Principais autores e obras do classicismo em Portugal

O Classicismo foi um movimento cultural ocorrido no Renascimento (séculos XV e XVI). Como o próprio nome sugere, o Renascimento foi um período de renovação, momento de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.

A Europa saía da idade das trevas, como ficou conhecida a Idade Média, para encontrar-se com a luz, representada pelo conhecimento, que foi extremamente difundido no Renascimento, principalmente após a invenção da imprensa, que possibilitou a divulgação dos autores gregos e latinos.

Esse período foi marcado pelas grandes navegações, o desenvolvimento da matemática, o estudo das línguas e o surgimento das primeiras gramáticas, com isso, o homem passou a achar-se poderoso, o centro do universo, originando, assim, o antropocentrismo (homem em evidência), em substituição ao teocentrismo (Deus em evidência) da Idade Média.

A Igreja Católica, antes absoluta, começou a perder espaço, o que aconteceu especialmente após a Reforma Protestante. A crise religiosa afetou a visão do homem, que não se desligou totalmente da religião, mas passou a enxergá-la de forma diferente, com mais equilíbrio.

A história e a literatura caminham sempre muito juntas, por isso, as modificações ocorridas na sociedade foram transmitidas na Literatura. A seguir, acompanhe as principais características do Classicismo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Antropocentrismo (homem em evidência);

Perfeição formal (rigor em busca da pureza formal);

Universalismo (abordagem de temas universais);

Humanismo (teocentrismo X antropocentrismo);

Busca do equilíbrio entre razão e sentimento.

Em Portugal, o Classicismo foi iniciado em 1527, com o poeta Francisco de Sá Miranda. Este, após viver um período na Itália, veio com grandes ideias de renovação literária, apresentando o soneto (14 versos com 10 sílabas, distribuídos em duas estrofes com quatro versos e duas estrofes com três versos), construção poética ainda desconhecida.

Além de Sá de Miranda, também foram destaques do Classicismo português Bernardim Ribeiro e Antonio Ferreira.  Entretanto, o nome mais célebre desse período foi, sem dúvida, Camões.

Camões publicou, em 1527, o famoso poema épico “Os Lusíadas”, que narra os grandes feitos do povo português. Sua obra lírica também é destaque, sendo o soneto o ápice da lírica camoniana.

O classicismo português findou no ano de 1580 com a passagem de Portugal para domínio espanhol e com a morte de seu célebre representante Camões.

391 palavras 2 páginas

Principais Obras Escritas
-Os lusíadas: É uma obra poética do escritor Luís Vaz de Camões, considerada a epopeia portuguesa por excelência. Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente.
-Meninas e Moças: É a primeira novela pastoril da Península Ibérica, escrita em português por Bernardim Ribeiro.
-Tragédia de D. Inês de Castro: O romance de Pedro, futuro rei de Portugal, com a dama de companhia Inês de Castro marcou a história e a cultura portuguesas.
-Peregrinação: É uma obra literária de Fernão Mendes Pinto, pertencente à chamada literatura de viagem, próxima do que se poderia chamar crónica de viagem ou diário. É o livro de viagens da literatura portuguesa mais traduzido e famoso. Foi publicado em 1614, pelos prelos de Pedro Craesbeeck, trinta anos após a morte do autor.

Principais Autores
Luís Vaz de Camões: (1525-1580), O escritor mais conhecido e destacado do classicismo português. Escreveu poesias líricas e épicas, além de várias peças teatrais. A obra Os lusíadas, foi publicada em 1572 , mostra muito bem como era a visão do mundo e dos homens na época, algo próprio do classicismo. Serviu como matéria informativa, ou melhor, como uma reportagem de um dos fatos mais importantes da história portuguesa. O poema tem como tema principal a narração da viagem de Vasco da Gama as Índias, o enfoque maior é no povo português, em como conseguiu conquistar novas terras, por isso o enfoque é no povo e não em alguém específico.
Francisco de Miranda: (1495-1558), seus trabalhos giraram em torno da poesia e a comédia. Por ter vivido algum tempo na Itália, ele introduziu em Portugal o soneto,uma nova forma poética com base na arte renascentista.
Bernardim Ribeiro: (1482-1552), sua obra de destaque foi Menina e Moça, publicado em 1554.
Antônio Ferreira: (1528-1569), Sua obra principal foi A castro (ou Tragédia de D. Inês de Castro), escrita em


Relacionados

  • Literatura

    1967 palavras | 8 páginas

    a fase da literatura brasileira do século XVI, tem este nome pelo fato das manifestações literárias se iniciarem no ano de 1.500, época da colonização portuguesa no Brasil.Com suas principais características , seus principais autores e suas obras. Corpo do Trabalho : O termo Quinhentismo é usado para definir as literaturas Portuguesa e Brasileira do período do Classicismo. Porém, o termo se aplica mais à Literatura Brasileira durante o primeiro século de colonização….

  • Classicismo

    769 palavras | 4 páginas

    EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COORDENAÇÃO DE CURSO TECNICO EM QUÍMICA INDÚSTRIAL Tema do Trabalho Acadêmico “CLASSICISMO – CRONOLOGIA E CONTEXTO HISTÓRICO” ALUNOS: CAMILA FERRAZ FAGUNDES SHARON FERNANDA WINTER PROFESSOR: JOÃO MARIA MACHADO DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA CURITIBA 2013 CAMILA FERRAZ FAGUNDES SHARON FERNANDA WINTER Tema do Trabalho Acadêmico “CLASSICISMO – CRONOLOGIA E CONTEXTO HISTÓRICO” Trabalho Acadêmico apresentado ao Centro Estadual de Educação Profissional….

