Pode ficar 24 horas com óleo de coco no cabelo?

Como usar óleo de coco no cabelo. Nesse post você vai aprender a usar esse óleo rico em nutrientes e ácidos graxos que recuperam o cabelo, hidratam, acabam com a queda, fazem o cabelo crescer e muito mais. Clique e confira!

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu trouxe um post completo falando sobre o óleo de coco, que tem se tornado cada vez mais amado, para quem deseja ter um cabelo bonito e saudável.

O óleo de coco tem sido usado já a muitos anos, principalmente na Índia para tratar os cabelos com queda capilar, porem essa não é a única utilidade que ele oferece aos cabelos.

E é sobre tudo isso que vou falar hoje.

Então, para conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

Propriedades do óleo de coco.

Pode ficar 24 horas com óleo de coco no cabelo?

O óleo de coco é obtido através da fruta do coqueiro e vem cada vez mais usado tanto para a saúde quanto para a estética e beleza da pele e dos cabelos.

Ele é rico em carboidratos, vitaminas, minerais, proteínas, fosforo, zinco, cálcio, ferro e vitaminas E e K  e vários ácidos graxos são eles:

Ácido caprílico, ácido láurico, ácido cáprico, ácido capróico, ácido mirístico, ácido palmítico, ácido palmitoleico, ácido esteárico, ácido oleico e ácido linoleico.

Além disso ele também possui propriedades antioxidante, antibacteriana, antifúngica, desintoxicante, calmante, hidratante, condicionante e emoliente.

Como usar óleo de coco no cabelo e seus 10 Benefícios

Os benefícios que o óleo de coco pode oferecer aos cabelos são inúmeros, graças as suas ricas propriedades e vitaminas capazes de penetrar no eixo do cabelo.

Promove alta hidratação reparando a fibra capilar prejudicada por danos severos como quebra capilar, pontas duplas, pontinhos brancos, queda capilar dentre outros.

Confira agora todos os benefícios do óleo de coco para os fios.

  • Combate da queda de capilar.

O óleo de coco ajuda no combate da queda capilar graças as suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, que limpam o couro cabeludo, eliminando bactérias e fungos e peles mortas que entopem os folículos capilares, atrapalhando o crescimento saudável dos cabelos.

  • Acelera o crescimento saudável dos fios.

Devido ao seu poder nutritivo e por ser rico em vitamina E que é uma das vitaminas que estimulam o crescimento dos fios, o óleo de coco aliado a uma massagem estimulante com as pontas dos dedos, é capaz de acelerar e muito o crescimento saudável dos fios, pois melhora a micro circulação sanguínea e nutre os folículos capilares, fazendo com que o cabelo cresça forte e com vida.

  • Elimina caspas e piolhos.

O óleo de coco é ótimo para combater e controlar caspas e piolhos devido aos ácidos graxos e as suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, atua no couro cabeludo eliminando os fungos e diminuindo a produção de sebo em excesso, que causam a caspa e a seborreia.

  • Recupera o cabelo da quebra capilar.

O óleo de coco é rico em vários nutrientes e proteínas que ajudam a reduzir a perda de proteína, agindo no córtex do cabelo evitando e tratando a quebra, além disso ele também melhora a tonificação do fio aumentando a resistência do cabelo.

  • Sedosidade e movimento livre de ressecamento.

Por não evaporar fácil e por conter ação hidratante e condicionante, o óleo de coco retém a umidade nos fios
doando mais suavidade aos cabelos, retirando o efeito ressecado, duro e espigado fazendo com que os cabelos fiquem sempre hidratados, sedosos, soltinhos e com movimento.

  • Alinha os fios, retira o frizz, dá brilho e efeito mais liso.

Por conter ácidos que regulam o pH dos fios fechando as cutículas do cabelo, o óleo de coco é capaz de alinhar os fios naturalmente deixando as escamas dos fios fechadas e consequentemente com o frizz controlado.

Por ficar mais alinhado e compactado o cabelo ganha um efeito de mais liso natural e sem química, porem o óleo de coco não muda a estrutura dos fios, ou seja, quando você para de usar os fios voltam ao normal.

  • Ajuda na hidratação e definição de cachos.

