Quais as 3 características principais que você acredita que um profissional tem que ter?

Quais as 3 características principais que você acredita que um profissional tem que ter?

1° Autoconfiança

Autoconfiança é um conceito bem distinto de arrogância, podemos afirmar logo de imediato. 

Acreditar em si e no seu potencial tende a te levar para os melhores lugares dentro de uma empresa. E se adicionar humildade e vontade de aprender a estas características, o resultado quase sempre será um profissional pronto para ser bem sucedido no mercado. 

Para ser autoconfiante é necessário ter conhecimento. Muito conhecimento! Entender e dominar o assunto em que está envolvido é regra básica e por isso a grande dica para buscar autoconfiança é ESTUDAR

Com conhecimento, tudo flui melhor, inclusive a comunicação, outro ponto fundamental para compreendermos a mente de alguém com confiança em si.

Um bom profissional é autoconfiante em suas ideias de planejamento e principalmente autoconfiante em suas ações práticas. Esse comportamento, além de gerar mais confiança, também faz com que o profissional se destaque dentro e fora da empresa.

2° Flexibilidade

Quando falamos na introdução do texto em ?facilidade de adaptação?, estávamos já adentrando num conceito que se mostrou um dos mais relevantes no mundo neste último ano: a flexibilidade do profissional no mercado de trabalho e na estrutura de uma empresa.

Um comportamento flexível provém de ações e de atitudes proativas como a capacidade de ouvir conselhos, de agregar as dicas que seus colegas lhe dão, de estar aberto a novas experiências e, sobretudo, de querer a todo instante se atualizar. 

Busque sempre capacitação e implemente sempre um comportamento otimista e positivo, mas não no sentido raso. Entenda que problemas foram feitos primeiro para serem solucionados, e depois para serem refletidos, ou seja: os resolva antes de se queixar para o mundo.

Resumindo, o bom profissional precisa ser flexível o bastante para se adaptar a qualquer mudança repentina que possa afetar seu desempenho e produtividade.

3° Organização

Ser organizado lhe qualifica de antemão a ser um profissional produtivo e de alto nível. É incrível que esta relação entre organização e qualidade do trabalho apresentado se mostra eficaz em quase todos os momentos. 

Um profissional organizado mantém prazos em dia e mantém seus processos em perfeita sintonia. Um colaborador desorganizado, em contrapartida, é capaz de afetar todo o processo rotineiro de uma empresa. Desta maneira, esta é uma das habilidades mais procuradas nos profissionais da atualidade.

Sendo assim, chegamos à pergunta de 1 milhão de dólares: como ser um profissional organizado?

Primeiro, tenha em mente que você deverá sempre respeitar os prazos. Somente assim você conseguirá criar um sistema próprio de trabalho que lhe fará entregar o que a empresa precisa no momento certo.

Foque no ambiente de trabalho. Ser organizado é trabalhar num espaço organizado. E planeje, planeje... Planejar te dá material mais que suficiente para ser organizado. 

4° Liderança

Ter habilidades de liderança é essencial para o profissional que almeja um cargo superior de gestão de recursos humanos ou gestão empresarial. E não duvide nunca desta afirmação: toda empresa sonha em encontrar no mercado um exímio líder, um profissional que seja altamente qualificado para conduzir com sucesso seus projetos.

Por mais que existam líderes natos, aqueles que já nascem com um comportamento de líder, torna-se necessário e obrigatório para alguém que almeja este status o estudo, a aquisição contínua de conhecimento. O líder é alguém faminto por informação, apaixonado por estratégias e parente próximo da capacitação.

Se capacitar é a cereja de um bolo chamado sucesso. Investir em programas de MBA e pós-graduação como os que a Trecsson (uma das principais referências no sistema de educação corporativa do interior do Brasil) oferece é tiro certeiro para se qualificar bem no mercado profissional e um passo largo rumo ao posto de líder.

A liderança ainda é a habilidade mais procurada por grandes empresas para contemplar seus altos cargos estratégicos. Assim, o comportamento de líder te qualifica para vôos mais altos, para responsabilidades maiores e para resultados mais grandiosos. É um perfil de profissional que busca a excelência, ousado e raro no mercado. 

Se qualificar como líder é meio caminho andado para o sucesso profissional.

