Quais fatores determinam o crescimento dos movimentos migratórios no mundo?

Migração: Fatores de atração e fatores de repulsão

As migrações mundiais referem-se ao deslocamento internacional de indivíduos ou populações.

Os movimentos migratórios correspondem ao deslocamento de indivíduos ou populações e são impulsionados pelos fatores atrativos e pelos fatores repulsivos dos territórios, em que algumas áreas recebem mais intensamente os fluxos populacionais enquanto outras repulsam a população. As áreas de atração são aquelas localidades que apresentam aspectos favoráveis tais como, empregos, melhores condições de vida, segurança e outros, enquanto as áreas de repulsão são as que apresentam aspectos como desemprego, conflitos – religiosos, políticos e outros -, crise econômica entre outros.

Países de imigração e países de emigração

Quais fatores determinam o crescimento dos movimentos migratórios no mundo?

Alguns países se destacam como áreas de atração e outros como áreas de repulsão populacional.

Cabe destacar que a emigração refere-se ao movimento de saída de um indivíduo ou população de uma área para outra, enquanto que a imigração refere-se à entrada de um indivíduo ou população em uma área. Além disso define-se como migrante toda pessoa que migra, que se desloca.

Neste sentido, destacam-se países que no século XIX estimularam a imigração, ou seja, a entrada de pessoas em seu território, através de leis que equiparavam os direitos dos estrangeiros à população local, tais como, a Itália, Holanda, Chile e Argentina.

Com o passar do tempo, entre 1950 e 2000 os movimentos migratórios adquiriram um caráter econômico em que alguns países se destacaram como países de emigração, tais como, México, Índia e Cuba, e outros como países de imigração, tais como, Canadá, EUA e Austrália.

Cabe destacar ainda que, em alguns casos, a realidade enfrentada pelos migrantes em seu novo local de residência é diferente do que o esperado, enfrentando a exploração da mão-de-obra, preconceito (xenofobia) e ausência de direitos sociais.

Migrações internacionais: a relação entre o Brasil e o mundo

Quais fatores determinam o crescimento dos movimentos migratórios no mundo?

Trabalhadoras em uma fábrica no Japão.

Um dos maiores movimentos migratórios de emigração do Brasil é em direção ao Japão, principalmente após ao milagre econômico japonês. Este crescimento criou novas oportunidade de trabalho, atraindo grandes contingentes populacionais do Brasil, principalmente indivíduos descendentes de japoneses devido à proximidade cultural, os chamados Dekasseguis, que acabam sendo alocados em trabalhos pouco valorizados.

Além do Japão, EUA e Portugal também são alguns dos principais destinos de brasileiros que saem do país em busca de melhores condições de vida. Destacam-se ainda os Brasiguaios, brasileiros que migram para o Paraguai e lá se tornam donos de terra, sobretudo para o cultivo de soja.

O caso dos latinos nos EUA

Quais fatores determinam o crescimento dos movimentos migratórios no mundo?

Fronteira México-EUA

O exemplo mais conhecido de migração mundial é a migração de latinos para os EUA, destacadamente a migração ilegal através da fronteira México-EUA, apesar de ser completamente fechada com a presença de câmeras, sensores, muros e guardas ainda.

Visando a redução da entrada de latinos, os EUA adotou diversas medidas, tais como, a legalização dos latinos que já residem no país, fortalecimento da fronteira e estímulo à instalação de indústrias maquiladoras no México.

Os refugiados na Europa

Define-se como refugiados a população que por alguma situação conflituosa é impossibilitada de residir em seu país, ou seja, relaciona-se com a fuga de áreas de conflito de diversas naturezas – político, econômico, religioso e outros, para áreas que ofereçam segurança e receptividade.

Nos últimos anos tem-se observado o grande número de migrantes em direção à Europa, sobretudo indivíduos advindos da Síria e da Líbia. Muitos destes migrantes, dentre os quais crianças e mulheres, chegam à Europa via Mar Mediterrâneo em embarcações precárias e sem segurança.

Dentre as razões deste deslocamento destaca-se a guerra civil, como a verificada na Síria com a atuação do Estado Islâmico que gera uma instabilidade política no país.