Os ácidos graxos, vitaminas e propriedades hidratantes e nutritivas do óleo de coco penetram profundamente nos fios, nutrindo e repondo toda a água e lipídios que os cachos precisam para se manterem livre do ressecamento e com definição, pois quando os cachos estão hidratados e saudáveis a definição acontece mais rapidamente e dura por mais tempo.

  • Potencializa o banho de brilho.

Por penetrar fundo na fibra capilar o óleo de coco ajuda a fixar melhor a tintura nos fios e também faz com que o cabelo ganhe mais brilho e a cor dure por muito mais tempo.

Para isso basta acrescentar a sua mistura de tonalizante e máscara capilar 1 colher (café) do óleo de coco.

  • Controla oleosidade excessiva.

Outro poder do óleo de coco é que devido as suas grandes propriedades e por ser um óleo mais leve, ele consegue penetrar no couro cabeludo, diminuindo a produção em excesso de sebo pelas glândulas sebáceas.

Isso acontece porque quando o couro cabeludo recebe o óleo, ele entende que não precisa produzir mais tanto óleo para proteger o couro cabeludo, e com isso essa produção é controlada e acontece na medida sem excessos.

  • Acaba com pontas duplas e espigadas.

Por conter ácido láurico o óleo de coco protege a fibra capilar e doa maciez e emoliência aos fios, recuperando e acabando com as pontas duplas e espigadas.

Como usar o óleo de coco no cabelo?

Pode ficar 24 horas com óleo de coco no cabelo?

  • Óleo de coco com babosa e alecrim.

Usar o óleo de coco aliado a babosa e o alecrim, ajuda a deixar os cabelos mais fortes combatendo a queda capilar, caspa, oleosidade excessiva e também acelera o crescimento dos cabelos. Pois tanto a babosa quanto o alecrim, são ricos em propriedades que penetram no couro cabeludo e ativam a micro circulação sanguínea, tratando a queda e a caspa, fazendo com que o cabelo tenha um bom crescimento, rápido e saudável.

Para fazer você vai precisar de: 2 colheres (sopa) de óleo de coco, 1 folha de babosa e 1 ramo pequeno de alecrim.

Passo a passo:

  1. Bata bem no liquidificar o óleo de coco derretido, o gel da babosa que você pode extrair abrindo a folha e raspando com uma colher e as folhinhas do alecrim.
  2. Em seguida com o cabelo seco, aplique a mistura em todo o couro cabeludo e depois massageie por 2 minutos usando as pontas dos dedos em movimentos circulares.
  3. Depois deixe agir por 1 hora e lave em seguida de preferência com um shampoo anti queda e hidrate.

Essa receita pode ser feita de 1 a 2 vezes na semana.

Como usar o óleo de coco no cabelo?

  • Óleo de coco com mel.

A mistura do óleo de coco com o mel é tão poderosa que recupera pontas duplas e também as pontas espigadas, pois o mel é um hidratante natural e é rico em antioxidantes que tratam o ressecamento, doando nova vida as pontas e também muito brilho.

Para fazer a mistura você vai precisar de: 1 colher (sopa) de óleo de coco e 1 colher (sopa) de mel.

Passo a passo:

  1. Misture em um potinho o óleo de coco derretido e o mel e aplique nas pontas do cabelo com os fios secos e deixe agir por 30 minutos.
  2. Em seguida lave o cabelo normalmente sem levar o shampoo para as pontas, somente a espuma que se formar no couro cabeludo.
  3. Depois hidrate com uma máscara bem hidratante e desmaia fios e finalize como desejar.
  4. Após o cabelo estar seco e finalizado, coloque uma gotinha do óleo de coco na palma das mãos e esfregue para espalhar, logo após aplique nas pontas do cabelo como um reparador de pontas.

Essa receita pode ser usada de 1 a 3 vezes na semana.

  • Como fazer Umectação capilar com óleo de coco.

A umectação capilar se baseia em usar o óleo de coco puro nos fios e também no couro cabeludo, com isso todo o cabelo se beneficia com os nutrientes do óleo de coco, e fica mais saudável livre de ressecamento, alinhado, brilhoso, hidratado, soltinho e com efeito, mas liso e cachos definidos.

Para fazer você vai precisar apenas da quantidade de óleo de coco suficiente para o seu tamanho de cabelo.

