Por que as moléculas de H2O HF é NH3 possuem maiores pontos de ebulição do que H2S HCL é ph3?

Exercícios Resolvidos de Pontos de fusão e ebulição

Ver Teoria

Enunciado

Passo 1

Para descobrirmos qual das substâncias tem o ponto de fusão mais alto, precisamos pensar na interação intermolecular que cada uma faz! Quanto mais forte a interação intermolecular, maior o ponto de fusão...

a) O H C l é um composto molecular, enquanto o N a C l  é iônico. Isso quer dizer que as moléculas do HCl vão interagir por dipolo-dipolo (já que ele é polar), mas as moléculas do NaCl vão interagir por íon-íon, que é extremamente mais forte!!!

Ou seja, o ponto de fusão do NaCl vai ser muiiiiiiiiiito maior que o do HCl.

Passo 2

b) O dietil-éter é formado por uma cadeia carbônica ligada no oxigênio e ligada a mais dois carbonos. Isso é, as duas ligações que o oxigênio faz são O - C. Ele é uma molécula polar, como a gente pode ver aqui:

Por que as moléculas de H2O HF é NH3 possuem maiores pontos de ebulição do que H2S HCL é ph3?

(Só substituir um dos Hs ligados ao C por um C H 3 😊).

Consequentemente, o dietil-éter faz dipolo-dipolo.

O butanol também é polar, mas, pela presença da hidroxila (OH), ele tem um diferencial: a ligação O - H . Essa ligação garante que essa substância faça ligação de hidrogênio, que é mais forte do que a dipolo-dipolo.

Portanto, o butanol tem um ponto de fusão maior.

Passo 3

c) Ambas as moléculas são polares e fazem dipolo-dipolo. Agora, precisamos usar os critérios de comparação para saber qual vai ter interações mais fortes!

Como o I é muito mais pesado que o F, a massa molar do C H I 3 vai ser muito maior do que a massa molar do C H F 3 , e, portanto, suas interações serão mais fortes!

Assim, o ponto de fusão do C H I 3 é maior.

Passo 4

d) O C 2 H 4 é uma molécula apolar, como a gente pode ver aqui:

Por que as moléculas de H2O HF é NH3 possuem maiores pontos de ebulição do que H2S HCL é ph3?

Assim, ele faz dipolo-induzido, ou forças de dispersão. Já o metanol é uma molécula polar que contém uma ligação O - H e, portanto, faz ligação de hidrogênio, que é beeem mais forte.

Assim, o C H 3 O H vai ter um ponto de fusão maior!

Resposta

a) NaCl

b) C 4 H 9 O H

c) C H I 3

d) C H 3 O H

Exercícios de Livros Relacionados

61 O ponto de ebulição normal do N H 3 é - 3 3 ° C e o do N F 3 , que tem massa molar maior, é - 129 ° C . Explique a diferença

Ver Mais

Examine a Fig. 5.9. Explique a grande diferença nos pontos de ebulição do H 2 O e os demais membros da série ( H 2 S a H 2 T e ).Explique o aumento constante dos pontos de ebulição das séries C H 4 a

Ver Mais

O ponto de ebulição normal da trimetil-fosfina, P(CH3)3, é 38,4°C e sua pressão de vapor, em -45,21°C, é 13 Torr. Calcule a) a entalpia padrão de vaporização da trimetil-fosfina; b) a entropia padrão

Ver Mais

O cloro-metano ( C H 3 C l ), o metano e ácido acético ( C H 3 C O O H ) formam sólidos moleculares. Que tipos de forças mantêm essas moléculas em um sólido molecular?Coloque os sólidos em ordem cresc

Ver Mais

Os seguintes pontos de ebulição dados abaixo correspondem às substâncias da lista. Faça corresponder os pontos de ebulição e as substâncias, levando em consideração as intensidades das forças intermol

Ver Mais

Ver Também

Ver tudo sobre QuímicaVer tudo sobre Interações IntermolecularesLista de exercícios de Pontos de fusão e ebulição

