Quais as vantagens de ter uma inflação controlada?

Ouça este artigo:

A inflação acontece quando a oferta de dinheiro aumenta, desvalorizando a moeda. É percebida especialmente através da elevação de preços, pois a oferta maior de dinheiro reduz o poder de compra dos consumidores. Por exemplo, se a oferta de diamantes se tornasse tão abundante quanto a de vidro, o preço de mercado de produtos que contenham diamantes cairia drasticamente. Do mesmo modo, quando a quantidade da moeda ofertada aumenta, seu valor cai, e o poder de compra diminui, assim como a quantidade de bens que pode ser adquirida com uma unidade desse dinheiro. Como enfatizado pelo economista Ludwig Von Mises, as pessoas costumam enxergar a causa da inflação no aumento dos preços, e não no seu real motivo, que é o aumento da quantidade de dinheiro ofertado.

A quantidade de dinheiro presente em uma economia nacional é controlada pelo governo por meio do Banco Central. Mas, levando em conta que o aumento da oferta de dinheiro reduz o poder de compra dos cidadãos, por que o Estado faria tal coisa? Isso acontece principalmente quando o governo está com déficit no orçamento. Quando o governo aumenta seus gastos acima da arrecadação dos impostos, recorre ao aumento de impressão de notas de dinheiro para cobri-los. Com a evolução da tecnologia de impressão e a ausência de lastro no dinheiro, emitir mais notas se tornou algo cada vez mais fácil, dependendo simplesmente das decisões governamentais.

Um exemplo de quando o governo emite mais notas para cobrir seus gastos é o do pagamento de funcionários públicos, especialmente quando seus salários são aumentados. Essas pessoas acabam tendo mais dinheiro enquanto todas as outras continuam a ter a mesma quantidade de dinheiro que tinham antes. Aqueles que receberam aumento de salário através da multiplicação da moeda competirão com os demais compradores. E por outro lado, apesar da oferta de dinheiro nessa economia ter aumentado, o número de mercadorias continua o mesmo.

A consequência inevitável é a desvalorização da moeda e o aumento de preço das mercadorias e bens ofertados. Os funcionários públicos que receberam o novo dinheiro antes dos demais consumidores terão uma vantagem temporal em relação aos outros, estando em posição privilegiada, pois, como são os primeiros a receberem o novo dinheiro, podem comprar enquanto os preços ainda não aumentaram, isto é, podem comprar bens e serviços no estágio anterior de troca de dinheiro por mercadoria, antes que a inflação ocorra.

Mas os preços de serviços e mercadorias não se alteram na mesma medida e ao mesmo tempo. Existem preços que mudam mais rapidamente que outros, caindo ou subindo mais depressa. Isso acontece porque as pessoas não compram as coisas ao mesmo tempo, e porque não consomem exatamente as mesmas mercadorias ou a mesma quantidade das mercadorias em comum que consomem. O dinheiro extra que o governo emitiu não é usado para comprar de todas os serviços e mercadorias. Deste modo, quando a inflação acontece, diferentes grupos da população são afetados por ela de diferentes formas.

Muitos governos recorrem ao controle e congelamento de preços para combaterem a inflação. Mas tais medidas podem no máximo atrasar sua manifestação. O economista Henry Hazlitt explica que o controle de preços exercido pelo Estado apenas comprime ou elimina por completo os lucros, causando o desarranjo da estrutura de produção da economia, gerando até mesmo a escassez de produtos. O controle de preços do governo é uma tentativa de jogar a responsabilidade da inflação sobre produtores e vendedores, e não em suas próprias políticas monetárias.

Quais as vantagens de ter uma inflação controlada?

Políticas desastradas arruinaram o Bolívar venezuelano, com uma inflação próxima a 1.000.000 % (um milhão por cento) ao ano. Na prática, as notas de dinheiro não valem praticamente nada. Na foto, maços de dinheiro venezuelano equivalem à um dólar americano no final de 2018. Foto: sunsinger / Shutterstock.com

Referências:

HAZLITT, Henry. O básico sobre inflação. Disponível em: <https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1296>. Acesso em 30 de dezembro de 2018.

MISES, Ludwig Von. As seis lições. São Paulo:Instituto Ludwig Von Mises, 7 ª edição, 2009, 61-76p.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/economia/inflacao/

O Banco e Eu

Tem verdadeira noção dos efeitos da oscilação de preços nas finanças da sua família? Não se trata apenas de pagar mais caro. 25-01-2021

O impacte da inflação não se reflete apenas nos preços que sobem. Saiba como afeta os seus rendimentos e as suas poupanças.

O impacte da inflação na sua vida quotidiana não acontece apenas quando vai ao supermercado e traz menos compras pelo mesmo dinheiro. Ou quando percebe que o aumento salarial, afinal, não permite poupar tanto quanto pensava. A inflação influencia não só a forma como consome, mas também as suas poupanças e investimentos.

Todos sabemos que os preços sobem, mas para que se fale em inflação, não basta que aumente o preço da gasolina ou do pão. É necessário que essa subida seja generalizada e que, na prática, o mesmo valor permita comprar menos.

