Quais fatores naturais exercem maior influência nos tipos de clima?

Os rios europeus são importantes elementos presentes na história e no desenvolvimento do velho continente.

Clima

Vários fatores influenciam o clima europeu; latitude, relevo, maritimidade, correntes marítimas ( corrente do Golfo) e ventos da região Ártica, do Saara e principalmente do Oceano Atlântico.

O clima de maior ocorrência na Europa é o temperado continental. Na porção norte ocorre clima subpolar; na porção sul, clima mediterrâneo; no litoral ocidental, clima temperado oceânico; nas areas de dobramentos modernos, clima frio de montanha.

No clima temperado continental, a amplitude térmica  é maior que no temperado oceânico. Essa diferença decorre da maritimade, que mantém as temperaturas mais constantes ao longo do ano no clima temperado oceânico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hidrografia

?Com superfície  relativamente pequena e relevo pouco uniforme, a Europa não possui rios do porte do Amazonas (Brasil) ou do mississipi (Estados Unidos). Apenas na grande planicie russa os cursos percorrem maiores distâncias. Apesar disso, a rede hidrográfica europeia, bem como seus mares e oceanos, tem sido fundamental na história e na econômia do continente.

A hidrografia europeia foi essencial para o desenvolvimento das relações comerciais do continente, pois possibilitou o transporte de grande quantidade de produtos agrícolas a baixo custo. Os muitos rios europeus de planícies possui longos trechos navegáveis, facilitando o comércio entre diferentes regiões.

Enquadram-se nesse caso os rios Volga, Danúbio e Reno, além do Rio Tâmisa, na Inglaterra, e do Rio Sena, na França.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

Quais fatores naturais exercem maior influência nos tipos de clima?

Tudo bem? Nesta atividade você irá compreender e analisar as formas com que a população brasileira está distribuída no território brasileiro, considerando os fatores naturais, históricos e econômicos.

ATIVIDADE

O povoamento ou ocupação territorial do Brasil é irregular, ou seja, apresenta lugares densamente povoados (muitos habitantes por quilômetro quadrado) e vazios demográficos (poucos habitantes por quilômetro quadrado). Para medir a concentração de uma população de determinada área, calcula-se a sua densidade demográfica, por meio da divisão do total da população pela área em que está distribuída. O valor encontrado é expresso pelo número de habitantes por quilometro quadrado (hab./km2). O Brasil é um país populoso, pois sua população absoluta – isto é, a soma de todos habitantes, é elevada. No entanto é pouco povoado, isto porque, se considerarmos a relação entre número de habitantes e a sua área territorial, ou seja, a população relativa.

 A população brasileira, em sua maioria, concentra-se na faixa litorânea. Já as localidades no interior são pouco povoadas. Os nossos litorais, historicamente serviram de entrada para os imigrantes que chegavam por via marítima, além de serem utilizados para as trocas comerciais e concentrarem as maiores cidades brasileiras.

Os Lugares que favorecem a presença humana são disputados, como proximidades de cursos d’água (córregos, rios e lagos), terrenos planos com solos férteis e climas amenos, as chamadas áreas de atração. Já, os lugares com grande densidade de vegetação (como as florestas tropicais), escassez de água potável e temperaturas extremas dificultam o povoamento, e em muitas regiões são verdadeiros vazios populacionais, as chamadas áreas de repulsão. (ADAS, Melhem. Expedições Geográficas – 3 ed. 2018, p. 44 e 45.)

Assista ao vídeo abaixo, releia o texto acima e resolva as questões a seguir.

POPULAÇÃO BRASILEIRA: Distribuição geográfica – Canal OLHAR GEOGRÁFICO – Youtube

1. Conceitue:

 a) população absoluta;

 b) população relativa;

c) densidade demografia;

d) áreas de atração

e) áreas de repulsão.

2. Fale o que você entendeu sobre os fatores históricos e econômicos que influenciam a distribuição espacial brasileira.

3. Faça um breve comentário relativo a distribuição espacial da população brasileira.

Saiba Mais / Referências:

https://www.ibge.gov.br/ Neste site você encontrará textos, mapas, gráficos e tabelas sobre diversos aspectos da população brasileira.

Objeto de Conhecimento Características e dinâmica da população – destruição espacial da população brasileira.
Componente Curricular Geografia
Habilidades (EF07GEO4-A) Analisar a destruição espacial da população brasileira, considerando os indicadores sócios econômicos, a diversidade étnico-cultural e racial, de sexo/gênero e idade nas regiões brasileiras.
Proponentes/ Professores: Donizette Soares da Silva, Rosani  Eustáquia  Mesquita Marta Helena Fernandes de Andrade Jusylene  Divina Dias Cardoso Marcilene de Faria Albernaz
Instituição Educacional: Escola Municipal Angelina Pucci Limongi
CRE: Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma H (7º ano) – Educação Ambiental e Saúde

Quais são os principais fatores que influenciam o clima?

Fatores climáticos: quais são, resumo e exercícios!.
Latitude..
Altitude..
Maritimidade..
Correntes marítimas..
Vegetação..
Massas de Ar..
Relevo..

Que fatores naturais podem influenciar o clima de uma região?

Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.

Quais os fatores naturais que exercem maior influência nos tipos de climas e formações vegetais no continente americano?

Os fatores que mais influenciam no clima e nas formações vegetais presentes no continente americano são: altitude, latitude, bem como as correntes marítimas.

Qual é a influência da vegetação sobre o clima?

Vegetação: as florestas e demais formas de vegetação ajudam a absorver o calor proveniente da radiação solar, amenizando o aquecimento. Além do mais, através da evapotranspiração, elas ajudam a aumentar a umidade do ar, provocando mais chuvas.