Porque os ímãs se orientam na direção norte

Mestra em Geografia (Unicamp, 2017)
Bacharela em Geografia (USP, 2014)
Licenciada em Geografia (UEL, 2009)

Ouça este artigo:

Os polos magnéticos da Terra são os pontos de ondem parte e para onde convergem as linhas de indução do campo magnético da Terra. Os polos magnéticos da Terra são utilizados como referência para geolocalização desde o século I aC, quando a bússola foi criada pelos chineses.

O que são polos magnéticos?

Os polos magnéticos correspondem aos pontos de um ímã para onde as linhas de indução magnéticas partem e para onde convergem, formando um campo magnético. Esses polos são chamados de polo sul e polo norte do campo magnético.

Por que o Planeta Terra possui polos magnéticos?

Em virtude de seu núcleo constituído de ferro e níquel energizado, o Planeta Terra atua como um gigantesco ímã, de forma que os Polos Magnéticos da Terra correspondem aos locais da superfície terrestre para onde as linhas de indução magnética partem e convergem.

Onde estão localizados os polos magnéticos no Planeta Terra?

No Planeta Terra o polo norte magnético está localizado próximo ao polo sul geográfico e o polo sul magnético, para onde as linhas de indução convergem, está localizado próximo polo norte geográfico. Observe na figura:

Porque os ímãs se orientam na direção norte

Representação dos polos magnéticos da Terra e suas linhas de indução. Ilustração: Siberian Art / Shutterstock.com

Ou seja, existe uma inversão entre os polos magnéticos e geográficos. O hemisfério norte foi assim denominado por razões históricas, sem qualquer relação com o campo magnético da Terra. Como a agulha imantada de uma bússola aponta sempre para onde convergem as linhas de indução desse campo magnético, ou seja, para o polo norte geográfico e polo sul magnético, é comum ouvirmos dizer que existem dois nortes: o geográfico e o magnético. Mas, na verdade, quando nos referimos ao “norte” apontado pela agulha de uma bússola estamos nos referindo ao polo sul do campo magnético da Terra.

Os polos magnéticos não são fixos

Diferente dos polos geográficos, que são fixos, os polos magnéticos da Terra estão se movimentando constantemente. Os cientistas acreditam que o fenômeno esteja ligado ao próprio movimento do núcleo externo, responsável por criar o campo magnético da Terra.

Como os sistemas de geolocalização orientam-se pelos polos magnéticos, é necessário monitorar as alterações na localização dos polos. Atualmente, o polo sul tem caminhado em média 55 km por ano, indo do Canadá – onde encontra-se atualmente – em direção a Sibéria, na Rússia.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/eletromagnetismo/polos-magneticos-da-terra/

O magnetismo é uma propriedade que pode ser evidenciada pela atração dos ímãs por certos materiais.

Porque os ímãs se orientam na direção norte

Você já manipulou um ímã? É surpreendente sua capacidade de atrair alguns metais de maneira espontânea. Além disso, você já viu um ímã repelir outro ímã, isto é, um empurrar o outro sem encostar nele?

Dizemos que esses materiais têm magnetismo natural. Existem ainda materiais que adquirem a capacidade de atrair alguns metais depois de, por exemplo, serem friccionados com um ímã natural. Nesse caso, o material passa a ter magnetismo artificial.

Os ímãs são materiais que atraem alguns tipos de metais ou ligas metálicas. Todo ímã apresenta, em suas extremidades, o polo norte (N) e o polo sul (S). Nessas regiões do ímã, os fenômenos magnéticos manifestam-se com maior intensidade. A força magnética entre dois ímãs pode ser de atração ou de repulsão, dependendo de quais polos interagem mais intensamente. Ao aproximarmos os mesmos polos de dois ímãs, eles se repelem. Quando aproximamos polos diferentes, eles se atraem.

Outra característica interessante dos polos de um ímã é o fato de eles sempre existirem aos pares. Ao dividir um ímã em duas ou mais partes, cada novo pedaço terá um polo norte e um polo sul. Independentemente do tamanho do pedaço, sempre será formado um novo ímã com dois polos diferentes.

Porque os ímãs se orientam na direção norte

Porque os ímãs se orientam na direção norte

Caso uma agulha de aço, por exemplo, seja esfregada repetidamente em um ímã sempre no mesmo sentido, a agulha passa a apresentar propriedades magnéticas, como atrair alguns objetos metálicos. Esse fenômeno é chamado de imantação.

