Quais as características da urbanização nos países subdesenvolvidos?

Diferença entre a urbanização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos

Algumas das diferenças mais evidentes entre a urbanização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Veja alguns exemplos com a visita em algumas ruas no Brasil e exterior.

A urbanização é o processo formado por diversas características de uma determinada localidade que também conhecemos como cidade ou área urbana. O termo é muito amplo e pode envolver aspectos ligados à população, a geografia, ao planejamento da paisagem, infraestrutura, como água, esgoto, eletricidade e outros serviços urbanos como transporte, educação saúde e muitos outros.

Embora o conceito seja basicamente o mesmo, na prática a urbanização em países desenvolvidos é tratada de forma bastante diferente dos países subdesenvolvidos, embora seja muito difícil estabelecer com detalhes essas diferenças, algumas delas são bastante evidentes como pode ser vistas abaixo.

Urbanização nos países desenvolvidos

Nos países desenvolvidos urbanização é feita de uma maneira um pouco mais planejada isto pode ser observado claramente andarmos por uma rua de uma grande cidade nos Estados Unidos ou no Canadá, por exemplo. Você não precisa ir pessoalmente até esses países para perceber isso, utilizando o serviço do Google chamado de Street View é possível navegar pelas ruas de milhares de cidades pelo mundo inteiro e perceber claramente a organização nas ruas, nas construções, do espaço urbano, da paisagem, entre outros aspectos.

Veja abaixo alguns exemplos:

Rua típica na cidade de Toronto no Canadá. Forte presença do verde com ruas altamente arborizadas.

Rua na cidade de Chicago nos Estados Unidos. Perceba a ausência de fios de eletricidade nos postes.

Rua ampla e espaçosa em Vancouver no Canadá:Exibir mapa ampliado

Urbanização nos países subdesenvolvidos

Os países subdesenvolvidos sofrem com problemas da urbanização e o descontrole que é muito evidente em vários locais. A aglomeração de pessoas em grandes cidades é um problema bastante sério e um desafio para autoridades públicas no sentido de organizar a paisagem urbana e proporcionar às populações o melhor acesso ao transporte público, moradia, serviços essenciais e consequentemente a qualidade de vida. No Brasil, por exemplo, é muito comum encontrarmos nas grandes cidades as chamadas favelas e mesmo fora dessas favelas é fácil perceber a falta de planejamento urbano impactando negativamente na paisagem e modo de vida das pessoas.

Veja alguns exemplos em algumas cidades do Brasil.

Uma rua em São Paulo.

Uma rua no Rio de Janeiro:

Exibir mapa ampliado

Como se caracteriza a urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos?

Nos países desenvolvidos, como o crescimento das cidades foi lento e bem-estruturado, o fenômeno não assumiu proporções tão grandes como em muitos países subdesenvolvidos, onde o crescimento das cidades foi, além de muito concentrado espacialmente, rápido e desordenado.

Quais as características da urbanização nos países desenvolvidos?

O processo de urbanização nos países desenvolvidos foi constante. As cidades foram crescendo de forma estratégica, sem pressa para absorver os migrantes, tendo aperfeiçoamentos na infraestrutura urbana - moradia, água, esgoto, luz, etc - e aumento da oferta de empregos.

Quais são as causas da urbanização nos países subdesenvolvidos?

Essa movimentação foi marcada pela modernização do campo e pela industrialização da cidade. Desse modo, a principal causa da urbanização está atrelada à saída da população rural em busca de melhores condições de vida na área urbana.

Quais são as principais características de urbanização?

Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.