Pode usar pasta Tandy em bebê?

Chegou a hora de escovar os dentinhos do seu bebê, mas aí bate a dúvida: posso usar creme dental com flúor? Papais e mamães sempre entram nessa pergunta já que os dentes ainda estão se desenvolvendo durante esse período. Mas a especialista Ana Paula Brugnera esclarece que pastas de dente com flúor são indicadas dependendo dos costumes de consumo do pequeno. Por exemplo, se houver a ingestão de açúcar, o flúor é importantíssimo na prevenção da cárie. Também é importante se atentar à concentração do elemento no creme dental, variando de acordo com a idade de seu filho. Para entender mais o assunto, a profissional explica como deve ser o uso do flúor com os primeiros dentes do bebê.

O flúor impede o aparecimento de problemas bucais

O flúor tem um importante papel na saúde bucal por seu um grande fortalecedor dos dentes. Muitos problemas bucais aparecem quando há uma descalcificação, destruindo o elemento dentário. A cárie, por exemplo, acontece quando as bactérias, naturalmente presentes nos dentes, começam a metabolizar o açúcar do restos alimentares. Assim, são liberados ácidos que provocam essa desmineralização. “O flúor consegue deixar os dentes menos susceptíveis a estes ácidos, fazendo essa proteção. Dessa forma, a bactéria precisa liberar ainda mais ácido, baixar mais o pH para conseguir desmineralizar o dente”, explica a profissional. A periodontista alerta, apesar disso, que o uso do flúor deve ser controlado, sempre com o acompanhamento de um especialista.

Bebês podem usar creme dental com flúor?

Sim, mas os papais devem ficar atentos às recomendações do produto, certificando-se sobre a idade indicada. “Os bebês até dois anos não tem indicação para uso do flúor, assim como também não devem ingerir açúcares”, alerta ela. O uso de cremes dentais com esse elemento protetor é indicado apenas quando o pequeno passa a consumir açúcar. Se isso for feito antes dos dois anos, o creme deve ser colocado na pasta no tamanho de uma porção de arroz e deve ter a concentração máxima de 1100 ppm de flúor. Dos dois ao seis anos o tamanho da porção de pasta pode ser igual ao de uma ervilha. “Já a partir de seis anos a quantidade de flúor muda para o tamanho de um feijão, e pode ser usado de 1100 a 1500 ppm de flúor”, conclui. É muito importante que esse processo seja feito ao lado de um odontopediatra, para que o profissional possa indicar o tipo de pasta de dente mais indicado.

A limpeza dos primeiros dentes no bebê deve ser feita antes de eles nascerem

Por conta da baixa imunidade e ainda desenvolvimento das camada dos dentes, os pequenos podem ficar mais sujeitos a desenvolverem problemas bucais. “As principais complicações bucais são cáries, aftas e dor com o nascimento dos dentinhos”, comenta ela. Para evitar a maioria desses quadros, é importante que os papais e mamães de plantão façam uma limpeza diária na região bucal do bebê. “A limpeza bucal deve ser feita desde antes da erupção dos primeiros dentes, com uma gaze. A partir do nascimento dos primeiros dentes, pode-se introduzir a escova dental”, indica ela. Para mais detalhes, não esqueça de levar seu pequeno a uma consulta com o odontopediatra.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Ana Paula Brugnera - Periodontista, atuando em odontopediatria, dentística, clareamento dental, implante dentário, siso, prótese e endodontia
São Paulo - SP
CRP-SP: 94994


Pode usar pasta Tandy em bebê?

É preciso, sim, cuidar da saúde bucal dos bebês e das crianças, desde muito cedo. Cada um com seu produto.

Durante muito tempo não havia consenso: é preciso escovar os dentes dos bebês? Deve-se usar uma pasta de dente com flúor? Em caso positivo, a partir de qual idade? E em qual concentração? Ouviam-se diferentes respostas e nem mesmo os especialistas se entendiam. No entanto, com a evolução das pesquisas e dos estudos na área da odontopediatria, tudo se tornou mais claro. É preciso, sim, cuidar da saúde bucal dos bebês e das crianças, desde muito cedo, e o flúor é um grande aliado na luta contra as cáries e outros problemas que podem afetar a saúde dos dentes.

Hoje, prevalece sobretudo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que indica a necessidade de uso de pasta de dente contendo pelo menos 1.000 ppm (partes por milhão) de flúor desde o aparecimento do primeiro dente. A Associação Brasileira de Odontologia adotou essa regra e passou a recomendar o uso de creme dental com flúor mesmo em bebês, na quantidade equivalente a “um grão de arroz” – e esse grão de arroz acabou se tornando uma medida quase universal. (Imagem 2) Em relação às faixas etárias, o que muda é o tipo de escova, que deve ser a que tem a menor área e seja a mais macia possível para o bebê e a criança pequena. Nesse aspecto, a qualidade da escova e a forma de escovação são os cuidados mais importantes, assim como a preocupação com a criação do hábito de escovar os dentes depois das refeições e à noite, invariavelmente. Desde que assimilada adequadamente pela criança, essa rotina se prolongará pela vida inteira.

Pode usar pasta Tandy em bebê?

Mas sempre se deve levar em conta que a criança precisa aprender a gostar de escovar os dentes, e nunca achar que é uma obrigação desagradável. Além da escolha de um gel dental com a fórmula mais indicada, com flúor na medida certa, vale muito o sabor. A criança precisa aprender a gostar de escovar os dentes e entender por que uma boa dentição será tão importante no futuro.

Pode usar pasta Tandy em bebê?

No Brasil, o Gel Dental Tandy foi pioneiro e fez história ao surgir ainda em 1989 como um produto inédito. Foi o primeiro creme dental específico para crianças lançado no país, não abrasivo, com flúor ativo e ação anticárie. A partir do lançamento de Tandy, com seus diferentes sabores, o mercado seguiu a tendência e consolidou o modelo de creme dental infantil com flúor ativo. Mas, na memória das crianças da época, hoje adultos, nada nunca se comparou ao sabor de Tandy, diferente de todos os outros.

Pode usar pasta Tandy em bebê?

Qual a idade para usar Tandy?

Indicação de uso. O produto é ideal para uso infantil, indicado para crianças com idade entre seis e nove anos.

Pode usar Tandy?

Escova Dental Colgate Tandy Contém 1.100 ppm (partes por milhão) de flúor, a concentração ideal para crianças segundo a Organização Mundial da Saúde. Pode ser usado a partir da aparição do primeiro dente.

Qual a melhor pasta para escovar os dentes do bebê?

Melhores Pastas de Dentes Infantis de 2022.
1.1 Creme Dental My First Sem Flúor – Colgate..
1.2 KIT Creme Dental Infantil 7 sabores – Edel White..
1.3 Creme Dental Infantil – Malvatrikids..
1.4 Gel Dental Infantil Mundo Bita Sem Flúor – Power dent..
1.5 Gel Dental Cocoricó com Flúor Sabor Tutti Frutti – Bitufo..

Quanto flúor tem Tandy?

Cada creme dental da linha Creme dental Colgate Tandy conta com uma fórmula que traz 1100 ppm de flúor em cada embalagem unitária, que é a quantidade indicada pela Associação Brasileira de Odontopediatria.