Leia também:

Nove hábitos de líderes de alto desempenho

Gestão de Pessoas e Liderança: 8 Passos Para Uma Equipe de Alta Performance!

5° Gestão

Habilidades e conhecimentos práticos em Gestão Empresarial, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas e Gestão Comercial, são conhecimentos imprescindíveis para alavancar o reconhecimento de sua profissão, visando ser um líder e empreendedor futuramente. 

Entender toda a estrutura e o funcionamento de projetos não só te assegura uma boa posição no mercado de trabalho como te coloca na vanguarda para o mundo empresarial no futuro.

Entender de gestão significa ter completo conhecimento sobre tudo que permeia uma empresa. Ser um líder, saber construir uma boa relação de trabalho com a sua equipe, saber qualificar a sua equipe, ter foco absoluto nas metas e nos objetivos e buscar um comportamento mais flexível com relação a críticas e dicas são comportamentos dignos de um gestor exemplar e um excelente profissional. 

Ser consciente de que a sua posição é estratégica e que o bom desenvolvimento de seu trabalho vai acarretar em projetos bem sucedidos e uma empresa feliz se mostra imprescindível para que o profissional alcance um nível de excelência dentro de uma estrutura corporativa.

E carregue sempre consigo a ideia de que gerir a sua vida e gerir uma empresa são conceitos similares. Afinal de contas, não há empresa mais valiosa no mundo do que a sua vida, a sua existência no mundo. 

Saia da zona de conforto e comece a planejar objetivos para seu futuro.

6° Comunicação

Habilidades de comunicação, persuasão e negociação vão te ajudar a conquistar novos clientes, se relacionar melhor com seus colegas e superiores, apresentar suas ideias de inovação e tomar decisões concretas na função que você exerce.

Nesse sentido, habilidades como a autoconfiança, que já apresentamos aqui, se mostram complementares a um bom perfil na área de comunicação. Saber se comunicar é uma arte dominada por poucos, mas esses poucos que a dominam carregam quase sempre grandes projetos e estão à frente das melhores empresas.

Para ser um exímio comunicador é fundamental ter muita leitura, buscar incessantemente por conhecimento e ter bastante prática, afinal de contas, será com os erros cometidos que se construirá um perfil vencedor. Busque entender de psicologia humana e saiba o que o outro lado da comunicação quer ouvir. 

Saber fazer uma leitura corporal eficiente é diferencial para ser um bom profissional, pois vai agregar muito em negociações e reuniões de apresentação de projetos. E como fazer isso: estudando, estudando e estudando.  

Essas habilidades são essenciais em áreas que exigem rápidos resultados em vendas e planejamento estratégico.

7° Desenvolvimento pessoal

Investir em conhecimentos é o investimento mais indicado para você que quer crescer pessoal e profissionalmente. Aprender sempre é o lema dos especialistas mais reconhecidos no mercado.

Ter um bom plano de desenvolvimento pessoal acarreta quase sempre em bons resultados profissionais e isso porque cada vez mais as empresas buscam excelentes profissionais que sejam na verdade excelentes pessoas.

E o que fazer para se desenvolver pessoalmente e profissionalmente?  

Faça um MBA, assista a palestras online, tire suas dúvidas através de webinars, faça um curso de curta duração, faça uma graduação ou até mesmo faça cursos gratuitos da FGV. Todo conhecimento é sempre bem-vindo.

8° Pensamento crítico

Todo projeto empresarial precisa de um profissional com pensamento crítico. É através dele que os projetos alcançam sucesso da melhor forma e através da melhor metodologia. Analisar prós e contras de cada projeto faz com que o gestor tenha uma visão geral e desenvolva ações mais assertivas.

9° Proatividade

Como ser proativo, eis a questão.

A proatividade, termo que nasce na psicologia, mas ganha corpo no mundo empresarial, é um dos comportamentos mais benéficos para o ser humano. 

Se um profissional já possui características naturais como liderança e flexibilidade, a proatividade é mais um detalhe para fazer tudo acontecer. Ser proativo faz com que o profissional identifique o que precisa ser mudado, analise as melhores estratégias e execute, a fim de solucionar qualquer imprevisto ou mudanças repentinas.

Desenvolver este comportamento, que antecipa problemas, vislumbra soluções, enfrenta obstáculos, assume responsabilidades, cresce com os erros e não se deslumbra com os acertos te torna um exemplar quase perfeito no mundo profissional.

