Quem tem problema no coração pode tomar chá de orégano?

São Paulo - O inverno é um convite à preguiça. As baixas temperaturas deixam vazios parques e academias, que nessa época do ano perdem a preferência para ambientes mais quentes e aconchegantes. Quando o verão se aproxima há um desejo generalizado de “correr atrás do tempo perdido”. E é aí que mora o perigo.

A fórmula para eliminar o excesso de peso é simples e bastante conhecida. Ingerir calorias em menor quantidade e elevar o gasto calórico por meio da prática de exercícios físicos. Essa é a solução saudável e recomendada. Para alguns um método demorado, o que incentiva a busca por suplementos alimentares termogênicos, que prometem queima de gordura e disposição para a prática de exercícios.

O cardiologista Américo Tângari Jr., do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, alerta para os efeitos colaterais dos termogênicos no coração: “A principal característica dos termogênicos é provocar o aumento da temperatura corporal, acelerando o metabolismo. O organismo, ao tentar diminuir o calor, gasta mais energia. Como consequência, pode haver aceleração dos batimentos cardíacos, pressão alta, insônia, perda total de apetite, irritação e tremor”.

A solução saudável é intensificar a frequência dos exercícios físicos, contando sempre com orientação profissional. Alguns alimentos como gengibre, chá verde e canela são termogênicos naturais e podem ser utilizados com moderação: “Não existe milagre. Acostumar o coração, pulmão e aparelho locomotor à atividade física é um trabalho gradativo e constante”, recomenda Américo Tângari Jr.

Fique atento

- Exercícios físicos não devem causar dor e nem cansaço excessivo. Se ocorrer, melhor interromper a atividade e procurar acompanhamento profissional;
- Nunca utilize medicamentos sem orientação. A perda de sódio e potássio, por exemplo, comum em pessoas que fazem uso de diuréticos, se torna perigosa durante a atividade física intensa. Pode causar arritmias cardíacas perigosas.
- Atividades ao ar livre trazem como benefício uma melhor absorção do cálcio pelo organismo. Prefira o período da manhã, quando os raios solares são menos nocivos para a pele;
- Hidratação é fundamental. Dê preferência à água!
- Consuma alimentos saudáveis e mais leves antes do exercício. Eles serão responsáveis por garantir energia para a prática das atividades.

O orégano é um dos temperos mais usados no Brasil. Quem não gosta de uma pizza salpicada com orégano? Mas você sabia que o chá de orégano também é uma delícia, além de saudável? Afinal, a erva originária do Mediterrâneo apresenta diversos nutrientes importantes, como vitaminas A, C e do complexo B; ômega-3; zinco; magnésio; cálcio e potássio. Além de dar um toque especial no sabor de diferentes alimentos, uma boa opção de preparo dessa especiaria, visando usufruir de todas essas características, é o chá. O Eu Atleta conversou com a nutricionista Renata Buzzini, que vai ensinar duas receitas da bebida, com orégano seco e com orégano fresco. Em seguida, vai explicar quais os seus nutrientes, propriedades e benefícios, inclusive relacionados à pratica esportiva e ao emagrecimento.

Chá de orégano fresco: bebida oferece diversos benefícios, como redução do colesterol e do risco de doenças cardiovasculares — Foto: Istock Getty Images

Receitas

O orégano pode ser consumido através do uso das folhas frescas ou desidratadas, e é facilmente cultivado em pequenos jarros em casa. Porém, Renata Buzzini destaca que as folhas secas devem ser substituídas a cada três meses, pois elas perdem o aroma e o sabor com o tempo. A seguir, confira duas receitas de chá de orégano preparadas pela nutricionista:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de orégano secas;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

  1. Aqueça a água até ferver, desligue;
  2. Em uma xícara com as folhas de orégano, acrescente a água, tampe e deixe abafar por 5 minutos;
  3. Quando estiver morno, coe e beba.

Chá de folhas de orégano frescas

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folhas de orégano;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

  1. Ferva a água;
  2. Coloque as folhas de orégano no fundo da xícara, cubra com água, tampe e deixe descansar por 5 a 10 minutos;
  3. Quando amornar, sirva sem adoçar.

- O consumo do chá de orégano pode ocorrer de duas a três vezes ao dia. Porém, o ideal é buscar orientação de um nutricionista para receber indicações precisas de quantidade. O valor calórico de uma xícara de chá de orégano, seguindo essas receitinhas, é de apenas 5 calorias - aponta a nutricionista.

Benefícios do chá de orégano: emagrece?

Orégano seco: o chá da erva é um ótimo facilitador do emagrecimento — Foto: Istock Getty Images

Segundo Renata Buzzini, o chá de orégano é um ótimo facilitador do emagrecimento, pois essa erva apresenta carvacrol em sua composição, uma substância que ajuda a reduzir a inflamação nos tecidos adiposos e diminuir inchaços. Além disso, possui fibras, as quais prolongam a saciedade.

- Contudo, a perda ou o ganho de peso não estão relacionados exclusivamente ao chá, visto que ele apenas contribui com o emagrecimento se for associado a hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de atividades físicas. É importante ressaltar, ainda, que o consumo do chá pode ajudar a prevenir doenças e auxiliar na melhora de sintomas, no entanto, é indispensável buscar ajuda médica ou nutricional para indicar o melhor tratamento - explica a nutricionista.