Antes da imantação, as partículas com propriedades magnéticas da agulha (representadas por pequenos ímãs na imagem abaixo) estão desorganizadas, com orientações aleatórias. Por isso, a agulha não se comporta naturalmente como um ímã. Depois de imantada, essas partículas são rearranjadas, apresentando uma orientação comum, e ela passa a se comportar como um ímã.

Porque os ímãs se orientam na direção norte

CAMPO MAGNÉTICO E LINHAS DE CAMPO (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A propriedade adquirida pelo espaço onde se manifestam os efeitos magnéticos produzidos por um ímã é chamada de campo magnético. Quanto mais próximo do ímã, maior é a intensidade do campo magnético gerado por ele. Essa intensidade diminui à medida que a distância até o ímã aumenta. A partir de certa distância, a intensidade do campo magnético criado pelo ímã é praticamente nula.

Se colocarmos um ímã sob uma folha de papel e cuidadosamente espalharmos limalha de ferro (pó ou pequenas lascas de ferro) sobre ela, poderemos visualizar a forma do campo magnético de um ímã, pois as partículas da limalha se alinharão em determinada configuração. Às linhas formadas por essas partículas damos o nome de linhas de campo, uma representação do campo magnético que, por convenção, tem origem no polo norte e termina no polo sul.

Porque os ímãs se orientam na direção norte

CAMPO MAGNÉTICO TERRESTRE

A Terra apresenta magnetismo natural, comportando-se como um gigantesco ímã. Assim, o planeta apresenta campo magnético próprio, cujos polos magnéticos ficam nas proximidades dos polos geográficos.

Convencionou-se que o polo norte de um ímã é aquela extremidade que, quando o ímã pode girar livremente, aponta para o norte geográfico da Terra. Como sabemos que os polos diferentes se atraem, o polo norte do ímã alinha-se com o polo sul magnético da Terra. É por isso que a agulha de uma bússola se alinha aproximadamente com a direção norte-sul dos polos geográficos. Nesse instrumento, a agulha magnética gira livremente em torno de um eixo central. Por causa do campo magnético da Terra, a agulha sempre se orienta na mesma direção.

Porque os ímãs se orientam na direção norte

Ainda não se sabe exatamente o que gera o campo magnético terrestre. Segundo algumas teorias, há no interior do planeta um núcleo de ferro e níquel líquidos que se encontra em constante movimento. Esses metais em movimento originariam um campo magnético. Além disso, existem evidências que demonstram que os polos magnéticos terrestres mudam lentamente de posição e, portanto, no futuro estarão invertidos.

Porque os ímãs se orientam na direção norte

Na natureza existe um tipo de rocha que naturalmente apresenta propriedades magnéticas, ou seja, é um ímã natural. Essa rocha é chamada de magnetita, como mostrado na figura abaixo.

Porque os ímãs se orientam na direção norte

Porém, os seres humanos aprenderam a fazer imãs artificiais usando a eletricidade para isso. Isso permitiu uma série de aplicações tecnológicas e em nosso dia-a-dia. Então, caso tenha curiosidade, segue um vídeo do Manual do Mundo, onde o apresentador vai conhecer uma dessas fábricas de imãs para entender como eles são feitos.

Magnetismo - Exercício: CLIQUE AQUI!

OBS.: Pontuação mínima para ser considerada uma entrega válida neste exercício: 70 pontos.

Por que o ímã se alinha na direção norte

O pólo norte do ímã se alinha em direção ao pólo norte geográfico e o o pólo sul do ímã se alinha com o pólo sul geográfico, devido o campo magnético da Terra ser o contrário. Os pólos iguais se repelem e os pólos diferentes se atraem.

Por que norte magnético?

O norte geográfico resulta do movimento de rotação da Terra, enquanto o norte magnético é o resultado do campo magnético gerado pelo movimento do metal fundido do núcleo externo em torno do núcleo metálico sólido da Terra.

Por que quando aproximamos um ímã de uma bússola o ponteiro da mesma se orienta no sentido do ímã?

Isso se dá porque um fio condutor quando percorrido por uma corrente elétrica, gera em torno de sí um campo magnético, de mesma natureza que daquele de um ímã natural. Um ímã, como a agulha da bússola, possui dois polos magnéticos, norte e sul.

Como e a orientação dos campos de força de um ímã?

Quando um ímã pode movimentar-se livremente, ele alinha-se ao campo magnético da Terra da seguinte forma: o polo norte geográfico da Terra coincide com o polo norte magnético, sendo assim, o polo sul (negativo) de um ímã aponta em direção ao polo norte da Terra, e o polo norte (positivo), na direção do polo sul ...