Quais as leis que a Inglaterra decretou que provocaram revolta nas colônias?

As Leis Intoleráveis foi um conjunto de leis britânicas que puniu os colonos americanos pela Festa do Chá de Boston.


Quais as leis que a Inglaterra decretou que provocaram revolta nas colônias?

Charge da época sobre as Leis Intoleráveis

O que foram

Leis aprovadas pelo Parlamento britânico contra as treze colônias americanas, em 1774, como punição pela Festa do Chá em Boston. Na Grã-Bretanha, essas leis ficaram conhecidas como "Atos Coercitivos".

As leis (atos intoleráveis)


1. Lei do porto de Boston: fechamento do porto de Boston a todos os navios até os colonos pagarem pelo chá despejado no porto.


2. Lei do Governo de Massachusetts: deu mais poder ao governador de Massachusetts. Muitos dos funcionários do governo que costumavam ser eleitos pelo povo passaram a ser nomeados pelo governador. A lei também permitia que apenas uma reunião por ano fosse realizada na cidade.


3. Lei de Administração da Justiça: permitia que o governador enviasse as queixas contra funcionários do governo para a Grã-Bretanha. Nesse caso, as testemunhas teriam de viajar até a Grã-Bretanha para testemunhar contra um oficial, tornando quase impossível condená-lo.


4. Lei de Aquartelamento: obrigava as colônias a fornecer alojamento aos soldados britânicos.


5. Lei de Quebec: permitia a expansão do território canadense britânico para o sul, em Ohio. Também tornava a Província de Quebec uma província católica. Embora não tivesse relação com os acontecimentos de Boston, foi promulgada na mesma época.

Consequências principais


Os Atos Intoleráveis tiraram algumas liberdades básicas dos americanos, fazendo com que ajudassem a unir as colônias, levando-as à posterior revolução e ao início do processo de Independência dos Estados Unidos.

Quais as leis que a Inglaterra decretou que provocaram revolta nas colônias?

The Boston Tea Party (Festa do Chá de Boston): foi o evento que gerou as leis intoleráveis dos britânicos contra os colonos americanos.


Revisado em: 14/09/2020.

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Leis Intoleráveis nos Estados Unidos Temas Relacionados
  • • Causas da Revolução Americana
  • • Estados Unidos da América - EUA
  • • Formação territorial dos Estados Unidos
  • • Lei do Selo
Bibliografia Indicada

Fontes de referência:

- CAMPOS, Raymundo. Estudos de História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Editora Atual, 1988.

- CÁCERES, Florival; PEDRO, Antônio. História Geral. São Paulo: Moderna, 1988.


Tudo isso mostrava que a metrópole estava disposta a acabar com o bem-sucedido comércio triangular que as colônias faziam com as Antilhas e a África, sem pagar impostos à coroa inglesa.

Lei do Açúcar e Lei do Selo

Por isso, em 1764, foi decreta da a Lei do Açúcar, para pôr fim ao contrabando de melaço antilhano transformado em rum e, então, trocado por escravos no continente africano. Neste momento, pela primeira vez, os ingleses fizeram sua lei ser respeitada, apreendendo navios de contrabandistas e prendendo seus proprietários.

Da mesma forma, novas medidas tentariam impedir que a indústria americana, que já se voltava para a exportação, competisse com a inglesa. A prosperidade do Império Britânico estaria comprometida se as colônias se recusassem a cumprir o papel de fornecedoras de matérias-primas e de consumidoras de produtos industrializados.

Em 1765, nova lei determinou um aumento de impostos: a Lei do Selo criou taxas sobre todo papel que fosse impresso nas colônias - jornais, documentos, papéis comerciais, cartas de baralho etc.

O massacre de Boston

A reação dos americanos foi imediata. Em Boston, surgiu a associação Filhos da Liberdade, que procurou boicotar a lei. Na Virgínia, decidiu-se recusar o cumprimento da mesma lei, e a própria figura do Rei inglês foi duramente criticada. Em praticamente todas as colônias passou-se, ainda, à reivindicação de representantes junto ao Parlamento britânico.

As Assembleias coloniais começaram a questionar o direito do Parlamento britânico de taxar as colônias. Isso se traduziu no boicote maciço aos produtos ingleses, o que levou a metrópole a abolir a Lei do Selo em 1766. Mas novos impostos, leis e proibições continuaram, sofrendo rejeição das colônias.

Em Massachusetts, um documento circulou chamando as treze colônias a uma resistência comum contra as leis repressivas e declarando que só os americanos estavam aptos a taxar os próprios americanos.

Leia mais


  • Colonização dos EUA (1) - Imigrantes fugiam de perseguições religiosas

  • Colonização dos EUA (2) - As trezes colônias autônomas da costa oeste

  • Colonização dos EUA (4) - Independência e Revolução Americana

Quais são as leis criadas pela Inglaterra que geraram revolta nas colônias?

Lei da Moeda (1764): proibia a emissão de papel-moeda na colônia. Lei da Hospedagem (1764): obrigava os colonos a abrigarem e alimentarem soldados ingleses. Lei do Selo (1765): decretava que todo documento impresso na colônia deveria conter um selo britânico para oficializá-lo.

Quais as leis opressivas da Inglaterra?

Na segunda metade do século XVIII, a Inglaterra impôs uma série de leis opressivas que afetavam duramente os colonos norte-americanos. Conheça, a seguir, algumas delas. Lei do Açúcar (1764): aumentava os impostos que os colonos deviam pagar sobre o melaço, o vinho, o café, a seda e o linho nos seus portos.

Quais as leis criadas pela Inglaterra levaram as Treze Colônias a romper com a metrópole especifique o ano em que foram aprovadas e o que cada Lei determinava?

Em 1764, foi anunciada a Lei do Açúcar, que cobrava impostos sobre a exportação deste produto; em 1965, a Lei do Selo, que determinava que todos os documentos, livros, jornais que circulavam nas colônias deveriam conter um selo comprado dos ingleses; em 1765, a Lei dos Alojamentos determinava que os colonos deveriam ...

Quais leis desagradaram os colonos?

Colonização dos EUA (3): Lei do Açúcar e do Selo desagradam colônias - UOL Educação.