Quais as principais características da testagem psicológica?

A Psicologia é definida pela Associação de Psicologia Americana (APA) como a ciência que se debruça sobre o estudo da mente e do comportamento humano, das suas relações e experiências. Podemos logo perceber que a Psicologia fornece diversas áreas de atuação que muitas vezes se entrelaçam. Uma destas áreas é a avaliação psicológica. No entanto, comumente estudantes e profissionais da Psicologia acabam utilizando o termo testagem psicológica. Será que possui o mesmo significado? Vamos conferir a seguir!

O que é testar? 

O termo teste tem como significado original: Conjunto de questões que, orais ou escritas, avaliam os conhecimentos específicos de um aluno, candidato, concorrente. A palavra teste também pode ser utilizada como sinônimo de exame. Durante todo o processo de testagem o indivíduo costuma ser submetido ao uso de algum instrumento, sendo este descrito. 

Frente a esse conceito é possível compreender e desenhar o conceito de testagem psicológica. A testagem psicológica é caracterizada pelo uso de um instrumento, ou seja, a aplicação de um teste. 

Vale lembrar que a aplicação de teste e/ou exame psicológico precisa ser realizado de maneira padronizada, para que os constructos sejam mensurados de maneira fidedigna. 

Na Testagem Psicológica também podem (e devem) ser observados os aspectos técnicos do teste em uso, como: propriedades psicométricas, média, desvio padrão que foram utilizados na sua construção. 

O que é avaliar?

Quando buscamos o conceito de avaliação temos a seguinte definição: vem do latim, e significa valor ou mérito ao objeto em pesquisa, junção do ato de avaliar ao de medir os conhecimentos adquiridos pelo indivíduo. Neste sentido a avaliação é um termo amplo capaz de incluir o termo teste ou exame. 

A avaliação psicológica é um processo complexo que possui diversas etapas com um objetivo de produzir hipóteses ou diagnósticos. Podemos classificar as etapas do processo avaliativo em: levantamento da demanda, escolha de instrumentos, aplicação dos instrumentos, integração das informações, formulação de hipótese e devolutiva. 

Quando testar e quando avaliar?

Como já abordamos as diferenças na nomenclatura vamos explorar os usos de cada técnica. O termo testagem é referente ao uso dos testes psicológicos. Já a avaliação diz respeito ao conjunto todo, englobando entrevistas, testes, integração dos dados. A testagem é uma etapa da avaliação psicológica.

É preferencial utilizar o termo testagem em situações de pesquisa científica por exemplo, quando são aplicadas escalas a populações numerosas. Neste contexto conseguimos perceber que o que será importante é o resultado daquele teste, e não de um contexto geral. 

Já a nomenclatura avaliação psicológica deve ser utilizada nos contextos em que a avaliação é realizada com uso dos diversos instrumentos, escuta do paciente, entrevista e formulação de hipóteses.

Independentemente da finalidade do processo de testagem, precisamos sempre fazer uso de testes psicológicos favoráveis que estão listados no Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) (https://satepsi.cfp.org.br/#:~:text=O%20SATEPSI%20foi%20desenvolvido%20pelo,psicol%C3%B3gicos%20%C3%A0%20comunidade%20e%20%C3%A0s)

Testagem e avaliação são complementares?

Estas duas formas de identificar os comportamentos ou expressões de um sujeito são complementares e não excludentes. Fazendo uma analogia com a receita de um bolo podemos dizer que a avaliação psicológica é este bolo enquanto a testagem é um dos seus ingredientes. Ainda dentro dessa analogia, quando temos apenas esse ingrediente isolado trata-se somente deste ingrediente, ele só se tornará bolo quando acompanhado dos demais disponíveis.

A avaliação psicológica engloba um conjunto de técnicas e métodos, de uso e aplicabilidade exclusiva do profissional psicólogo. É importante lembrarmos que a prática de avaliação psicológica é considerada um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos composta por métodos, técnicas e instrumentos, que possuem a finalidade de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas. 

Para saber mais sobre os processos de avaliação e testagem psicológica você pode clicar <https://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf> aqui e conhecer a Cartilha de Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia. É importante que o profissional de psicologia sabia usar as nomenclaturas corretas oferecendo sempre uma prática ética e eficaz.

Matérias relacionadas:

  • Avaliação psicológica no esporte de alta performance
  • A importância da resiliência no processo de hospitalização
  • Quais as diferenças entre psicanálise e psicoterapia psicanalítica?

Referências:

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. How does the APA definition to psychology?. 2016. Disponível em:< https://www.apa.org/support/about-apa>. Acesso em 20 abr. 2021.

BRUSCATO, Wilze Laura. Testagem psicológica. Revista Brasileira de Psiquiatria, [S.L.], v. 22, n. 4, p. 197-198, dez. 2000.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução nº 03 de 05 de fevereiro de 2016. 2016. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2016/04/Resolu%C3%A7%C3%A3o-003-2016.pdf>. Acesso em 20 abr. 2021.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução nº 09 de 25 de abril de 2018. 2018. Disponível em: < http://crp11.org.br/upload/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n%C2%BA-09-2018-com-anexo.pdf>. Acesso em 20 abr. 2021.

CONSELHO DE FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução nº 18, de 05 de setembro de 2019. Disponível em: <https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-18-2019-reconhece-a-avaliacao-psicologica-como-especialidade-da-psicologia-e-altera-a-resolucao-cfp-n-13-de-14-de-setembro-de-2007-que-institui-a-consolidacao-das-resolucoes-relativas-ao-titulo-profissional-de-especialista-em-psicologia>. Acesso em 05 abr. 2021. 

HUTZ, Claudio Simon; BANDEIRA, Denise Ruschel; TRENTINI, Clarissa. (Org.). Psicometria. Porto Alegre: Artmed, 2015.

MENDES, Lorena Samara et al. Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais. Psicologia Ciência e Profissão. Brasília, v. 33, n. 2, p. 428-445, 2013. 

MICHAELIS. Significado de Avaliar. 2021. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/avaliar/. Acesso em: 10 abr. 2021.

 MICHAELIS. Significado de Testar. 2021. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/testar/>.Acesso em: 10 abr. 2021

Quais são as principais características dos testes psicológicos?

O teste psicológico é uma método de avaliação utilizado exclusivamente por psicólogos e tem como objetivo analisar os traços de personalidade e características psicológicas dos indivíduos. Eles podem ajudar a entender como as pessoas se comportam diante de diferentes situações.

Quais as características e importância da avaliação psicológica?

A realização da avaliação psicológica na área da saúde é indispensável quando pensamos em medidas “curativas” ou preventivas, pois a partir dessa técnica é possível que o profissional tenha mais clareza sobre diagnósticos, métodos de tratamento ou de prevenção de determinadas patologias (Custódio, 2002).

Quais as quatro características técnicas necessárias para um teste psicológico?

São discutidos os principais aspectos psicométricos considerados indispensáveis para a construção de testes psicológicos, a saber: evidências de precisão/fidedignidade, evidências de validade, e, por fim, sistema de correção e interpretação dos escores.

Quais são as principais etapas e características do processo de avaliação psicológica?

Baseado em Wechsler (1999), pode-se distinguir quatro etapas da avaliação psicológica dentro do processo seletivo: seleção de instrumentos (ou planejamento); aplicação; correção e interpretação dos resultados; relato e devolução dos resultados.