Por que o Japão atacou os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial?

Pearl Harbor: o que estava por trás do ataque japonês aos EUA

8 dezembro 2021

Há 80 anos, duas horas de bombardeio no meio do Pacífico mudaram drasticamente o rumo da Segunda Guerra Mundial.

Em 7 de dezembro de 1941, o Japão atacou de surpresa a base naval americana de Pearl Harbor, no arquipélago do Havaí.

Uma manobra surpreendente que causou consternação e que provocou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, o que mudou radicalmente o destino do conflito.

Neste vídeo, Adriano Brito explica o que estava por trás do ataque-surpresa dos japoneses, como ele se desenrolou e quais consequências teve.

Confira.

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito iniciado em 1939 e finalizado em 1945 e possuiu cenários de guerra espalhados por várias partes do mundo. Um desses cenários foi o sudoeste asiático e o Oceano Pacífico, onde houve a mobilização de exércitos japoneses contra americanos.

O Japão, durante a Segunda Guerra Mundial, era membro do Eixo, grupo que havia sido formado por Alemanha, Itália e Japão após a assinatura do Pacto Tripartite em 1940. Já os Estados Unidos lutaram ao lado dos Aliados a partir de 1941. Os Aliados, além dos Estados Unidos, contavam com Reino Unido, União Soviética e a França.

Japão no pré-guerra

Durante a década de 1930, o Japão era um país extremamente nacionalista, apresentava posturas agressivas de imperialismo e era dominado politicamente pela extrema-direita. Essa configuração do Japão foi construída a partir da Restauração Meiji, que resultou, além da modernização econômica do país, no surgimento de um culto ao Imperador e na valorização do nacionalismo.

As primeiras posturas imperialistas do Japão foram manifestadas contra a China. O Japão via com maus olhos a crescente presença estrangeira em território chinês e passou a defender a extensão da sua influência sobre esse território. Isso resultou em um atrito político com a Rússia e, no começo do século XX, a Guerra russo-japonesa foi travada entre as duas nações pelo controle da Península da Coreia e da Manchúria. A vitória japonesa resultou em uma onda de entusiasmo nacionalista.

Nesse contexto, cresceu a rivalidade entre Japão e Estados Unidos. No final da década de 1910, o Japão estipulou 21 exigências sobre o território chinês, mas elas foram vetadas por influência americana. Além disso, durante esse período, os Estados Unidos negaram vistos para cidadãos japoneses que iam aos Estados Unidos.

A radicalização política do Japão fortaleceu-se na década de 1920 com o aval do Imperador Hiroíto, que passou a defender um conflito armado e direto contra os Estados Unidos. Poucos membros do Exército e Marinha japoneses eram contrários a essa ideia. A postura agressiva defendida pela sociedade japonesa durante a década de 1930 ficou conhecida como Ofensiva Sul e defendia que o Japão não poderia permitir a influência das potências ocidentais sobre territórios colonizados na Ásia|1|.

Os primeiros atos de agressão japonesa durante a década de 1930 foram a invasão da Manchúria em 1933 e a sua anexação ao território japonês. Essa postura deu início à chamada Segunda Guerra Sino-japonesa em 1937, que se estendeu até 1945.

Ataque a Pearl Habor e Guerra contra os EUA

Por que o Japão atacou os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial?

Aviões americanos na base aérea da ilha de Guadalcanal. Foto de janeiro de 1943

No final de 1941, era evidente para a inteligência americana que o Japão planejava atacar os EUA. O ataque foi elaborado pelo general Isoroku Yamamoto e atingiu a base naval americana de Pearl Harbor, localizada no Havaí. Esse fato aconteceu em 7 de dezembro de 1941 e resultou na destruição parcial da frota americana. Por causa desse ato, os Estados Unidos declararam guerra ao Japão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A primeira fase desse conflito foi caracterizada pelas vitórias japonesas. Em poucos meses, o Japão derrotou ingleses, franceses e americanos em várias partes da Ásia: Filipinas, Cingapura, Malásia, Birmânia etc. A presença japonesa na China e as conquistas realizadas no sudoeste asiático resultaram em vários relatos de violência e atrocidades contra a população local e contra os exércitos adversários. O historiador Max Hastings retrata algumas das ações japonesas:

Os japoneses passaram a tratar os prisioneiros do modo como eles pretendiam seguir na guerra. Depois da queda de Hong Kong, no Natal de 1941, os invasores iniciaram uma orgia de estupros e massacres que se estendeu a freiras e enfermeiras e a pacientes de hospital mortos a baioneta em seus leitos. Cenas similares ocorreram em Java e em Sumatra, as maiores ilhas das Índias Orientais Holandesas […]. O exército japonês manteve em suas novas conquistas a tradição de selvageria estabelecida na China […] |2|.

Apesar das vitórias iniciais, o decorrer do conflito mostrou a recuperação do Exército e da Marinha americana gradativamente. Isso se explica pelo fato de a economia americana ser muito maior que a japonesa, portanto, poderia sustentar uma guerra a longo prazo, diferentemente dos japoneses. Além disso, a produção de armamentos e embarcações para guerra nos Estados Unidos era muito maior.

O conflito no Pacífico estendeu-se até setembro de 1945, quando o Japão rendeu-se. A partir do segundo semestre de 1942, os Estados Unidos passaram a ganhar todas as grandes batalhas. As grandes batalhas a partir de 1942 foram:

  1. Batalha de Midway (junho de 1942): tentativa japonesa de invadir as Ilhas Midway. Foram derrotados pela Marinha americana, e a capacidade de guerra do Japão foi prejudicada de maneira permanente após essa batalha.

  2. Batalha de Guadalcanal (agosto de 1942 a fevereiro de 1943): invasão americana da Ilha de Guadalcanal. O objetivo – alcançado com sucesso – era tomar a ilha para impedir que o Japão a utilizasse como base aérea.

  3. Batalha de Tarawa (novembro de 1943): conquista americana da ilha de Tarawa, o que permitiu aos Estados Unidos utilizar a ilha como base e destruir a aeronáutica japonesa durante 1944.

Ocorreram vitórias americanas significativas também nas Filipinas, Iwo Jiwa e Okinawa. Entretanto, a resignação japonesa em lutar até a morte deixou bem claro para os comandantes americanos que a invasão do Japão resultaria em milhares de mortes de soldados americanos. A partir dessa conclusão, optaram por utilizar uma arma poderosa que haviam desenvolvido – bombas nucleares.

Foram escolhidas duas cidades importantes no Japão – Hiroshima e Nagasaki – para serem alvos das bombas. O ataque ocorreu em 6 de agosto, em Hiroshima, e em 9 de agosto de 1945, em Nagasaki. A destruição completa das duas cidades forçou o governo japonês a assinar a rendição incondicional em setembro de 1945. A transição do Japão após a rendição foi toda realizada pelos Estados Unidos conforme os termos impostos ao Japão.

|1| BEHR, Edward. Hiroíto – por trás da lenda. São Paulo: Globo, 1991, p.77.
|2| HASTINGS, Max. O mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro, Intrínseca, 2012, p. 231-232.

Por que Japão e Estados Unidos entraram em guerra?

O ataque à base naval de Pearl Harbor, realizado pelo Japão em 1941, levou à entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. O ataque japonês contra a base naval de Pearl Harbor, localizada no Havaí, em 7 de dezembro de 1941, levou à entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Qual o motivo do ataque japonês a Pearl Harbor?

As forças japonesas, compostas por seis porta-aviões e mais de 400 navios, pegaram a frota norte-americana desprevenida, e o ataque à base americana de Pearl Harbor foi um verdadeiro massacre que resultou em mais de 2 mil mortos e em cinco encouraçados afundados e muitos outros danificados do lado norte-americano.