Tome Nota:

O valor da inflação é importante para avaliar o poder de compra das famílias e, por isso, a inflação é medida com base no preço dos produtos que estas consomem.

Leia também: Orçamento do Estado 2021: o que muda na minha carteira?

Nesta avaliação nem todos os bens têm o mesmo peso, sendo dado mais valor àqueles em que se gasta mais. Além disso, e como nem todas as pessoas têm os mesmos hábitos de consumo, tem de ser feito um cálculo com base na média das despesas de todas as famílias.

Para medir a inflação são tidos em conta não só bens que se consomem diariamente, como produtos alimentares ou gasolina, mas também artigos duradouros, como vestuário, eletrodomésticos e até serviços, como seguros ou cabeleireiros.

Estes bens e serviços fazem parte de um cabaz cujo preço total é determinado num determinado período. Mais tarde (noutro período de tempo), somam-se novamente os preços dos mesmos produtos e serviços. A diferença entre os dois valores apurados, em termos percentuais representa a taxa de inflação.

A inflação na Zona Euro

Já ouviu falar do IHPC? O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor mede a inflação na Zona do Euro. Todos os países seguem a mesma metodologia de cálculo, o que permite a comparação entre países. Todos os meses são recolhidos cerca de 1,8 milhões de preços em 1 600 localidades e em mais de 200 mil estabelecimentos (incluindo online). 

Em cada país, os cálculos são feitos pelo respetivo instituto nacional de estatística e enviados para  Eurostat, que faz as contas finais para calcular o IHPC para a área do euro. 

Leia também:Taxas de juro do BCE: o que são e qual o impacte na sua vida

O impacte da inflação nas suas poupanças

A inflação começa por influenciar a forma como poupa. Desde logo, influencia o montante de dinheiro que consegue poupar. Se a inflação está alta, as despesas das famílias são maiores e sobra menos margem para poupar.

Da mesma maneira, a inflação faz variar a margem de rendimento que pode tirar de determinado montante aplicado em poupança.

Ou seja, níveis de inflação mais altos desvalorizam o ganho esperado com determinada aplicação. Se este fenómeno acumular com o pagamento de taxas de juro baixas, a depreciação é ainda maior. O montante de dinheiro que aplica não só não cresce (porque não oferece rendibilidade) como acaba por perder muito valor face ao que pode comprar com ele, antes e depois de ter realizado a sua aplicação. Este fenómeno ocorre com poupanças aplicadas exclusivamente em depósitos com baixas taxas de rendibilidade.

Hoje vivemos um fenómeno semelhante. Embora a taxa de inflação se mantenha em níveis controlados, as taxas de juro pagas pelos bancos nos depósitos a prazo conseguem ser ainda mais curtas. Resultado o retorno do seu investimento é substancialmente depreciado.

Conclusão, sempre que as taxas de juro não conseguem acompanhar as taxas de inflação - e isso pode ocorrer com fenómenos de subida descontrolada de preços -, o que vier a ganhar com a sua poupança dilui-se facilmente. O ganho da sua poupança desvaloriza-se porque não lhe permite consumir tanto como no momento em que aforrou o dinheiro. Preços mais altos, desvalorizam o dinheiro.  

Leia também: Juros compostos ou como ganhar mais com as suas poupanças

Cuidados a ter

Se não quiser que o impacte da inflação nas suas poupanças seja muito significativo, deve selecionar produtos com uma remuneração superior aos valores da inflação. No entanto, tenha em conta a duração da aplicação.

Isto é, num depósito a prazo a um ano, deve ter em conta não apenas a inflação atual, mas também a que está prevista para os próximos 12 meses. Mesmo sendo impossível de calcular o valor exato, consegue identificar a tendência. No site do INE, por exemplo, encontra estatísticas e dados que podem ajudar a tomar uma decisão.

Importante é que as suas poupanças cresçam, pelo menos, ao ritmo da inflação. Por exemplo, se aplicar mil euros numa poupança a 12 meses com uma taxa de juro de 1%, mas a inflação for de 2%, apesar de ficar mais dinheiro na conta (cerca de 1.010€), este ganho não é suficiente para compensar a inflação. Ou seja, para evitar perder poder de compra, teria de conseguir ter, ao fim de um ano, cerca de 1 020€.

Além disso - e muito importante - deve sempre seguir a cautela básica de diversificar as poupanças e os investimentos que faz. A velha máxima de “não colocar todos os ovos no mesmo cesto” é bastante comum quando se fala de poupança e aplica-se na perfeição neste caso. 

Leia também: Investir as suas poupanças aconselha a prudência

A importância de uma inflação baixa

Uma das funções do Banco Central Europeu (BCE) é manter a inflação controlada, ou seja, que a médio prazo esta não ultrapasse os dois por cento. Esta meta é importante porque, se uma inflação alta reduz o dinheiro que pessoas e empresas têm disponível, a deflação (uma descida generalizada dos preços) retrai o investimento e por consequência (por via de fenómenos como o desemprego), o consumo.