  • Copa do Mundo no Brasil 2014

    1088 palavras | 5 páginas

    E.E DONA ROSARIA ISOLINA DE MORAES Classicismo Rafaela dos Santos Machado Nº 38 1ª ano B Profª: Elza Disciplina: Português ITAQUAQUECETUBA 2014 Classicismo O classicismo é um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana). Nas artes plásticas, teatro e literatura, o classicismo ocorreu no período do Renascimento Cultural (séculos XIV ao XVI). Já na….

  • Classicismo renascentista

    1765 palavras | 8 páginas

    Nome:Matheus Gomes Benites de Camargo nº10 1ºP O Classicismo Renascentista * O movimento literário O Classicismo foi consequência do Renascimento, importante movimento de renovação científica e cultural ocorrido na Europa que marca o nascimento da Idade Moderna. O marco inicial do Classicismo português é em 1527, quando se dá o retorno do escritor Sá de Miranda de uma viagem feita à Itália, de onde trouxe as ideias de renovação literária e as novas formas de composição poética, como o soneto….

  • CLASSICISMO

    5270 palavras | 22 páginas

    CLASSICISMO MANAUS – AM 2013 LUÍS FELIPE MARQUES NUNES CLASSICISMO MANAUS – AM 2013 SUMÁRIO Introdução ................................................................................................................. 06 Classicismo ............................................................................................................... 08 1 – Origem e contexto histórico do classicismo ...................….

  • relatorio de estagio

    1170 palavras | 5 páginas

    Classicismo O período histórico da Era Clássica envolve a queda do feudalismo, a expansão marítima e o desenvolvimento do capitalismo. Esse período perdura até que uma nova configuração política, econômica e social se estabeleça com a chegada das Revoluções Industrial e Francesa. O Classicismo surge durante o Período do Renascimento, ou seja, em meio ao movimento artístico no qual a cultura clássica ocupava o espaço da medieval, o capitalismo consolidava-se….

  • Literatura

    1018 palavras | 5 páginas

    recriar a realidade a partir da visão de determinado autor (o artista), com base em seus sentimentos, seus pontos de vista e suas técnicas narrativas. 2. Aponte algumas diferenças entre a linguagem literária e não literária? R: A linguagem literária é caracterizada por sua plurissignificação, cuja base é a conotação, é utilizada muitas vezes com um sentido diferente daquele que lhe é comum. Já a não literária é aquela que é utilizada com o seu sentido comum….

  • Classicismo Alisson Melo

    712 palavras | 3 páginas

    Classicismo Introdução O classicismo é um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana). Nas artes plásticas, teatro e literatura, o classicismo ocorreu no período do renascimento cultural (séculos XIV ao XVI). Já na música, ele apareceu na metade do século XVIII (Neoclassicismo). Características do Classicismo: - Valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma; - Influência do pensamento humanista; -….

  • Classicismo

    2042 palavras | 9 páginas

    Características do Classicismo Imitação dos gregos e latinos Ao redescobrirem os valores do ser humano, abafados pela Igreja durante a Idade Média, os artistas deste período voltam-se para a Antiguidade. O próprio nome desse estilo de época "Classicismo" tem sua origem no aprofundamento dos textos literários e filosóficos estudados nas escolas. Na Idade Média, esses textos eram reproduzidos nos conventos e difundidos entre os estudiosos, mas passavam por uma censura religiosa, que só mantinha….

  • Letras e literaturas

    2717 palavras | 11 páginas

    Classicismo Quatro séculos depois do início do Trovadorismo, surge em Portugal p Classicismo, também chamado de Quinhentismo; por ter se manifestado no século XVI, em 1527 (pela data), quando o poeta Sá de Miranda retorna da Itália trazendo as características desse novo estilo. Contexto histórico do Classicismo: Renascimento As grandes navegações fazem com que o homem do inicio do século XVI se sinta orgulhoso e confiante em sua capacidade criativa e em sua força: desafiar os mares….

Outros Trabalhos Populares

Quais são os principais autores e obras do Classicismo em Portugal?

Em Portugal, Luís Vaz de Camões e Sá de Miranda destacaram-se como os principais representantes do classicismo. O primeiro notabilizou-se pelo poema épico Os Lusíadas, e o segundo, por introduzir a técnica de composição de poemas em versos decassílabos.

Quais são os principais autores e obras do Classicismo?

Principais Autores e Obras Miguel de Cervantes (1547-1616) e o romance “Dom Quixote” (1605). Dante Alighieri 1265-1321) e o poema épico “A Divina Comédia” (1555); Francesco Petrarca (1304-1374) e a obra poética “Cancioneiro e o Triunfo”; Giovanni Boccacio (1313-1375) e a novela “Decamerão” (1348 e 1353).

Qual foi a principal obra do classicismo em Portugal?

Sua grande obra "Os Lusíadas” (1572), é uma epopeia classicista onde ele narra a viagem de Vasco da Gama às Índias. Ela foi escrita em 10 cantos e está composta de 8816 versos decassílabos em oitava rima distribuídos em 1120 estrofes. O Classicismo em Portugal permaneceu até 1580.

Qual foi o autor mais importante do período do Classicismo em Portugal?

O Classicismo português começa em 1527, quando o poeta Francisco Sá de Miranda retorna da Itália a Portugal com ideias de renovação literária (caso do soneto, nova forma de composição poética). Mais importante autor do período em Portugal, Luís de Camões apresenta uma biografia incerta e cheia de aventura.