Porque os filhos herdam as características dos pais?

Parece que quando um novo ser vem ao mundo tem o destino de ser melhor que seus pais geneticamente e talvez seja assim. A evolução humana tem que melhorar pouco a pouco da mesma forma que todas as espécies de seres vivos do nosso planeta. Uma criança herda a metade do seu DNA de cada um dos seus pais, por isso cada um dos pais passa a metade do seu DNA a cada filho que tem.

Porque os filhos herdam as características dos pais?

Isso é possível graças à fertilização sexual que combina o DNA do pai e da mãe (o espermatozóide e o óvulo contêm somente a metade da informação genética de cada progenitor). Por este motivo existem famílias que mantêm certa identidade genética, mas também é possível que uma criança seja geneticamente diferente dos seus pais, dos seus avós ou dos seus irmãos. Somente os gêmeos idênticos terão exatamente o mesmo DNA, mas a personalidade e a forma de ser nunca será idêntica. 

Alguns traços herdados se transmitem somente através da mãe ou através do pai. Outros se transmitem dependendo de quais traços sejam mais fortes nos pais como os traços dominantes ou simplesmente algo que seja mais frequente dentro da família. Inclusive o DNA pode determinar transtornos genéticos. Mas, no DNA se podem herdar outras muitas coisas que vale a pena mencionar. 

Alguma vez você já se viu refletido na ‘cabeça dura’ do seu filho? Já viu como o seu filho fala com os mesmos gestos que você? Alguns traços da personalidade parecem ter uma base genética, mas vários genes são os que contribuem com isso, e isso não é a única coisa que colabora nisso. O meio em que a criança vive tem muito a ver com a personalidade. A genética é a que predispõe uma pessoa ser de uma forma ou de outra, mas o meio é o que realmente ajudará com que uma pessoa seja realmente de um jeito e não de outro. 

Se o seu filho tem tendência genética com certos traços da personalidade, elas poderiam se desenvolver somente se as condições do meio juntamente com os genes fizerem com que se produza dessa maneira. Por exemplo, se o seu filho tem tendência à depressão ou ao gênio ruim e vive em um lar cheio de tensões e de tristeza, o mais provável é que tenha uma forma de ser onde a depressão e a tristeza predominem. Por outro lado, se o essa criança vive em um meio onde o otimismo lhe faz ter confiança em si mesma, então sua personalidade poderá se desenvolver por outros caminhos menos tristes. 

Uma criança poderá ser o que vê em casa, e o exemplo que os pais tenham em casa será o que realmente marque se o comportamento e o seu estilo de vida, ainda que tenha tendência a ser de uma forma ou de outra. 

María José Roldán

Psicopedagoga

Mestre em Educação Especial (Pedagogia Terapêutica)

Puedes leer más artículos similares a Que coisas os filhos herdam dos seus pais, en la categoría de Família en Guiainfantil.com Brasil.

Nas aulas de biologia aprendemos que 50% do nosso DNA é herdado de nossas mães e 50% de nossos pais. Esse dado, no entanto, não significa que os pais transmitam uma quantidade igual de características físicas e genéticas aos filhos. Na verdade, há 60% de probabilidade de que os traços sejam herdados do pai, apenas porque esses genes são mais agressivos.

Incrível.club decidiu pesquisar um pouco mais sobre isso e listou abaixo seis características que geralmente são definidas pelos genes do pai.

1. Altura

Muito provavelmente você já ouviu alguém dizer “ele é alto como o pai”, não é mesmo? Aparentemente, essa afirmação pode ser confirmada pela ciência. A altura de uma pessoa é determinada por pelo menos 700 variações genéticas herdadas do pai e da mãe, mas o gene da altura que vem do pai parece ter um grande impacto na estatura dos filhos.

2. Dentes tortos

Quando os dentes do pai são tortos, existe uma probabilidade maior de que a criança tenha de ir ao dentista com mais frequência, mesmo que sua mãe tenha os dentes “em ordem”.

3. Gênero

O pai é 100% responsável pelo gênero do bebê. Os cromossomos X e Y, comumente conhecidos como cromossomos sexuais, definem o gênero da criança. As meninas herdam um cromossomo X do pai, o que resulta num genótipo do tipo XX, e os meninos herdam um cromossomo Y do pai, resultando em um genótipo do tipo XY. Como a mãe só passa cromossomos X, o pai é o responsável por essa determinação.

4. Covinhas

Em muitas culturas, as covinhas são vistas como uma marca de beleza e atratividade. No entanto, os cientistas as descrevem como um defeito causado pelo encurtamento dos músculos faciais. Contudo, supõe-se que a covinha é herdada, uma vez que ela é definida por uma característica genética dominante e que geralmente vem do pai.

5. Impressão digital

Você já deve ter lido em algum lugar que não existem duas impressões digitais que sejam exatamente iguais. No entanto, as de um bebê podem ser parecidas com a do pai, afinal de contas os padrões de impressão digital são traços genéticos que são herdados do genitor.

6. Espirros

Muitos de nós conhecemos pelo menos uma pessoa que não consegue controlar o espirro quando olha para o sol ou para uma luz muito forte. Bem, esta é outra característica genética que vem do pai. Trata-se de uma condição conhecida como síndrome de ACHOO e os estudos sugerem que é mais provável que ela seja transmitida pelo pai.

Você se acha mais parecido com o seu pai ou com a sua mãe? E que outras características você percebe que herdou deles?

Por que herdamos características de nossos pais?

Quando ocorre a fecundação, os 23 cromossomos do pai une-se com os 23 cromossomos da mãe, originando a célula ovo ou zigoto com 46 cromossomos que contém as carcterísticas trazidas do pai e da mãe.

Como os filhos herdam as características dos pais?

Os filhos herdam dos pais as informações genéticas contidas nos genes e a partir disso desenvolvem suas características; Os genes são transmitidos através dos gametas (espermatozoides e óvulos), de uma geração a outra.

O que os filhos herdam dos pais?

Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais. Essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial.

É possível herdar personalidade dos pais?

Pode-se afirmar que variações da personalidade também podem ser passadas de pais para filhos nessa mistura de influência genética e ambiental, mas ainda há muito a ser investigado. Ao que tudo indica, mesmo traços tênues são reflexos de variações cognitivas e de personalidade recebidas dos pais.