Porque o modelo de Rutherford e conhecido como modelo planetário?

A teoria atômica de Rutherford considerou o átomo constituído de um pequeno núcleo denso e positivo com os elétrons girando ao seu redor em uma região extensa conhecida como eletrosfera.

Conteúdo do post

Teoria atômica de Rutherford 

O modelo atômico de Rutherford, 1911, foi o terceiro modelo atômico e é conhecido como modelo planetário. Nesse modelo, o átomo apresenta um núcleo denso e positivo que concentra a maior parte da massa de um átomo, enquanto os elétrons giram ao seu redor na eletrosfera. 

Esse modelo se tornou a base da teoria atômica e proporcionou um importante marco para o avanço da compreensão da matéria. 

O experimento de Rutherford 

Ernest Rutherford (1871-1937) nasceu na Nova Zelândia e foi o cientista responsável por realizar um experimento em 1911 que conseguiu descartar de vez o modelo atômico de esfera rígida. 

Esse experimento era constituído de um bloco de chumbo onde foi inserido no seu interior uma pequena amostra de polônio que é um elemento radioativo emissor de partículas alfa (α).

Essa radiação emitida pelo polônio passava por um pequeno orifício presente no bloco de chumbo e ia em direção a uma fina lâmina de ouro que estava posicionada em frente ao bloco de chumbo. Ao redor da folha de ouro, foi posicionada uma tela fluorescente. 

Sendo assim, Rutherford “atirou” na folha de ouro partículas portadoras de carga elétrica positiva (partículas alfa).

Para saber se essas partículas atravessavam em linha reta ou eram desviadas, ele usou uma tela feita com material fluorescente que emite uma luminosidade instantânea quando atingido por uma das partículas. 

Porque o modelo de Rutherford e conhecido como modelo planetário?

A experiência realizada mostrou que a maioria das partículas alfa atravessava a folha em linha reta. No entanto, algumas poucas eram desviadas da sua trajetória, enquanto outras poucas eram totalmente refletidas.

Porque o modelo de Rutherford e conhecido como modelo planetário?

Conclusões do experimento de Rutherford

Diante desses resultados, Rutherford concluiu que o modelo atômico proposto anteriormente por Thomson (1903) estava incorreto. As principais conclusões obtidas foram:

  • O átomo não é maciço e apresenta mais espaço vazio do que preenchido;
  • A maior parte da massa do átomo está localizada em uma pequena região central (núcleo) que apresenta carga positiva, onde estão localizados os prótons (as partículas alfa – carga positiva – que chegassem próximo ao núcleo – também era positivo – eram desviadas pela repulsão elétrica ou refletidas totalmente caso batessem de frente);
  • Na região ao redor do núcleo estão os elétrons. 

Qual a representação para o átomo de Rutherford?

Sendo assim, por meio das conclusões de seu experimento, Rutherford propôs o seu modelo atômico que era constituído por núcleo e eletrosfera.

Núcleo

O núcleo era a região central do átomo onde estavam localizadas as partículas positivas (átomos). Era denso e maciço e concentrava a maior parte da massa atômica.

Eletrosfera

São as órbitas que os elétrons (partículas negativas) percorrem e apresentam espaços vazios entre si. 

Qual é a falha no modelo atômico de Rutherford?

Segundo Rutherford, os elétrons estariam em órbitas circulares em altas velocidades ao redor do núcleo atômico para que não perdessem energia e fossem atraídos e caírem no núcleo. 

Atualmente, por meio da teoria do eletromagnetismo, sabe-se que toda partícula que apresenta carga elétrica ao ser submetida a uma aceleração é capaz de gerar uma onda eletromagnética. Ou seja, ao estar em sua órbita, o elétron é capaz de emitir energia na forma de onda eletromagnética uma vez que se encontra sob aceleração.

Compartilhe:

AnteriorAnteriorSeparação de misturas

PróximoO que são prótons?Próximo

Porque o modelo de Rutherford e conhecido como modelo planetário?

Balanceamento químico

Aryanne Viana 15/08/2022

O balanceamento químico é importante por determinar a quantidade de átomos presentes em um processo químico.

Ler mais

Porque o modelo de Rutherford e conhecido como modelo planetário?

Isótopos

Aryanne Viana 12/08/2022

Os isótopos são átomos do mesmo elemento químico que apresentam o mesmo número de prótons mas diferenciam-se na massa atômica e no número de nêutrons.

Ler mais

Porque o modelo de Rutherford e conhecido como modelo planetário?

Elemento químico

Aryanne Viana 15/07/2022

O elemento químico é um conjunto de átomos que possui o mesmo número atômico e possuem as mesmas propriedades e características entre si.

Ler mais

Aryanne Viana

Porque o modelo de Rutherford e conhecido como modelo planetário?

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.

Porque o modelo Rutherford é conhecido como modelo planetário?

Esse modelo de Rutherford ficou conhecido como sistema planetário ou sistema solar, porque o Sol seria o núcleo, enquanto os planetas seriam os elétrons que ficam girando ao redor.

Quais foram as contribuições de Bohr em relação ao modelo proposto por Rutherford?

Bohr ajustou com eficiência e de forma simples o modelo apresentado por Rutherford chegando à seguinte conclusão: O elétron adquire energia, que é representada através de uma órbita definida. As órbitas permitidas formam os níveis de energia.

Quais foram as conclusões de Rutherford sobre o modelo planetário?

Os estudos de Rutherford com diferentes tipos de átomo o levaram a concluir, com segurança, que o tamanho da eletrosfera é de 10 mil a 100 mil vezes maior que o tamanho do núcleo. Em comparação, “se o átomo tivesse o diâmetro do Maracanã, o núcleo seria mais ou menos do tamanho da cabeça de um alfinete”.

O que diz o modelo de Rutherford?

Conceito do modelo atômico de Rutherford: Um átomo é composto por um pequeno núcleo carregado positivamente e rodeado por uma grande eletrosfera, que é uma região envolta do núcleo que contém elétrons. No núcleo está concentrada a carga positiva e a maior parte da massa do átomo.