiar gera o mesmo potencial de ação que é transmitido ao longo do neurônio. Assim, não existe variação de intensidade de um impulso nervoso em função do aumento do estímulo.

           Dessa forma, a intensidade das sensações vai depender do número de neurônios despolarizados e da frequência de impulsos.

Texto por: Alex Silva de Moraes

Referências

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemanervoso.php

http://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso/

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio29.php

Fonte da imagem de destaque: Site Stoodi; Sistema Nervoso: o que é, funções e muito mais!; Disponível em: <https://www.stoodi.com.br/blog/2018/12/11/sistema-nervoso/>. Acesso em: 11 jul 2019.

548 palavras 3 páginas

Fisiologia Humana – Fábio Cáuper
Exercício Proposto I - Transporte de Substâncias e Potencial de Membrana
1. O que é limiar em uma célula nervosa?
Limiar é a voltagem que uma célula nervosa precisa para ser despolarizada e gerar o potencial de ação.

2. De acordo com o gráfico abaixo, preencha os parênteses das afirmativas com os respectivos termos listados:

1- BOMBA DE Na+/K+
2- PERÍODO REFRATÁRIO ABSOLUTO
3- PERÍODO REFRATÁRIO RELATIVO
4- REPOLARIZAÇÃO
5- HIPERPOLARIZAÇÃO

a. No tempo de 0,5 ms a membrana inicia o processo de (4 ), pois atingiu o período de ultrapassagem, “overshoot”.
b. O período entre 0 ms e 1 ms é chamado de ( 2), pois neste período a membrana não pode ser estimulada novamente.
c. No tempo de 2 ms, nota-se que a membrana está (5 ), pois o potencial de membrana está mais negativo do que quando em repouso.
d. Para sair do estado em que se encontra aos 2 ms, é ativado o mecanismo da (1 ), que faz com que a membrana retorne ao estado de repouso, tornando-se polarizada novamente.
e. No tempo de 1,2 ms a membrana pode ser estimulada novamente, gerando outro potencial de ação, caracterizando o período chamado de (3).

3. Qual dos seguintes íons sofre contra-transporte para energizar o transporte do neurotransmissor nas vesículas sinápticas?
a) K+
b) Na+
c) H+
d) Cl-
e) Ca++

4. Um neurônio recebeu um estímulo e teve sua membrana despolarizada. Isso significa dizer que:
a) um potencial de ação foi desencadeado.
b) houve diminuição da separação de cargas através da membrana.
c) ocorreu efluxo de potássio.
d) houve efluxo de sódio.
e) os canais de potássio foram abertos.

5. Os íons cálcio são necessários à solução extracelular para transmissão sináptica porque:
a) entram no terminal nervoso pré-sináptico em decorrência da despolarização e estimulam as vesículas sinápticas para liberarem seu conteúdo na fenda sináptica.
b) são necessários para ativar o metabolismo do glicogênio na célula pré-sináptica.
c) devem entrar na célula pós-sináptica


Relacionados

  • Crença

    69287 palavras | 278 páginas

    Kuyioy Bruce H. Lipton A Biologia da Crença Ciência e espiritualidade na mesma sintonia: o poder da consciência sobre a matéria e os milagres Tradução YMA VICK BUTTERFLY E D I T O R A São Paulo - 2007 DEDICO ESTE LIVRO A Nossa grande mãe Gaia, Que ela possa nos perdoar por todos os erros que cometemos para com ela. Para minha mãe Gladys, Que sempre me encorajou, incentivou e teve muita paciência nos 20 anos que levei para desenvolver todo este material. Para minhas….

  • Pedreiro

    30644 palavras | 123 páginas

    ......................... 114 REFERÊNCIAS POR CAPÍTULO ......................................................................... 115 REFERÊNCIAS ................................................................................................ 116 GABARITO ...................................................................................................... 119 LISTA DE IMAGENS E ILUSTRAÇÕES ................................................................. 120 1 Maria Luíza Gomes….

  • EXERCICIOS

    14196 palavras | 57 páginas

    A violncia que marcou a conquista europeia foi apagada da memria dos povos indgenas remanescentes. 03. (Ufrgs 2006) Observe o quadro a seguir. Considere as seguintes afirmaes acerca do trfico de escravos para o Brasil durante o perodo colonial. I - O aumento do nmero de cativos trazidos para o Brasil no incio do sculo XVII est diretamente relacionado com a implantao da agricultura de exportao no Nordeste. II - A queda verificada na importao de escravos pelo Brasil no segundo quartel do sculo….

