Por que o chinchila não pode se molhar

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Por que o chinchila não pode se molhar

A chinchila, roedor de origem latino-americana, vem se tornando cada vez mais popular como pet por seu comportamento ativo e sociável (Foto: Unplash/CreativeCommons)

A Chinchillidae, ou chinchila, é uma pequena roedora nativa das Cordilheiras dos Andes. Com ancestralidade datando a 41 milhões de anos e parentesco com porquinhos-da-Índia e porcos-espinhos, elas foram umas das primeiras roedoras a habitar a América do Sul e as regiões montanhosas latino-americanas. Acostumadas a baixas tempeaturas, esses animais são conhecidos por sua característica pelagem fofa - e pelo curioso fato de que não podem tomar banho.

Segundo André Grespan, médico-veterinário de uma clínica especializada em animais silvestres e exóticos,a pelagem densa das chinchilas é uma adaptação evolutiva da espécie ao clima árido e frio de sua origem. Apesar do folículo peloso do roedor ser muito fino, existe uma grande quantidade de fios em seu corpo, e essa densidade é justamente o motivo pelo qual não se é recomendado banhar o animal com água.

"O pelame de uma chinchila absorve água facilmente e é difícil de secar, o que significa que ela pode ficar úmida por um longo tempo", explica o especialista. O pelo do pet, em si, não é adaptado para ficar molhado, e isso pode propiciar problemas, como o aparecimento de fungos de pele e queda dos fios, além de hipotermia, caso o roedor fique úmido por um longo período. 

O banho a seco em chinchilas

Mas, se eles não podem se molhar, como é realizada a limpeza desses animais? Marcel Muzeti, médico-veterinário especialista em animais silvestres, explica que a ‘lavagem’ das chinchilas deve ser feita por meio de banhos a seco.

“O pó de mármore são recomendados para o banho a seco das chinchilas. Geralmente, eles são realizados em uma banheirinha com uma colher de sopa do pó, onde os animais rolam até se sentirem limpos", diz. 

Por que o chinchila não pode se molhar

A melhor maneira de manter a pele de uma chinchila saudável é oferecendo um ambiente seco e com temperatura controlada, de preferência a 25°C (Foto: Pexels/Bulat Khamitov/CreativeCommons.)

Esses banhos secos, continua Marcel, são uma necessidade, porque absorvem a umidade e óleo da pele e deixam os pelos mais macios, evitando nós. Porém, ele ressalta que a frequência deve ser moderada: “em excesso, o pó de mármore pode causar problemas respiratórios e conjuntivite. Uma vez por semana, no máximo duas, é o ideal.”

Deve-se lembrar, ainda, que a aparência da pelagem não está ligada apenas ao banho. “A queda de fios pode estar relacionada a outros fatores, como problemas endócrinos e questões nutricionais”, explica o especialista. “A chinchila também é um animal longevo, que pode chegar de 15 a 18 anos, e, com a idade, é normal o pelo sofrer mudanças ou ficar mais ralo.”

Minha chinchila se molhou. E agora?

"É claro que apenas algumas gotas ou respingos não farão mal ao seu animal de estimação, mas você deve tomar cuidado para evitar que ele se molhe ou fique em ambientes muito úmidos", ressalta André. 

Mas, caso a chinchila entrem em contato com água, os veterinários recomendam que ela seja seca ao máximo com toalhas. Secadores precisam ser utilizados com muito cuidado, já que temperaturas elevadas e o estresse do secador podem matar o animal. Nesse cenário, o ideal é evitar, também, banhos de sol, que só devem ser realizados de forma indireta, uma vez que pet sofre muito com o calor.

Se o seu chinchila perdeu pelo, formou alguma bolinha no corpo ou crosta na pele, deve-se procurar atendimento profissional. 

Chinchilas são animais extremamente adoráveis e ótimos bichinhos para se ter dentro de casa. Entretanto, manter essas minúsculas criaturas higienizadas pode ser uma tarefa um tanto complicado para seus donos. Isso ocorre porque as chinchilas não devem tomar banhos d'água de maneira alguma!

Por possuírem um casaco de pelos vasto e grosso, esses roedores são extremamente sensíveis à água e podem se sentir desconfortáveis em qualquer contato com a umidade. Uma chinchila molhada não seca em uma velocidade razoável, o que pode gerar mais facilidade de desenvolver uma infecção respiratória ou uma série de problemas na pele, como uma infecção fúngica.

Problema de banhos molhados

Por que o chinchila não pode se molhar
(Fonte: Pixabay)

Não é como se uma chinchila que entra em contato com a água morrerá instantaneamente, porém a umidade segue sendo um problema de saúde para essas criaturas. Quando o denso pelo de uma chinchila fica molhado, ela logo passa a sentir muito frio e seu corpo apresenta baixa na temperatura.

Por demorarem muito para secar, até mesmo um dia quente de sol não significa motivo para lavá-las na água. Esse é um grave problema criado pelos donos desses pets e que não deveria passar desapercebido. Ao contrário de um simples resfriado em humanos, as infecções respiratórias em roedores podem rapidamente se transformar em algo mais sério, como a pneumonia.

A umidade presa no pelo de uma chinchila também cria um ambiente onde fungos podem se desenvolver rapidamente. Micose, geralmente culpada por esse tipo de infecção, não é causada por espécie específica de fungo e acomete diversos animais com o mesmo problema. Portanto, todo cuidado é pouco nessas horas.

Banho de poeira

Então, as chinchilas não podem ser higienizadas de maneira alguma e devem continuar fedendo para sempre? Também não é assim que funciona. Uma recomendação dada por veterinários é de que esses roedores tomem banhos de poeira, o que funciona como uma alternativa saudável.

As chinchilas adoram tomar banhos de pó e isso manterá sua pele e pelo saudáveis e limpos. O objetivo da poeira é imitar as cinzas vulcânicas que as chinchilas usariam na natureza para remover a sujeira e oleosidade do pelo, além de ser completamente adorável vê-las se divertindo nesse processo.

Caso acidentalmente a sua chinchila tenha se molhado ou entrado em contato com a umidade, também não é motivo para pânico. Na maioria das vezes, uma leve esfregada com uma toalha na superfície do pelo deve ajudá-las a se secar até que você arranje os meios corretos para que elas se higienizem. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

O que acontece se a chinchila se molhar?

Se você tem dúvida se chinchila toma banho, saiba que não se pode dar banho com água! Segundo explicou a Dra. Mariana, a pele delas não aceita umidade e o pelo não seca, o que contribui para problemas como surgimento de fungos.

Qual bicho não pode molhar?

Chinchilas são animais extremamente adoráveis e ótimos bichinhos para se ter dentro de casa. Entretanto, manter essas minúsculas criaturas higienizadas pode ser uma tarefa um tanto complicado para seus donos. Isso ocorre porque as chinchilas não devem tomar banhos d'água de maneira alguma!