Exercícios

1. (Enem 2011) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas.

IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são

a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.

b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.

c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.

d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.

e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.

CONFIRA A RESOLUÇÃO COMENTADA DESTE EXERCÍCIO!

2. (FUVEST) A imigração de italianos (desde o final do século XIX) e a de japoneses (desde o início do século XX), no Brasil, estão associadas a

a) uma política nacional de atração de mão-de-obra para a lavoura e às transformações sociais provocadas pelo capitalismo na Itália e no Japão.

b) interesses geopolíticos do governo brasileiro e às crises industrial e política pelas quais passavam aItália e o Japão.

c) uma demanda de mão-de-obra para a indústria e às pressões políticas dos fazendeiros do sudeste do país.

d) uma política nacional de fomento demográfico e a um acordo com a Itália e o Japão para exportação de matérias-primas.

e) acordos internacionais que proibiram o tráfico de escravos e à política interna de embranquecimento da população brasileira.

CONFIRA A RESOLUÇÃO COMENTADA DESTE EXERCÍCIO!

3. (ENEM 2006)

Tendências nas migrações internacionais

O relatório anual (2002) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela transformações na origem dos fluxos migratórios. Observa-se aumento das migrações de chineses, filipinos, russos e ucranianos com destino aos países-membros da OCDE. Também foi registrado aumento de fluxos migratórios provenientes da América latina.

Trends in International migration – 2002. Internet: www.ocde.org (com adaptações).

No mapa seguinte, estão destacados, com a cor preta, os países que mais receberam esses fluxos migratórios em 2002. As migrações citadas estão relacionadas, principalmente, à

a) ameaça de terrorismo em países pertencentes à OCDE.

b) política dos países mais ricos de incentivo à migração.

c) perseguição religiosa em países muçulmanos.

d) repressão política em países do Leste Europeu.

e) busca de oportunidades de emprego.

CONFIRA A RESOLUÇÃO COMENTADA DESTE EXERCÍCIO!

4. (FUVEST 2009)

Com base no mapa e nos seus conhecimentos sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Alguns países europeus e os EUA apresentam um significativo número de cidades com grandes contingentes de população imigrante.

b) A União Européia e os EUA têm estabelecido rigorosos controles de imigração, sobretudo em relação aos imigrantes ilegais vindos do Canadá.

c) Os países americanos, em particular os EUA, receberam um número significativo de imigrantes europeus até meados do século passado.

d) A Europa ocidental caracteriza-se atualmente por ser um pólo de atração de imigrantes, o que tem levado a uma regulamentação mais severa no controle da imigração.

e) O Oriente Médio, a Austrália e a China apresentam algumas cidades com grandes contingentes de população imigrante.

CONFIRA A RESOLUÇÃO COMENTADA DESTE EXERCÍCIO!

Gabarito

1. A

2. A

3. E

4. B

Quais são os fatores que provocam os movimentos migratórios?

Diversas causas podem estar associadas a esses deslocamentos, como a busca por trabalho, melhor colocação profissional e melhores condições de vida; desastres naturais e situações climáticas extremas; crises políticas e socioeconômicas; e perseguições étnicas e religiosas.

O que são movimentos migratórios e quais os fatores?

As migrações ou movimentos migratórios podem acontecer por variadas razões, envolvendo desde causas naturais, como fenômenos atmosféricos (chuvas intensas, furacões), até causas sociais, como guerras, crises econômicas, entre outras.

Quais são os principais movimentos migratórios no mundo?

Conheça os 3 principais movimentos migratórios mundiais e se prepare para arrasar na sua prova de geografia da escola e do vestibular!.
Migração de Latinos para os EUA. ... .
Migração de Islâmicos para a Europa. ... .
Migração de brasileiros para o Japão..

Quais são as principais causas dos movimentos populacionais?

Inúmeras são as causas do deslocamento de pessoas entre as várias regiões do planeta:.
econômicas - a mais importante ao longo da história;.
político-ideológicas;.
desastres naturais;.
conflitos militares;.
religiosa..