Mas não se engane: não basta ter iniciativa para se tornar um proativo. Iniciativa sem conhecimento é um conceito vazio. Não basta ter energia de sobra para trabalhar pela empresa, não basta vestir a camisa do projeto. É necessário capacitação, estudo e muita eficiência para ser considerado alguém proativo. 

Seja proativo, e seja acima de tudo produtivo.

10° Coaching

A etimologia da palavra coaching, tão famosa no mundo contemporâneo, é das mais curiosas. 

Nascida na idade média, a palavra designava as carruagens, que transportava pessoas de um lugar para o outro, geograficamente falando. A simbologia foi usada mais tarde para ressignificar o termo, trazendo a ideia de levar alguém de um lugar para outro em sua vida pessoal ou profissional. Perfeito, não?

Fazendo um salto gigante no tempo, a ideia, já mais consolidada no mundo esportivo, chega ao universo corporativo e pessoal só mais recentemente, e no Brasil ganha fama muito rapidamente e de forma avassaladora. 

Isso porque a ideia de coaching por ser bem ampla (podemos tratar de coaching pessoal, profissional e dentro das profissões, basicamente todas são inseridas) acaba contemplando milhares e milhares de pessoas que estão em busca de crescimento pessoal ou profissional.

E o profissional com habilidades em Coaching é aquele que sabe identificar os pontos fortes da equipe, sabe liderar, domina a arte de instruir e está sempre preocupado com o sucesso de sua equipe.

O Coaching já é considerado uma ferramenta indispensável nas grandes empresas. É através desta ferramenta que gestores, chefes e consultores podem intensificar seus pontos fortes e focar em resultados.

Essas habilidades são características de profissionais com potencial empreendedor, são eles que irão mudar o mundo. 

Desenvolver comportamentos de autoconfiança, autocontrole e protagonismo é uma das características mais proeminentes no coaching. Entender este universo e usar para potencializar o melhor que aquela pessoa pode oferecer para uma empresa, ou para a sua própria vida, é uma das habilidades essenciais de um profissional da área.  

Conclusão

Um excelente profissional não nasce do dia para a noite. Ele carrega consigo marcas de aprendizados, que muitas vezes só chegam através dos erros. Observar os erros e crescer com eles é uma das habilidades mais festejadas no mundo atual.

Saber gerir o projeto de sua vida te torna mais apto a gerir projetos alheios, basta desenvolver comportamentos de liderança, se capacitar sempre, estudar continuamente e querer aprender tudo de útil que pode estar a sua volta. 

Saber se comunicar é vida, se fazer entender é passo certeiro rumo ao sucesso profissional. Busque incessantemente essas habilidades, que com certeza em algum momento elas te darão oportunidades. E quando elas chegarem agarre-as e principalmente: tenha a certeza de que você é capaz de abraçá-la com tudo. 

Continue com a gente, veja outros conteúdos que irão agregar em seu desenvolvimento pessoal e profissional :)

Como profissional quais são suas 3 melhores características?

Neste artigo, falamos sobre as qualidades profissionais mais requisitadas no mercado de trabalho na atualidade..
Boa comunicação interpessoal..
Trabalho em equipe..
Proatividade..
Inteligência emocional..
Perfil de liderança..
Comprometimento e responsabilidade..

Quais as principais características de um profissional?

10 principais características de profissionais de sucesso.
Proatividade..
Comprometimento..
Humildade..
Criatividade..
Bom caráter..
Ambição..
Autocontrole..
Empatia..

Quais as 3 características principais que você acredita que um profissional tem que ter é como você se situa em relação a elas?

Procure sempre cumprir seus compromissos e tarefas, fazendo sempre um bom trabalho dentro dos prazos que lhe são estabelecidos. Ter comprometimento. Saber se posicionar. Entender a importância de realizar a tarefa no tempo e com a qualidade prevista.

Quais são as três coisas mais importantes para você no trabalho?

7 fatores essenciais para decidir por um emprego.
1º) Reputação da empresa. Inscreva-se para receber a nossa newsletter. ... .
2º) Reconhecimento no mercado. ... .
3º) Detalhes da vaga. ... .
4º) Oportunidade de progredir. ... .
5º) Avaliações da empresa (empate) ... .
5º) Benefícios oferecidos (empate) ... .
7º) Tratamento dos funcionários..