A seguir, confira os principais benefícios conferidos pelo chá de orégano:

  • Auxílio no tratamento de asma;
  • Redução do risco de câncer colorretal;
  • Combate do envelhecimento precoce;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Redução de cólicas menstruais;
  • Regulação da menstruação;
  • Redução de inchaço;
  • Estímulo da digestão;
  • Redução do colesterol e do risco de doenças cardiovasculares;
  • Combate de inflamações;
  • Ação contra fungos e bactérias;
  • Coadjuvante no tratamento e prevenção de infecções urinárias.

A infusão apresenta diversos benefícios, sendo uma ótima opção contra a infecção urinária, já que o orégano possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que auxiliam no tratamento da condição. Além disso, o chá possui agentes antioxidantes e anti-inflamatórios que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.

- O carvacrol e os flavonoides presentes no orégano podem atuar como agentes de purificação do pulmão, limpando o trato respiratório e aliviando as tosses. Se ingerido antes da hora de dormir, pode garantir um sono mais calmo e relaxante. Pode também ajudar na digestão, por ser uma boa fonte de fibras, além de evitar a retenção de líquido e desidratação. Outra curiosidade é que ele combate a flatulência e a sensação de estufamento depois de uma refeição. Além disso, o cervacol e o timol são dois elementos de ação antibacteriana presentes na folha do orégano que ajudam na defesa contra possíveis bactérias capazes de atacar a pele, auxiliando também na prevenção do envelhecimento precoce - explica Renata Buzzini.

Benefícios relacionados à prática esportiva

- O orégano é rico em antioxidantes, compostos que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres nocivos no organismo, os quais correspondem a uma sequela do aumento do consumo de oxigênio que ocorre durante o exercício. Então, o que acontece? Quando a pessoa faz um exercício e tem um desgaste por fazer alguma atividade mais pesada, essa produção de radicais livres é aumentada. Por sua vez, essa quantidade de radicais livres aumentada no organismo tem uma relação direta com o dano muscular e até mesmo, no período de recuperação muscular. Então, é super importante fazer uma redução dos radicais livres, e o que chá de orégano é uma excelente alternativa para isso - explica Renata Buzzini.

Além disso, por ser rico em vitamina A e vitamina C, pode ajudar a fortalecer a imunidade, tornando o organismo menos propenso a doenças, infecções e inflamações. E minerais como manganês, ferro e cálcio, presentes em grande concentração no orégano, são excelentes para o fortalecimento dos ossos. Portanto, o chá desta especiaria é indicado como excelente alternativa contra a osteoporose e fortalecimento ósseo.

- Quando a pessoa pratica atividade física, é muito importante ter uma proteção dos ossos para não ter lesões nem desgaste ósseo. Então, por ajudarem no fortalecimento dos ossos, esses minerais presentes no orégano são super importantes, tanto pra combater a osteoporose quanto para aumentar a resistência dos atletas, os quais acabam podendo ter um desgaste ósseo maior, dependendo do tipo de atividade física praticada - conclui a nutricionista.

Indicações e contraindicações

De acordo com Renata Buzzini, não é indicado o uso de chás em geral durante a gestação, pois algumas ervas e especiarias podem ser abortivas ou até mesmo tóxicas. Para pessoas alérgicas ou intolerantes ao orégano, também não é indicado seu consumo (em forma de chá ou não), afinal, pode causar irritação na pele, vômito ou diarreia.

O chá desta especiaria é indicado para ação anti-inflamatória e antioxidante; fortalecimento do sistema imunológico; melhora da digestão; combate aos fungos e bactérias e estímulo à digestão.

Fonte:
Renata Buzzini
, nutricionista especializada em Saúde da Mulher pela Faculdade de Saúde Pública (USP) e Especializada em Adolescência pelo Departamento de Especialidades Pediátricas da Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Atua em nutrição clínica, cardapioterapia, consultoria nutricional e na participação e elaboração de trabalhos científicos.

Quem tem problema cardíaco pode tomar chá de orégano?

Porém, o chá de orégano não faz nenhum mal para você que também possui alguma comorbidade cardíaca. Bem pelo contrário, o orégano é rico em ferro e ômega 3, ele ajuda bastante o sistema cardiovascular e reduz o colesterol alto.

Quem não deve tomar chá de orégano?

Para pessoas alérgicas ou intolerantes ao orégano, também não é indicado seu consumo (em forma de chá ou não), afinal, pode causar irritação na pele, vômito ou diarreia.

Quais os chás que fazem mal para o coração?

Tomar chá em excesso pode ser perigoso Os chás preto, verde e mate, por exemplo, possuem cafeína. Essa substância é termogênica, aumenta a concentração e diminui a fadiga, o que é ótimo! Mas, quando consumida em excesso, ela pode causar ansiedade, taquicardia e aumento da pressão arterial.

Qual chá acelera o coração?

Chá para o coração acelerado: camomila Feito de uma flor que se assemelha muito à margarida, o chá de camomila é o queridinho quando se fala em bebida para relaxar. Suas propriedades calmantes ajudam a promover o bem-estar e a reduzir o estresse e a ansiedade, fatores que contribuem para a aceleração do coração.