Por que estudar matemática Qual a importância da matemática em nossas vidas?

592 palavras 3 páginas

A presença da Matemática em nosso cotidiano

A Matemática é fundamental em nosso dia-a-dia. Atualmente, com os avanços científicos e tecnológicos e a criação de novas áreas de conhecimento, mais do que nunca a matemática torna-se necessárias. Ela esta sendo usada com muita frequência em nosso cotidiano.
Não são necessários muitos argumentos para convencer as pessoas sobre a importância da matemática em nossas vidas. Sabe-se o valor que os números e as operações numéricas têm na vida da maioria das pessoas, e também, a matemática tem se tornado indispensável para o cotidiano do ser humano, pois, está presente na sociedade desde os tempos mais remotos, e, a cada dia que passa está se expandindo mais e mais. Chegou o momento em que a humanidade percebeu que não dá pra viver sem os conhecimentos matemáticos, ou seja, a Matemática desempenha um papel de fundamental importância nos âmbitos da sociedade, desde uma simples compra de um produto, até as mais complexas situações cotidianas.
Dessa maneira é notável a presença da matemática e a utilidade dela no meio em que vivemos.
Postado por Jailze Souza e Naiane Mercêsàs 17:48Nenhum comentário:
Exemplos básicos da Matemática em nosso dia-a-dia
Analisando uma dona de casa preparando um bolo, podemos perceber o quanto é usado a matemática.

· Ao utilizar o quilo da farinha de trigo, usa a medida de massa;
· Medindo um litro de leite, usa a medida de capacidade;
· Para assar o bolo ela precisa usar o as horas, que é uma medida de tempo.

Às vezes nem percebemos que estamos usando matemática, com é caso de donas de casa.

“Televisão tela plana por apenas 700,00 R$ à vista, e no prazo, 10 parcelas de 99,90 R$”.

Este exemplo é bem comum em nossa sociedade. Percebe-se que nas relações de compras à prazo o produto sai mais caro que na compra à vista. Por mais que as coisas estejam melhorando, ainda existem incidências de juros, entre outros, o que faz dessa modalidade a mais cara de todas. Por isso, devem-se


Relacionados

  • A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO COTIDIANO, E A FORMA COMO É TRATADA NAS INTITUIÇÕES DE ENSINO

    3022 palavras | 13 páginas

    A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO COTIDIANO, E A FORMA COMO É TRATADA NAS INTITUIÇÕES DE ENSINO SÃO PEDRO DA CIPA - MT 2013 UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES ROSEILDO NUNES DA CRUZ A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO COTIDIANO, E A FORMA COMO É TRATADA NAS INTITUIÇÕES DE ENSINO Artigo científico apresentado Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do titulo de especialista em Matemática Financeira….

  • todos

    797 palavras | 4 páginas

    3Qual a importância de matemática da formação e atuação profissional de qm esta iniciando no mercado de trabalho 2Como o domínio da matemática pode torna o nosso cotidiano mais fácil 1Pq a matemática e importante para o nosso dia a dia 1 qual a importância da matemática no nosso dia a dia? Porque a Matemática tem muita importância na vida das pessoas. O dia-a-dia está cheio de situações nas quais lidamos com o número, com as operações, com o pensamento combinatório, com a proporcionalidade….

  • btd hgvhg hhb

    31248 palavras | 125 páginas

    vQual a importância da Matemática. A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos decasa e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentaçõesfinanceiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento….

  • A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

    1870 palavras | 8 páginas

    A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CLAUDINEIA GONÇALVES ROCHA SILVA FABIANO HILÁRIO RAMIRES MARCIA DA LUZ MORALES JUÍNA/MT, 2014 1. RESUMO Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de estudar a importância da matemática ensinada nas escolas e ao mesmo tempo verificar se o aluno consegue associar o conhecimento matemático com atividades desenvolvidas no cotidiano. Utilizou de….

  • A ESTATÍSTICA NA ESCOLA.

