Por.quê não emgracemos mesmo com dieta e academia

Algumas pessoas têm mais facilidade de ganhar peso do que de perder e chegam ao consultório frustradas porque entraram na academia para perder os quilinhos ganhos nas festas de final de ano e o resultado não foi satisfatório. O problema é que a combinação atividade física + alimentação saudável e com menos calorias é bem mais eficiente do que dieta ou exercício sozinhos. Além disso, muitas pessoas ficam famintas ao voltarem da academia ou da natação e acabam comendo ainda mais. Se este é seu caso selecione muito bem o que vai comer após a atividade física. Se tiver doces e outras guloseimas disponíveis em casa é capaz de acabar as alcançando no armário, dificultando, e muito, a perda de peso. Por exemplo, se você fez uma aula de spinning e queimou 550 calorias e ao voltar consumiu 5 bananas terá ingerido cerca de 280 calorias, ou seja tenderá a perder peso.

Porém, se optou por um milkshake de ovomaltine médio (664 calorias) ou grande (880 calorias) terá consumido em poucos minutos mais calorias do que gastou e tenderá a ganhar peso. Isto é apenas um exemplo já que o balanço da semana é que é importante e não só o de uma única refeição. Ou seja, se durante a semana você tiver consumido mais do que gastou irá engordar, se tiver consumido menos irá emagrecer. Por isto, saber escolher os alimentos é fundamental. Não tenha medo das tabelas de informações nutricionais dos alimentos. Quanto mais você souber melhores opções conseguirá fazer! Também não adianta malhar pela manhã e passar o resto do dia deitado, assistindo à TV. Este comportamento "sedentário" no restante do dia fará com que seu corpo gaste menos calorias neste período do que as pessoas que continuam com suas atividades normais. Por isto, no restante do dia trate de se manter ativo. Suba pelas escadas ao invés do elevador, ande com o cachorro e movimente-se de outras formas que conseguir.

Coma menos em restaurantes

A comida do seu restaurante favorito pode ser muito saborosa, mas o problema é que frequentemente é recheada em caloria pois usam muito óleo. Um exemplo: considere uma mulher, praticante de musculação, com aproximadamente 70kg que deseja ganhar massa magra e perder 5kg de gordura para chegar a 20% de gordura corporal. Calculando com 28kcal/kg de referência, chegando a 1.960 kcal com a proteína a 1,55g/kg, chegando à proporção: 22% de proteína + 48% de carboidratos + 30% lipídios (com limite inferior a 0,92g/kg, para garantir produção hormonal. Vejamos a questão da gordura contida em alimentos comuns:

  • 150g de carne magra como patinho ou lagarto (cru) sem gordura = 7g

  • 150g peito de frango (cru) = 4,5g

  • 2 ovos grandes = 9,5g

  • 30g muçarela = 6,5g

  • 12g aveia em flocos grossos = 1g

  • 90g banana ou caqui ou melancia = 0,1g

  • 150g abacaxi ou laranja ou kiwi = 0,2g

  • 100g manga ou melão ou uvas = 0,45g

  • 110g mamão ou ameixa = 0,1

  • 100g arroz integral cozido ou quinoa = 0,9g

  • 150g batata doce cozida = 0,2g

  • 75g abacate = 6,3g

  • 15g amendoim torrado ou pistache = 8g

  • 15g castanha do pará ou caju ou barú = 9,5g

  • 7ml azeite extra virgem + 1ml para o preparo de porção carne = 9g

  • 250g de vegetais (como tomate, brócolis, abóbora, couve, alface, alho poró, couve-flor, pepino, chuchu, berinjela, cebola, jiló, pimentão, rabanete, acelga, agrião, chicória, espinafre, rúcula) crus, cozidos, no vapor ou assados = 1g

Todos estes alimentos fornecem juntos aproximadamente 60g de gordura. Agora, se a mesma pessoa comece fora todos os dias, entre 11 e 30 ml a mais de óleo poderiam ser adicionados à dieta. Em geral, os restaurantes usam óleos baratos como soja e girassol, ricos em ômega-6, que mantém os tecidos inflamados, dificultando a queima de gordura. Por isso, é muito importante comer mais em casa, preparando os alimentos adequadamente, com pouco óleo e sempre usando fontes de ótimas qualidade. Você precisa de uma dieta antiinflamatória para emagrecer.

Lembre também de conversar com um instrutor de educação física na academia. Se deseja perder gordura pode precisar aumentar a intensidade do treino. Passar horas na academia exercitando-se inadequadamente não traz os mesmos efeitos de um treino bem-feito, mais curto e com uma intensidade mais apropriada para seu caso.

