Quais as características e estratégias utilizadas junto ao marketing pessoal?

Quais as características e estratégias utilizadas junto ao marketing pessoal?

Sempre que se fala em Marketing, logo se pensa em propaganda; em ações para vender um determinado produto. Porém, Marketing vai muito além de propaganda. Marketing é também criar mecanismos para atrair, satisfazer e manter o cliente.

Quais as características e estratégias utilizadas junto ao marketing pessoal?

E nesse contexto, pode-se definir então, o que vem a ser o Marketing Pessoal: É a apresentação de um indivíduo, de suas capacidades pessoais e profissionais, ou seja, é um conjunto de atitudes que o profissional pode desenvolver para “vender” sua imagem, de forma que o mercado se interesse por ele, por suas habilidades e capacidades e tenha interesse em retê-lo no ambiente organizacional.

“Marketing Pessoal é um conjunto de ações e atitudes que você adota com a finalidade de revelar o que você tem de melhor para o mercado.” (Mário Persona)

Em Marketing Pessoal não se fala somente de aparência, pois de nada adianta o produto ser atrativo e agradável por fora, se é o seu conteúdo que o faz ser desejado pelo mercado.

No cenário atual, cada vez mais competitivo e com profissionais capacitados, a utilização de técnicas de Marketing Pessoal torna-se uma necessidade profissional. É preciso algo que vai além de profissionalismo, criatividade e cumprimento de metas, é preciso diferenciar-se para ser notado, valorizado e reconhecido. Estar bem preparado, com certeza será um diferencial. Um produto bom em todos os aspectos, está sempre em evidência na vitrine e é desejado por todos.

Desenvolver uma estratégia de Marketing Pessoal, entretanto, não é uma tarefa fácil. Ao desenvolver uma estratégia errada do Marketing de um produto, pode ocorrer prejuízo para a empresa que o criou, remoção do produto do mercado ou substituição do mesmo. Já no caso de uma estratégia errada de Marketing Pessoal, não é tão fácil assim, uma vez que o produto a ser vendido é você! Sendo assim, as técnicas de Marketing Pessoal, tornam-se uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer profissional que queira alcançar o sucesso, um bom posicionamento e destaque no mercado. Veja algumas estratégias:

Capacidade de Comunicação

Fale corretamente, de forma clara e objetiva, sem vícios de linguagem. Olhe nos olhos. Saiba ouvir e manter o tom de voz adequado.

Atitude física e postura

A atitude física e a postura são formadoras da imagem que é transmitida. Mantenha uma postura correta e tenha expressividade. Qualquer deslize de comportamento pode comprometer sua imagem.

Cuidados com a aparência

A primeira impressão de uma pessoa é formada pela aparência. Assim como os publicitários se preocupam em construir uma embalagem atrativa e verdadeira, é necessário preocupar-se com o seu visual, mantendo uma aparência que evidencie verdadeiros valores.

Sua marca pessoal

Você tem um ponto forte? Aquele que sempre destacam quando falam de você? Foque nesse “ponto marcante”. Faça-o sua marca registrada, que ficará reconhecida e desejada associada a outras qualidades que você possui.

Resultados

Procure sempre entregar um resultado superior ao esperado. Superar expectativas, com qualidade máxima. E lembre-se: Você sempre pode mais!

Envolvimento e comprometimento

Seja envolvido e comprometido em tudo o que faz. Nem sempre é possível fazer apenas aquilo que se gosta. Faça as coisas da melhor maneira e será reconhecido pelo seu trabalho.

Conhecimento

Atualizar-se somente não basta. Procure produzir novos conhecimentos. Tenha atitude e coloque-os em prática.

Humildade

Se você acha que já sabe tudo, tome cuidado. Esteja em constante aprendizagem, aberto a novos conhecimentos e aceite receber e admitir falhas. Pondere / Releve comentários que considera desnecessários. Seja maduro e não crie conflitos.

10 mandamentos do Marketing Pessoal

Recentemente assisti a um vídeo do palestrante professor Luiz Marins, sobre os “10 mandamentos do Marketing Pessoal”, que compartilho com você:

1. Deixe um legado;
2 Busque conhecimento contínuo;
3. Procure ser lembrado;
4. Esteja sempre motivado e indique caminhos para seus liderados;
5. Encante, surpreenda, supere expectativas;
6. Seja um formador de opinião, influencie outras pessoas;
7. Seja maduro; solucione conflitos sem armar confusões;
8. Crie empatia, elogie, reconheça, dê méritos;
9. Seja otimista, entusiasta;
10. Seja paciente.

O que você está fazendo para alcançar seus objetivos e se destacar no mercado? Quais estratégias de Marketing Pessoal você já utiliza e quais precisa aprimorar?
Reflita sobre o assunto e comece hoje mesmo a delinear seu plano de Marketing Pessoal. E lembre-se: o Marketing Pessoal deve ser continuamente desenvolvido, revisado e repensado, pois o mercado está em constante evolução, exigindo adaptações e mudanças rápidas.

Quais as características e estratégias utilizadas junto ao marketing pessoal?

Por: Marcela Mello

Graduada em Administração, Pós Graduada em Recursos Humanos. Concilia a carreira de Analista de Recursos Humanos e professora de cursos técnicos administrativos. Transita nos vários subsistemas de RH: recrutamento e seleção, cargos e salários, folha de pagamento, treinamentos, saúde do trabalhador, administração de benefícios.

Quais são as principais características do marketing pessoal?

O marketing pessoal é um conjunto de ações estratégicas para atribuir valor à imagem de alguém. Assim, é possível moldar a maneira como outras pessoas enxergam você, valorizando seu status profissional e sua relevância em determinado mercado.

Quais são as estratégias de marketing pessoal?

5 estratégias de marketing pessoal para alavancar a sua carreira!.
Pratique o autoconhecimento. Nunca menospreze o poder do autoconhecimento. ... .
Atualize-se constantemente. ... .
Melhore suas habilidades interpessoais. ... .
Cuide de sua imagem. ... .
Faça networking..

Quais são as 4 ferramentas utilizadas para ter um bom marketing pessoal?

7 ferramentas de marketing pessoal.
LinkedIn. O LinkedIn é uma das melhores redes sociais para se converter marketing pessoal em oportunidades de trabalho. ... .
Instagram. Engana-se quem pensa que o Instagram é meramente uma rede social de compartilhamento de imagens. ... .
Site. ... .
E-book. ... .
Webinar. ... .
E-mail. ... .
YouTube..

Quais são as principais estratégias de marketing?

Principais exemplos de estratégia de marketing.
Marketing Digital. A internet faz parte da nossa vida de tal maneira que é praticamente impossível fazer algo sem ela. ... .
Marketing de Conteúdo. ... .
Inbound Marketing. ... .
Outbound Marketing. ... .
Marketing de Relacionamento. ... .
Marketing de Produto. ... .
Marketing de Guerrilha. ... .
Marketing Viral..