Por que o exame da farmácia não entra na classificação positivo de gravidez?

Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.

Atualmente, existem opções baratas, fáceis de encontrar, com resultados rápidos e que permitem detectar uma gestação logo em seu início. O teste de farmácia e o exame de sangue são as opções mais procuradas devido a sua eficácia comprovada. A seguir, confira em detalhes quando escolher cada um.

Há dois métodos que podem comprovar a gravidez: a análise de urina e de sangue. Ambos podem ser utilizados, mas apenas o exame de sangue é o que vale para comprovar um diagnóstico médico. Além disso, esse tipo de teste é mais preciso do que o de farmácia, considerando que mensura os níveis do hormônio beta HCG no sangue.

No caso do teste de farmácia, embora seja bastante seguro e com eficácia também comprovada, há maiores chances de receber um falso negativo, por exemplo. Isso ocorre porque as concentrações de beta HCG na urina são menores que no sangue, especialmente no início da gravidez. Assim, embora o teste possa ser realizado e até apresentar um resultado confiável e verdadeiro, o exame de sangue sempre será solicitado como confirmação.

Por que o exame da farmácia não entra na classificação positivo de gravidez?
A mulher pode realizar ambos os testes, mas o exame de sangue é indispensável. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Quando fazer o teste de gravidez?

Embora já existam testes de gravidez de farmácia que prometem detectar a gestação antes mesmo do atraso menstrual, o recomendado ainda é optar por fazer o teste a partir do 1º dia do atraso da menstruação. Caso a mulher tenha um ciclo menstrual irregular, pode-se esperar mais dias para ver se ocorrerá o atraso ou não.

Se o teste de gravidez for feito cedo demais, pode ainda não haver uma produção de beta HCG alta o suficiente para que seja identificável na urina. Mas, caso seja efetuado adequadamente (seguindo as recomendações do fabricante) e no dia certo, a chance de confiabilidade no resultado desse tipo de teste costuma ser superior a 95%.

Vale dizer que o resultado do teste de farmácia é imediato, levando no máximo 3 minutos para aparecer na fita ou no visor (em caso de testes digitais). Enquanto isso, a análise de sangue consiste em um exame laboratorial, rápido de ser feito e costuma sair no mesmo dia. Caso deseje repetir o exame, indica-se esperar apenas cerca de 3 dias entre um e outro, já que as concentrações de HCG aumentam rapidamente durante o período gestacional.

Leia também:

  • Menstruação atrasada: a gravidez não é a única causa
  • Anticoncepcional: riscos, benefícios e como funciona
  • Infertilidade: quais são as principais causas e os tratamentos?

Sintomas de gravidez

Alguns sinais podem ser indicativos de gravidez, o que pode motivar a mulher a realizar um teste de farmácia ou mesmo fazer um exame de sangue. Dentre os mais comuns estão: sensibilidade nos seios, enjoos, tontura, cansaço e variações de humor.

Por que o exame da farmácia não entra na classificação positivo de gravidez?
O mal-estar e o cansaço excessivo podem ser indícios de gravidez, especialmente se atrelados a outros sintomas, como o atraso menstrual. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Mas somente esses indícios não confirmam uma gestação, visto que são sintomas que também podem estar relacionados a outros quadros clínicos. Da mesma forma que é possível que a mulher esteja realmente grávida, mas não apresente nenhum sinal evidente. Sendo assim, em caso de suspeita, a recomendação geral é fazer um teste e buscar o acompanhamento com um(a) ginecologista de confiança, a fim de evitar falsos diagnósticos.

Quer mais informações? Clique aqui e assista a vídeos que apresentam a opinião e explicação de nossos especialistas parceiros sobre diferentes temas da área da saúde.   

1184060cookie-checkQual é o teste de gravidez mais confiável: o de farmácia ou o de sangue?

Porque o teste de farmácia da Negativo e O de sangue positivo?

Isso porque ainda não há uma quantidade de hormônio hCG circulante que seja suficiente para ser detectada pelo exame. Já os testes de gravidez de farmácia, feitos com urina, demoram mais tempo ainda para acusar positivo, uma vez que a concentração do hormônio hCG na urina é bem menor que no sangue.

Qual é a chance de um teste de farmácia dar errado?

Então, ao ser detectada pelo teste de farmácia, existe uma grande chance de que você esteja realmente grávida. Os fabricantes de testes de farmácias atribuem uma eficácia de 95% a 99% aos seus dispositivos, desde que sejam realizados conforme instruções que acompanham os produtos.

O que vem escrito no exame de gravidez positivo?

Como ler o resultado positivo Ter duas linhas no exame de farmácia, mesmo que a segunda seja clara. Isso porque o aparecimento da segunda linha indica a presença do hormônio beta-HCG circulante em maiores concentrações, uma vez que esse hormônio tem a produção aumentada devido à gravidez.

Quanto de hCG o teste de farmácia detecta?

Os testes de gravidez de farmácia detectam a presença de hCG na sua urina. Dependendo da marca, um teste pode ser mais sensível que o outro. Os mais sensíveis conseguem detectar níveis de 20 IU/l de hCG na urina (outros detectam a partir de 50 IU/l).