Com estes exercícios, é possível avaliar seus conhecimentos sobre a relação entre força intermolecular, temperatura de fusão e ebulição e o estado físico das substâncias. Publicado por: Diogo Lopes Dias

Assinale a alternativa que contém a ordem crescente da temperatura de ebulição das seguintes espécies químicas: Cl2; Ar; NO e HF. Dados: Cl: 35,5 g/mol; Ar: 40 g/mol; F: 19 g/mol; N: 14 g/mol; O: 16 g/mol.

a) Cl2 < Ar < NO < HF

b) HF > NO > Ar > Cl2

c) HF > NO > Cl2 > Ar

d) Cl2 > Ar > NO > HF

e) Ar < Cl2 < NO < HF

Dada a tabela abaixo, contendo as substâncias HF, HCl, HBr e HI, e seus respectivos pontos de ebulição:

Por que as moléculas de H2O HF é NH3 possuem maiores pontos de ebulição do que H2S HCL é ph3?

Podemos afirmar que:

a) O HF apresenta maior PE, pois tem na sua estrutura o haleto de menor tamanho, que torna a interação entre as moléculas mais fortes.

b) Ausência de polaridade de cada uma das substâncias.

c) Maior massa molecular do Hbr, quando comparado aos demais, favorece que ele tenha um menor ponto de ebulição.

d) A substância HF possui o maior ponto de ebulição. Isso se deve à formação de ligações de hidrogênio por essa substância.

e) O ponto de ebulição do HF deve-se à capacidade dessa substância de formar ligação do tipo iônica intermolecular.

(IFGO) Considere o quadro a seguir. Ele apresenta as temperaturas de fusão e de ebulição das substâncias Cl2, ICl e I2:

Por que as moléculas de H2O HF é NH3 possuem maiores pontos de ebulição do que H2S HCL é ph3?

Considerando-se essas substâncias e suas propriedades, é correto afirmar que:

a) No Cl2, as interações intermoleculares são mais fortes que no I2.

b) Nas condições normais de temperatura e pressão, o Cl2 é gasoso, o ICl é líquido e o I2 é sólido.

c) Na molécula do ICl, a nuvem eletrônica da ligação covalente está mais deslocada para o átomo de cloro.

d) No ICl, as interações intermoleculares são, exclusivamente, do tipo dipolo instantâneo–dipolo induzido.

e) O ponto de fusão da molécula de I2 é o maior das três substâncias em função das suas interações intermoleculares serem mais intensas.

(UFC-CE) Sabendo-se que a temperatura de ebulição de uma substância depende da intensidade das forças intermoleculares presentes, assinale a alternativa que corretamente apresenta as substâncias em ordem crescente de temperatura de ebulição.

a) H2, N2, O2, Br2

b) N2, Br2, O2, Br2

c) Br2, O2, N2, H2

d) Br2, N2, H2, O2

e) O2, Br2, N2, H2

Letra e). Para colocar as substâncias em ordem crescente de temperatura de ebulição, inicialmente devemos determinar os tipos de força intermolecular, pois, quanto maior a força, maior o ponto de ebulição. Assim, seguindo esse princípio:

Ligação de hidrogênio > Dipolo-dipolo > dipolo induzido

  • Cl2: dipolo induzido, por ser apolar;

  • Ar: dipolo induzido, por ser apolar;

  • NO: dipolo-dipolo, por ser polar;

  • HF: ligação de hidrogênio, por ser polar e ter H ligado com F;

Dessa forma, sabemos que o HF tem o maior ponto de ebulição e que o NO tem o segundo maior. Para comparar Ar com Cl2, basta determinar a massa molar deles a partir das massas atômicas dadas no exercício.

  • Ar: tem massa 40 g/mol;

  • Cl2: 71 g/mol.