Passo a passo:

  1. Coloque em um potinho a quantidade de óleo de coco suficiente para o seu tamanho de cabelo. Caso ele esteja solido devido as baixas temperaturas, leve ao micro-ondas por 10 segundos para derreter ou faça isso em banho maria.
  2. Em seguida com os cabelos secos aplique o óleo de coco em todo o cabelo da raiz as pontas, enluvando cada mecha e massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos, depois deixe agir por no mínimo 1 hora.
  3. Após deixar o óleo agir nos fios, lave com duas demãos de um shampoo que limpe bem os fios sem ressecar e hidrate em seguida usando uma máscara de hidratação de ação rápida.

Importante! É importante dizer que quanto mais você deixar o óleo no cabelo mais bonito o cabelo vai ficar e não se preocupe, pois, os fios não vão ficar oleosos.

Por isso uma dica legal é deixar o óleo nos fios em quanto você arruma a casa, faz suas tarefas ou até mesmo em quanto você dorme.

Usar o óleo durante a noite é conhecido como umectação capilar noturna, que é um tratamento mais potente que hidrata e recupera cabelos danificados.

A umectação capilar ou a umectação noturna, podem serem feitas 1 vez na semana.

Outra forma de usar o óleo de coco no cabelo é fazendo a umectação capilar inversa, que também deixa um efeito poderoso nos cabelos. Aprenda a fazer aqui: Hidratação caseira para cabelos ressecados e pontas espigadas

O que o óleo de coco faz no cabelo e Qual óleo de coco usar?

Ao comprar o óleo de coco para aplicar nos cabelos é muito importante que você compre o correto. Por isso escolha sempre aquele que for 100% vegetal e puro sem nenhum outro ativo em sua composição.

Muitas pessoas também ficam em duvida em relação ao óleo de coco extra virgem e virgem, porem os dois são a mesma coisa e dão o mesmo efeito nos fios, outra ótima opção que também é valida, é o óleo de coco orgânico.

E para quem não gosta do cheiro do óleo de coco, a novidade é que hoje já existem no mercado opções de óleos de cocos vegetais, puros e sem odor, maravilha né? Assim todo mundo pode usar!

O óleo de coco pode ser usado por todos?

Pode ficar 24 horas com óleo de coco no cabelo?

Sim! Por ser um óleo mais leve, ele pode ser usado tranquilamente por crianças, gestantes, lactantes e ate por quem tem cabelos oleosos ou mistos, pois ele não vai deixar os fios oleosos e pesados. Pode passar até na raiz ok?

E caso você queira fazer esse óleo maravilhoso de forma caseira é só conferir esse post: Como fazer óleo de coco caseiro extra virgem

Vídeos: Hidratações caseiras com óleo de coco

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, você gostou do post: Como usar óleo de coco no cabelo?… Deixe um comentário

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

Leia também

Pode deixar o óleo de coco no cabelo de um dia para o outro?

O óleo de coco pode ser usado de diversas formas no dia a dia para proteger e tratar os fios e tem diferentes objetivos. Na umectação, por exemplo, separe o cabelo em mechas e aplique o óleo de coco em todo o comprimento, deixando agir por ao menos 2 horas.

Qual o tempo máximo para ficar com óleo de coco no cabelo?

Graças ao seu alto poder de nutrição, o óleo de coco deixa os fios macios e hidratados novamente. Como fazer: com o cabelo limpo e seco, passe o óleo de coco em todo o comprimento e pontas. Para os cabelos secos, o óleo pode ser passado desde a raiz. Deixe agir por pelo menos 20 minutos e lave o cabelo normalmente.

Quanto tempo posso ficar com óleo no cabelo?

Na umectação tradicional, o óleo age nos cabelos por cerca de 2 horas. Esse tempo é o suficiente para entregar brilho, maciez e tirar o frizz dos cabelos que estão secos, sejam eles crespos ou cacheados ou até mesmo os lisos que estão danificados por química, por exemplo.

Pode deixar óleo no cabelo o dia todo?

Óleo vegetal para umectação capilar Agora você precisa definir o tempo que vai com ele no cabelo. Se você não tiver nenhum compromisso, pode até dormir com ele, mas se for sair, não é recomendado ficar com o óleo por muito tempo porque os fios ficam com aspecto oleoso.