Além disso, a inflação alta não causa só instabilidade económica, como também poderá causar tensões sociais e políticas.

Leia também: Produtos Financeiros Complexos: o que são?

Inflação e taxas de juro

As taxas de juro altas são ótimas para quem tem o dinheiro aplicado em poupanças, mas não são boas para a economia.

Por um lado, o incentivo à poupança retrai o consumo. Por outro, dificulta que empresas e privados possam recorrer ao crédito, ou que o próprio Estado consiga financiar-se nas melhores condições.

Tudo isto vai reduzir o investimento e tem consequências em diversas áreas, da habitação às obras públicas, do setor automóvel ao turismo.

Se, por outro lado, a inflação estiver estável, o risco na concessão de empréstimos é menor. Logo, o prémio de risco de inflação aplicado pelos credores é menor ou inexistente, o que significa que vai pagar menos pelo crédito. Ou seja, o valor que paga pelos seus empréstimos penalizam menos o orçamento.

O impacte da inflação na economia é, portanto, bastante maior do que se poderia pensar.

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

Aforrar e ganhar podem não ser conceitos que se correspondam. Isto é, há que ter um cuidado prévio de escolher a poupança adequada para o seu perfil e objetivos. A Caixa pode ajudar a consegui-lo.  

Saiba Mais Aqui

Leia também:Investir na bolsa: Como começar e executar

A influência da inflação no aumento de rendimentos

Já terá certamente ouvido falar de aumentos salariais ou de pensões acima ou abaixo da taxa de inflação e percebido que esses aumentos geram, geralmente, bastante discussão.

Tal acontece porque, se o aumento for inferior à taxa de inflação, na prática não estará a ganhar mais. Por exemplo, se tiver um aumento de 1% e a taxa de inflação for de 1,5%, isso significa que, apesar do seu salário ter aumentado, os preços aumentaram mais.

Assim, e para ganhar poder de compra, o aumento terá de ser superior ao valor da inflação. Se os preços de produtos e serviços forem atualizados de acordo com a taxa de inflação e os seus rendimentos não aumentarem na mesma proporção, na prática vai ter mais despesas sem que a receita tenha aumentado do mesmo modo. O que significa menos dinheiro no seu bolso.

Tome Nota:

O impacte da inflação mede-se também em aumentos de produtos e serviços que usam a taxa de inflação como referência. Por exemplo, o preço das portagens atualizações de pensões, salários ou as rendas das casas.

Leia também: Dez passos para pagar o seu IRS em prestações

Inflação e fiscalidade

Há ainda a questão dos impostos. Por exemplo, se os escalões do IRS forem atualizados de acordo com a inflação e se tiver um aumento salarial acima deste valor, pode subir de escalão e passar a pagar mais imposto. E apesar de nunca ficar a ganhar menos do que no escalão anterior, o aumento real pode não ser tão grande quanto esperava. Ou seja, o que ganha a mais acaba mitigado pelas obrigações fiscais.

Quando negociar um aumento salarial ou ponderar uma mudança de emprego, deve por isso ter em conta o valor da inflação, não só a atual, como a prevista.

Tome Nota:

  • No portal Todos Contam pode tirar muitas dúvidas sobre questões quotidianas relacionadas com a sua vida financeira, nomeadamente a inflação. Aceda por exemplo à área de e-learning sobre esta temática.
  • No site do Banco de Portugal encontra gráficos com indicadores de referência como a taxa de desemprego ou o IHPC. Recorra ainda às estatísticas do INE.

Leia também:  

  • Como associar o MB Way ao cartão de refeição
  • É arrendatário? Conheça as medidas de apoio ao arrendamento
  • Orçamento do Estado 2021: o que mudará no setor automóvel
  • Sabe que vai poder validar faturas com QR Code?

    Quais as vantagens de uma inflação controlada?

    Com o bom funcionamento do sistema de metas de inflação, podemos manter a evolução dos preços sob controle, o que, por sua vez, se traduz em previsibilidade para as famílias e para o mercado. Assim, as pessoas conseguem planejar melhor o seu futuro, já que sabem que sua renda não perderá valor abruptamente.

    Quais são os benefícios da inflação?

    A inflação pode ajudar àqueles que devem dinheiro que pode ser pago de volta com reais menos valiosos e inflacionados. Baixos índices de inflação têm relativamente pouco impacto econômico no curto prazo. No médio e longo prazos, entretanto, mesmo índices baixos de inflação podem complicar planejamento futuro.

    O que é inflação controlada?

    Como a inflação é controlada Conforme este índice apresenta alta ou baixa, o Banco Central do Brasil (BCB) atua através de sua política monetária, aumentando ou reduzindo a taxa de juros oficial - SELIC. Esta taxa é decidida em reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), a cada 45 dias.

    Porque o controle da inflação é importante?

    Isso quase sempre tem um impacto recessivo na economia. Portanto, controlar a inflação tende a envolver sacrifícios no curto prazo, como crescimento mais baixo e desemprego mais alto.