Pessoas que já foram obesas emagreceram muito ou mulheres que já ficaram grávidas sabem, pelo bem ou pelo mal, o que é o turgor da pele, a capacidade de se esticar e retomar à forma original. Mas por que em algumas pessoas a pele "volta" ao normal e em outras ela fica flácida após estes processos de perda de peso?

Alguns fatores são determinantes para isso, e a primeira resposta pode estar em nossos pais. "É o DNA que vai dizer, conforme cada paciente, como será distribuída a quantidade de colágeno. E essa quantidade será diretamente responsável pelo turgor da pele", explica o cirurgião plástico Guilherme Mendes Monteiro.

"Se a pessoa tem pais com histórico de flacidez de pele, ela com certeza terá uma flacidez de pele mais acentuada, mesmo tomando cuidados", diz Monteiro. Isso não significa, claro, que apenas a questão genética influencie na capacidade de voltar à forma original.

Para o cirurgião plástico Bernardo Nogueira Batista, podemos comparar a pele humana com um tecido de lycra. "Se você colocar uma calça de lycra pequena, ela vai se esgarçar e as fibras elásticas se arrebentam."

Segundo Batista, o mesmo acontece com nossa pele. "A gente tem um monte de fibra elástica dentro da pele que é responsável por essa elasticidade. Pessoas que engordam e emagrecem muito, reduzem a capacidade da pele de retrair. E isso vai diminuindo a capacidade elástica de sua pele."

Emagrecimentos rápidos são mais difíceis para a pele

Quando o processo de emagrecimento se dá de uma forma muito rápida, quando como há casos de cirurgia bariátrica, explica Batista, "isso arrebenta mais ainda as fibras da pele e diminui a capacidade da pele de retrair". O emagrecimento "mais controlado", por outro lado, permite ao organismo uma readaptação maior.

"Na realidade, o que acontece com os pacientes que têm o peso aumentado e emagrecem rápido é que a pele entra em um estado de quase desnutrição", explica, cientificamente, Monteiro. "Você tem um certo fluxo sanguíneo, e aí quando você diminui rapidamente esse fluxo, seu corpo começa a consumir demais as gorduras e a pele não tem tempo de se reorganizar sua própria nutrição. Então ela fica malnutrida".

A questão da idade também pesa. "À medida que a gente envelhece, a capacidade elástica da pele também vai diminuindo. Então a mulher que tem filho aos 35, certamente vai ter mais dificuldade em ter uma boa retração do que uma mulher que teve filho aos 20 anos", afirma Batista.

Por.quê não emgracemos mesmo com dieta e academia

Imagem: Shutterstock

Cuidados para evitar flacidez

Para evitar a flacidez da pele, os cirurgiões ouvidos pela reportagem do UOL afirmam que cuidados básicos como manter uma boa hidratação do corpo, usar protetor solar e não fumar são muito importantes

"Não é um cuidado para ter durante seis meses da gestação, é um cuidado para a vida inteira que vai se transformar em um benefício na hora que você tiver se recuperando", diz Batista.

A questão do tabagismo, segundo Monteiro, tem um papel grande na degradação da pele. "Todos os pacientes que fumam vão ter um certo grau de envelhecimento de pele e vão ter uma desnutrição dessa pele porque o tabagismo causa uma reação inflamatória da microcirculação e entope esses microvasos. E são exatamente esses microvasos que vão lá para a pele."

Aplicações de colágeno, CO² e o uso de hidratante a base de ureia também podem ajudar a manter a pele mais rígida, diz Monteiro.

"Mas elas não substituem os cuidados que você tem que ter com nutrição e a história genética que você tem", adverte.
 

Porque não consigo emagrecer mesmo fazendo dieta e academia?

Em situações em que os hormônios da tireoide T3 e T4 estão diminuídos, levam ao desenvolvimento do hipotireoidismo, deixando o metabolismo e o gasto de energia mais lentos, dificultando a perda de peso mesmo quando a pessoa faz dieta e exercícios físicos.

É possível fazer academia e não emagrecer?

Quando uma pessoa começa a fazer atividade física, os músculos começam a crescer. É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses. Se a pessoa estiver com pouca massa muscular, também pode acontecer isso, estendendo-se por até seis meses.

O que bloqueia a perda de peso?

Assim, alimentos processados, açúcar refinado e frituras não devem fazer parte da dieta de quem deseja estar em boa forma. Então, corte esses itens da dieta e substitua-os por alimentos integrais reais, como carnes magras, vegetais, grãos, nozes e frutas.

Por que musculação não emagrece?

Apesar de, na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.