Por quê mordo o labio toda vez qus vou comer

Por quê mordo o labio toda vez qus vou comer
Vou explicar como ocorre a mastigação: O alimento precisa ser macerado nos dentes, mas não temos dentes em toda boca, nossos dentes estão alinhados em um arco e para que o alimento fique na região que estão os dentes temos a ação da língua e das bochechas que são músculos que empurram o alimento para a região que estão os dentes.

Esse processo é involuntário, ocorre naturalmente sem que a pessoa perceba.

Agora em situações de stress e ansiedade a pessoa pode involuntariamente contrair os músculos da mastigação e morder as bochechas.

Em situações em que os dentes estão desalinhados, um dente sai da linha de oclusão pode também provocar uma injúria na bochecha.

Assim como uma prótese mal adaptada também pode estar machucando a bochecha.

Os Dentes do Siso muitas vezes não tem espaço para eles e quando a pessoa morde o músculo da bochecha fica sobre ele, machucando assim a bochecha.

Esses machucados frequentes no mesmo local deixam a mucosa da bochecha mais grossa, é como se fosse um calo, forma um tecido fibroso, e em alguns casos faz com que a pessoa morda ainda mais as bochechas.


Por que mordemos a bochecha? Saiba mais sobre os possíveis problemas na Mastigação.:
Por quê mordo o labio toda vez qus vou comer
Veja no YouTube
Por quê mordo o labio toda vez qus vou comer
Veja no Facebook
Por quê mordo o labio toda vez qus vou comer
Veja no Instagram

Dra. Lais Helena Frias Ferraz Parolari
Cirurgiã Dentista (CRO MT 3362)

Programa Bem Estar TV Globo

Não mastigar os alimentos adequadamente pode atrapalhar a digestão

Se você perguntar para as pessoas como elas mastigam, poucas saberão responder. As pessoas não prestam atenção se o alimento está dos dois lados ou de um só e é muito importante mastigar dos dois lados. Pessoas que mastigam errado podem ter problemas na ATM: travamento articulatório, dor e estalos ao mastigar.

 Mastigar mal pode atrapalhar a digestão, porque faz com que você não absorva os nutrientes da refeição. Outra coisa é que a pessoa acaba engolindo o ar junto com a refeição ou tomando muito líquido. Além de ingerir calorias em excesso, faz com que a pessoa possa ter sintomas de distensão abdominal, desconforto. A grande dica é poder tirar um intervalo para fazer a refeição com calma, saborear o alimento e não ingerir líquidos com a refeição.

Por quê mordo o labio toda vez qus vou comer
clique na imagem para assistir ao programa

Mordida cruzada

O número de crianças com mordida cruzada é alto. É importante identificar na infância, pois é mais simples de corrigir o problema. Entre as causas estão a questão genética, respirar pela boca, chupar o dedo ou chupar demais chupeta, a postura da criança, apoiando a mao no rosto, hábitos alimentares modernos (alimentos mais macios), posição e hábitos inadequados de língua ao falar e engolir.

A mordida cruzada atrapalha a mastigação e pode causar outros problemas futuros: desgaste e perda dos dentes e retração gengival. O uso de aparelhos ortodônticos por três meses já resolve o problema das crianças. Em adultos é mais difícil porque o osso é mais duro.

Morder a bochecha, lábios ou língua toda hora pode ser sinal de problemas com a mastigação. Morder de vez em quando não é problema, mas se está recorrente precisa investigar. Tem pessoas que mordem tanto as bochechas que criam um “calo”, como se fosse uma linha branca na bochecha. Quando o dentista observa esta linha já pode desconfiar de algo anormal.

O que significa morder os lábios na hora de comer?

Pode ocorrer como uma reação ao estresse, ansiedade ou tédio. Algumas pessoas podem até morder a bochecha durante o sono. Alguns indivíduos que enfrentam situações estressantes podem morder suas bochechas. Um estudo de 2019 observou uma associação entre o hábito de morder as mucosas bucais e casos de depressão.

Qual é o motivo de morder os lábios?

Na maioria dos casos, essa é uma forma de lidar com o estresse ou a ansiedade, mas também pode ser apenas um costume ruim. Por fim, há indivíduos que fazem isso de maneira acidental, devido a problemas dentários. É difícil se desfazer desse “vício”, mas a possibilidade sempre existe.