  • A história das barragens no brasil

    188245 palavras | 753 páginas

    supervisor, Flavio Miguez de Mello ; editor, Corrado Piasentin]. - Rio de Janeiro : CBDB, 2011. 524 p. : il. ; 29 cm Inclui índice ISBN 978-85-62967-04-7 1. Barragens e açudes - Brasil - História. 2. Comitê Brasileiro de Barragens - História. I. Mello, Flavio Miguez de. II. Piasentin, Corrado. III. Comitê Brasileiro de Barragens. III. Título: Cinquenta anos do Comitê Brasileiro de Barragens 11-6197. 20.09.11 CDD: 627.80981 CDU: 627.82(81) 22.09.11 029752 Comitê Brasileiro….

  • 6 Conhecimentos Espec Ficos Farm Cia Ok

    67439 palavras | 270 páginas

    Participar da Comissão de Terapia Nutricional, atuando em visitas de avaliação nutricional e prestando informações relaciona‑ das a compatibilidades, a estabilidade e ao custo das formulações; 9. Contribuir com suporte técnico operacional nos ensaios clí‑ nicos com medicamentos; 10. Adequar‑se à realidade política, social, econômica, finan‑ ceira e cultural da instituição, observando os preceitos éticos e mo‑ rais da profissão farmacêutica da instituição; 11. Desenvolver pesquisas e trabalhos próprios ou….

  • M Rio Ferrari Curso De Seguran A Sa De E Higiene No Trabalho Ano 2010

    140170 palavras | 561 páginas

    dominamos nossos instintos, estamos avan­ çando, pois dessa superação se observa nitidamente o equilíbrio e o discernimento já começando por luarízar nossas noites de inferioridade (Jacob Melo). S u m á r io Capítulo I INTRODUÇÃO-LEI 6.514 DE 22/12/1977-ALTEROU G CAPÍTULO V DO TÍTULO l í DA CLT....................................... ........... ;.... . 13 1.1 Breve histórico da legislação anterior a Lei 6.514 de 22/12/1977 .............. . 13 15 1.2 Constituição Federal de 05/10/1988...............….

  • 364 Df72ba7d 885f 4d00 A04e B4011ad1dd6a 2015 04 28

    218502 palavras | 875 páginas

    001/2015, visando atender os princípios da publicidade, da legalidade e da impessoalidade, e; Considerando a apreciação do recurso oferecido quanto à Classificação Geral divulgada por meio do Edital Complementar de nº 012 pela Banca Examinadora; RESOLVE: I – Divulgar o resultado do julgamento do recurso apresentado pelo candidato, conforme abaixo: Candidato / Cargo / Inscrição Fundamentação do recurso Julgamento do recurso Cartão Resposta MARCOS ADRIANO SILVA DAVID / MONITOR DE TRANSP.ESCOLAR URBANO….

Outros Trabalhos Populares

O que significa dizer que um neurônio recebeu um estímulo e teve sua membrana Despolarizada?

É o retorno às condições normais de repouso encontradas na membrana celular antes da mesma ser excitada e despolarizada. Nessa fase, a permeabilidade aos íons potássio retorna ao normal e a célula rapidamente retorna às suas condições normais.

O que acontece quando um neurônio tem sua membrana Despolarizada?

O impulso nervoso corresponde a uma corrente elétrica que se propaga pelos neurônios, graças a um processo de despolarização da membrana. Esse processo de despolarização ocorre mediante a estímulos e tem como função transmitir a outras células (nervosas, musculares ou glandulares) uma determinada informação.

O que e despolarização do neurônio?

Hiperpolarização e despolarização Hiperpolarização é quando o potencial de membrana se torna mais negativo em um determinado ponto da membrana do neurônio, enquanto despolarização é quando o potencial de membrana se torna menos negativo (mais positivo).

Como se explica a polarização da membrana?

Por existir uma diferença de potencial na membrana celular, a membrana é dita polarizada. Se o potencial da membrana se torna mais positivo do que está no potencial de repouso, então a membrana é dita despolarizada.