    2823 palavras | 12 páginas

    Pró Saber, como requisito parcial obrigatório para conclusão do curso de Pós-Graduação em Matemática financeira e estatística. Orientador: Prof. Jan Santana Feira de Santana 2013 RESUMO: Este artigo descreve a importância do ensino da estatística na educação básica, sendo coletado o depoimento de professores de matemática e analise de coleções de livros didáticos sobre o tópico da estatística, pois ela é uma disciplina….

  • plano de aula

    375 palavras | 2 páginas

    OFICINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: GERAL: Construir o significado do número a partir de seus diferentes usos no contexto social e matemático, explorando situações-problema, que envolvam contagens, medidas, códigos e operações. ESPECÍFICOS: Desenvolver a análise e a percepção dos problemas matemáticos de forma que os(as) alunos(as) tenham uma aprendizagem significativa; Mostrar a importância da matemática no cotidiano; Fazer dinâmicas envolvendo as operações matemáticas para que o(a)….

  • Monografia - Licenciatura em Matemática

    5262 palavras | 22 páginas

    quais as deficiências dos alunos, de conceitos simples da matemática comercial. Para isso, iremos analisar as noções de compra e venda de mercadorias, ideia de lucro e prejuízo, descontos e acréscimo e conceitos de preço de venda e de custo, utilizando conceitos de porcentagem como método prático de ensino. Foi desenvolvido a partir da ideia de que a Matemática pode ser utilizada para resolver situações-problema que estão em nosso cotidiano, para obter respostas sobre o que pode acontecer no mundo….

  • matematica no cotidiano e na sociedade

    5062 palavras | 21 páginas

    A Matemática no Cotidiano e na Sociedade 16:33 Lucas Liza 1 comment A distância entre a Matemática e a realidade do aluno chegou a um ponto, em qua a própria disciplina pode ter perdido o significado na escola. Como os alunos vêem a Matemática no contexto social em que estão inseridos? Quais relações eles estabelecem entre a matemática e as outras ciências? Como eles consideram a possiblidade de aplicar a matemática no cotidiano e no seu futuro profissional? A seguir um artigo, publicado….

  • CONCEPÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA

    5727 palavras | 23 páginas

    FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES VALDIZA PEREIRA FERNANDES CONCEPÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE – PB 2014 VALDIZA PEREIRA FERNANDES CONCEPÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA Monografia apresentada ao Curso de Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas interdisciplinares da….

  • projeto

    16835 palavras | 68 páginas

    Introdução: Desde os primórdios da civilização, o homem desenvolve tecnologias para facilitar seu cotidiano, sejam ferramentas simples tais como talheres, cadeiras, ou mais avançadas como estradas, barcos, veículos, etc. Concomitantemente, as evoluções acabam por desenvolver meios e necessidades de novas inovações assim, ao se aventurar pelas águas e desenvolver embarcações, criou-se a necessidade de meios alternativos viáveis para resolver problemas que a natureza ou a ação do homem possam vir….

Outros Trabalhos Populares

Qual e a importância da matemática em nossas vidas?

A matemática carrega um componente lógico, quando utilizado nas decisões cotidianas, acaba sendo o melhor para o todo”. Para ele, a evolução dessa matéria é fundamental para o mundo moderno atual. "Essa competência está sempre velada em nossas ações e, muitas vezes, é coibida.

Qual e a importância da matemática na vida escolar?

Nos anos iniciais, a Matemática é de grande importância para os alunos, além de servir como suporte para as demais séries, ela desenvolve nos alunos o pensamento lógico, o olhar crítico sobre os conceitos construídos, além de envolver o que é aprendido com o dia-dia.

Como a matemática faz parte da nossa vida?

Sabemos que a Matemática está presente em tudo a nossa volta. Ela está nas pequenas ações que realizamos no nosso dia a dia, como, por exemplo, ir às compra, preparar uma receita, brincar e jogar, contar o tempo no relógio, na música, etc. Assim, investigar situações é a ciência do raciocínio lógico!