Porque a água da piscina fica verde mesmo com cloro?

Tempo de leitura: 3 minutos

Momentos para relaxar são muito importantes no nosso dia a dia. Sempre que pudermos, devemos reservar um tempo e curtir com nossa família novas atividades dentro de casa. Pensando nisso, preparamos um guia de como limpar piscina verde para você ter uma diversão aquática sem problemas!

Porque a água da piscina fica verde mesmo com cloro?

O principal fator que contribui para deixar a água da piscina esverdeada é a contaminação por algas e micro-organismos. Além da aparência pouco convidativa, uma piscina sem tratamento ainda pode colocar em risco a saúde das pessoas. A seguir, aprenda a limpar piscina verde e deixá-la com a água cristalina.

1. Verifique a areia do filtro da piscina

O filtro é um dos principais equipamentos a se observar quando se aprende a como limpar piscina. Fundamental para a higiene da água, é muito importante optar por um produto de qualidade quando for escolher o seu.

Mesmo assim, de nada adianta ter um bom equipamento se não for feita a manutenção da areia do filtro da piscina. Isso porque, com o tempo, a areia fica suja e compactada, perdendo sua capacidade de filtração. 

Para verificar se a areia do seu filtro continua eficiente, o ideal é procurar um especialista. Em geral, a areia mantém suas características filtrantes por até dois anos após o início do uso, quando deve ser substituída a fim de garantir uma filtração adequada.

2. Remova detritos sólidos com uma peneira

A presença de folhas e de outras sujidades visíveis está longe de ser o principal problema de uma piscina esverdeada. No entanto, para quem quer saber como limpar piscina verde, é recomendado removê-los antes de dar início ao tratamento químico da água. 

Assim, você visualizará melhor o aspecto geral da piscina. Em tempo, a peneira serve não apenas para remover sólidos da superfície. Com um pouco de habilidade, ela também pode ser usada para retirar da água detritos que se acumularam ao fundo. 

3. Faça um teste de pH

Uma água com pH inadequado é o ambiente perfeito para a proliferação de algas que deixam a água verde. Além disso, o pH também interfere na interação com o cloro e outros produtos para limpar piscina

Daí a importância de fazer logo a correção. Para isso, comece utilizando um teste do tipo fita, que mostre os níveis de alcalinidade, pH, cloro livre e ácido cianúrico na água. 

Porque a água da piscina fica verde mesmo com cloro?

O pH deve estar entre 7,0 e 7,4, enquanto a alcalinidade deve ficar entre 80 e 120 ppm. Caso obtenha resultados diferentes disso — o que, dada à condição esverdeada da água, é bem provável —, faça os ajustes com o uso de redutores e elevadores de alcalinidade e de pH. 

4. Aplique o cloro granulado

Passada a etapa de ajuste do pH, é hora de partir para a aplicação do hipoclorito de cálcio, mais conhecido como cloro granulado. A quantidade vai depender da sua preferência em como limpar a piscina com água verde no momento. 

A água ficou muito tempo parada? Nesse caso, será necessária a supercloração. Para isso, em geral, recomenda-se o uso de 14 gramas de cloro para cada mil litros de água. 

Já para a manutenção de água da piscina verde, o ideal é que a aplicação de cloro seja feita de duas a três vezes por semana, com uso de 4 a 6 gramas de cloro por mil litros de água a cada vez.

5. Escove piso e paredes

Com a ajuda de uma escova de nylon, escove bem as paredes e o piso da piscina. Isso é importante para retirar algas incrustadas, complementando a limpeza e dificultando uma nova proliferação de algas e de micro-organismos. 

6. Utilize um algicida

Agora que você já aprendeu como limpar piscina verde, chegou o momento de eliminar as algas com a ajuda de um algicida de choque. Vale lembrar que o uso do produto deve ser feito juntamente à escovação de piso e paredes, já que o produto não é capaz de remover as algas incrustadas nessas superfícies.

Por ser um produto concentrado, recomenda-se utilizar 7 ml por mil litros de água. Uma vez que as impurezas tenham sido decantadas, ligue o filtro para limpar a piscina totalmente.

7. Aposte em clarificante para uma água cristalina

Finalmente, se quiser deixar a água realmente cristalina, em lojas especializadas, como a Petz, você encontra produtos clarificantes próprios para esse efeito. Com a filtração ligada, aplique 10 ml do produto por mil litros de água. Caso a piscina seja limpa periodicamente, ela poderá ser usada a partir de uma hora após o tratamento. 

Porque a água da piscina fica verde mesmo com cloro?

Depois desse tutorial de como limpar piscina verde,  você pode continuar navegando no blog da Petz para descobrir outras dicas sobre jardim, plantas e piscina! Aproveite a visita!

Porque a água da piscina fica verde mesmo colocando cloro?

A causa do esverdeamento da água da piscina é a presença de algas, ou por descuido e falta de tratamento e manutenção da sua piscina ou até mesmo um tratamento equivocado que acabou possibilitando a proliferação de algas na água da piscina.

O que fazer quando a água da piscina continua verde?

Como limpar piscina verde: confira o passo a passo.
Verifique a areia do filtro da piscina. ... .
Remova detritos sólidos com uma peneira. ... .
Faça um teste de pH. ... .
Aplique o cloro granulado. ... .
Escove piso e paredes. ... .
Utilize um algicida. ... .
Aposte em clarificante para uma água cristalina..

Porque a piscina verde não decanta?

A água esverdeada não decanta Um indício de piscina suja é quando a água fica esverdeada, consequência da proliferação de algas. Esse problema se resolve com o decantador, que fará as algas descerem ao fundo.

Como clarear a água da piscina rápido?

Realize o procedimento de supercloração Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.