O composto de maior massa, com o mesmo tipo de força, sempre tem maior ponto de ebulição. Assim, a ordem crescente dos pontos de ebulição no exercício será:

Ar < Cl2 < NO < HF

Letra d). A resposta é a alternativa d, porque:

a- Falsa, pois o que torna a interação entre as moléculas de HF é o fato de o flúor ser o elemento de maior eletronegatividade da tabela periódica.

b- Falsa, pois todas as moléculas são diatômicas e com elementos diferentes, por essa razão, todas são polares.

c- Falsa, pois o HBr não apresenta a maior massa molar (1 g/mol do H e 80 g/mol do Br), e sim o HI (1 g/mol do H e 127 g/mol do I). Além disso, a maior massa (para compostos com mesmo tipo de força intermolecular) resulta em maior ponto de ebulição.

d- Verdadeira, pois ligação de hidrogênio ocorre em moléculas polares, e ter H ligado com F, O, ou N.

e- Falsa, pois o HF é um composto molecular. Ele não possui ligação iônica por não apresentar metal em sua composição.

Letra c). A resposta é a letra c, porque:

a- Falsa, ambos os compostos são apolares e interagem por dipolo induzido, porém o composto de maior massa, I2, sempre tem maior interação intermolecular. Nesse exercício, temos Cl2 (71 g/mol) e I2 (254 g/mol).

b- Falsa, nas condições normais de temperatura e pressão, a temperatura é de 0 oC, o que faz com que o Cl2 seja líquido, o ICl sólido, e o I2 sólido.

c- Verdadeiro, a nuvem eletrônica está deslocada para o lado do cloro no ICl pelo fato de o cloro ser mais eletronegativo.

d- Falso, pois o ICl é diatômico, com elementos diferentes, logo, é polar e apresenta força intermolecular dipolo-dipolo.

e- Falsa, pois o I2 apresenta força intermolecular dipolo induzido que é menos intensa que o dipolo-dipolo do ICl, porém a diferença de massa entre suas moléculas é muito grande.

Letra a). Nesse exercício, há apenas moléculas diatômicas com átomos iguais, fazendo com que todas sejam apolares e interajam por dipolo induzido. Assim, para colocar as moléculas em ordem crescente, será necessário determinar a massa molecular, pois, quanto maior a massa, maior a interação e maior o ponto de ebulição:

  • H2: 2 g/mol;

  • N2: 28 g/mol;

  • Br2: 160 g/mol;

  • O2: 32 g/mol.

Portanto, a ordem crescente (menor para o maior) é:

H2, N2, O2, Br2

Por que o HF possui ponto de ebulição maior do que o HCl?

O fluoreto de hidrogênio tem uma temperatura de ebulição mais elevada pois as interações intermoleculares feitas por eles são Ligações de Hidrogênio, enquanto do cloreto de hidrogênio faz Ligação Dipolo-Dipolo.

Por que em termos de forças intermoleculares o NH3 tem maior ponto de ebulição que o CH4?

12- Explique em termos de forças intermoleculres, por que (a)NH3 tem maior ponto de ebulição do que o CH4: a amônia tem maior ponto de ebulição pois apresenta ligações de hidrogênio que requer muita energia para quebrar enquanto que o metano apresenta um dipolo induzido que é muito mais fraca que a ligação de ...

Por que os valores dos pontos de ebulição de H2O NH 3 é HF são muito superiores aos valores dos pontos de ebulição de H2S PH 3 é HCl?

O ponto de ebulição do HF é muito diferente em relação às outras substâncias, apesar de todas elas serem polares. Isso porque apenas essa substância realiza entre suas moléculas as forças intermoleculares mais intensas existentes, denominadas ligações de hidrogênio.

Por que a ligação de hidrogênio entre moléculas NH3 é mais forte que entre moléculas HCl?

Ligações de hidrogênio: interação mais intensa que ocorre entre moléculas contendo átomos de hidrogênio ligados a átomos de nitrogênio, flúor e oxigênio. Estes átomos são muito eletronegativos, por isso a interação fica mais forte e deixa os pólos δ + e δ- mais acentuados.