Quais foram as características desenvolvidas pelos primatas que permitem o surgimento da espécie humana?

Primatas são caracterizados por possuírem grande cérebros se comparados aos outros mamíferos, uma maior acurácia no sentido da visão em detrimento do olfato, com estereopsia. Essas características são notavelmente mais desenvolvidas em macacos e hominídeos, e menos em lêmures e lórises.

Consulte Mais informação

Você também pode perguntar quais as 4 características do esqueleto humano que os distingue dos grandes primatas?

Postura ereta, braços mais curtos que as pernas, cérebros extraordinários. Enquanto a "loteria" natural atuava sobre essas e outras características, o homem primitivo subia um novo degrau da escala evolutiva. Então, quais são os 3 grupos dos primatas? A ordem dos primatas é dividida informalmente em três grupos principais: prosímios, macacos do Novo Mundo e macacos e macacos do Velho Mundo.

Quais as características dos primatas do Novo Mundo?

Morfologia e características gerais

Os primatas do Novo Mundo são de pequeno-médio porte, variando do sagui pigmeu (o menor primata do mundo) com 14-16 cm e com peso de 120-190 g, até o muriqui do sul, com 55-70 cm e com peso de 12-15 kg.

A respeito disto, o que são os primatas? Os primatas compõem um grupo de animais vertebrados e engloba os símios (macacos), lêmures e os seres humanos. Os primeiros representantes foram descritos por Linnaeus em 1758.

Então, quais foram as características desenvolvidas pelos primatas que permitem o surgimento da espécie humana?

Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus. Constituíram um grupo diversificado e bem sucedido. As principais características desse grupo eram: a postura ereta, a locomoção bípede, a dentição primitiva e a mandíbula mais semelhante a da espécie humana. Também se pode perguntar quais as principais características dos humanos os incluem no grupo dos primatas? - Cérebro desenvolvido. - Face de tamanho pequeno. - Duas mamas no peito. - Capacidade para ficar em pé.

Também, quais são as características compartilhadas entre os grandes primatas e os seres humanos?

Os primatas são uma ordem da classe mammalia que tem como principais exemplos os macacos, lêmures, símios e os seres humanos. Possuem o cérebro bem desenvolvido, cinco dedos e geral um desses dedos é um polegar opositor com capacidade de movimento de pinça. As pessoas também perguntam qual a diferença entre humano e macaco? O ser humano apresenta 23 pares de cromossomos, à medida que os membros do outro grupo têm 24. A assimetria vem do fato de que, depois de nosso ramo evolutivo se separar do ramo que originou os macacos modernos, dois cromossomos do homem se fundiram, diminuindo o nosso número cromossômico.

Posteriormente, quantas espécies de primatas existem no mundo?

PRIMATAS DO MUNDO

Existem 665 táxons de primatas no mundo, distribuídos na faixa de florestas tropicais.

Ouça este artigo:

O termo hominídeo é utilizado para descrever os humanos e os ancestrais extintos, como os Australopithecus. O único representante vivo é o Homo sapiens sapiens. Este grupo encontra-se dentro da ordem dos primatas.

As principais características desta família são: a posição ereta e bípede para deslocamento, aumento da capacidade craniana quando comparado aos outros grupos de primatas e desenvolvimento de dentes pequenos e os caninos não especializados. Posteriormente, surgiram também modificações no comportamento, habilidade de desenvolver utensílios para uso próprio e específico e a linguagem verbal.

Evolução

A analise de fósseis sugere que os primeiros hominídeos surgiram na África, por volta de 7 milhões de anos atrás. Os espécimes mais antigos já encontrados foram nomeados de Sahelanthropus tchadensis e Ardiphitecus kabadda, o último datado com 5,8 milhões de anos.

Apesar de serem encontrados fósseis de hominídeos nos cinco continentes terrestres, o Australopithecus, que provavelmente teria sucedido essas espécies só foram encontrados, até agora, no continente africano, denominando assim a África como o Berço da Humanidade. O gênero Australopithecus dividiu-se em espécies como: o Australopithecus anamensis, Australopithecus afarensis, Australopithecus aethiopicus, Australopithecus boisei, Australopithecus robustus, e Australopithecus africanus. Porém não se sabe de qual delas teria dado origem ao grupo seguinte, chamado Homo.

O grupo subsequente aos Australopithecus teria aparecido por volta de dois milhões de anos (o gênero Homo) e dominado o planeta devido ao desenvolvimento de características cognitivas, provavelmente pelo aumento da capacidade craniana com massa cerebral quase quatro vezes maior do que o encontrado no grupo anterior, e expressado como uma melhor adaptação aos demais grupos. A primeira subespécie do gênero Homo foi o Homo habilis, posteriormente o Homo rudolfensis, Homo erectus, Homo ergaster, Homo heidelbergensis, Homo neanderthalensis e por fim o Homo sapiens.

Existe uma discordância no meio científico quanto ao grupo que teria dado sequência aos Australopithecus, mas analisando a data dos fósseis, é provável que o sucessor seja o Homo habilis. O Homo habilis recebeu este nome pela sua capacidade de desenvolver ferramentas que facilitaram a obtenção de alimento e contra-atacar predadores. Este grupo apresenta estratégias de caça similar ao encontrado nos Australopithecus. As características novas encontradas no Homo habilis são: a posição da cabeça com relação a coluna vertebral, o aumento da massa cerebral, a diminuição do maxilar e a diminuição dos dentes.

O Homo erectus é a espécie mais antiga a ter deixado a África e migrado para a Ásia, posteriormente, teria seguido para a Europa. A relação anatômica entre o fêmur do Homus erectus e do Homo sapiens é quase indistinguível, além disso apresentam como características: a caixa craniana ser pequena e com parede grossa e uma mandíbula mais robusta.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento de adaptações oriundas de seus ancestrais, o Homo neanderthalensis apresenta as características mais elaboradas antes do grupo dos Homo sapiens. O Homo neanderthalensis é conhecido como o homem das cavernas ou homem neandertal, pois os primeiros fósseis foram encontrados em cavernas. Eles foram os primeiros a conseguirem sobreviver em regiões gélidas e desenvolverem instrumentos elaborados e forjados para a caça, como pedras lascadas para se tornarem pontiagudas.

O Homo sapiens teve a sua origem na África. Acredita-se que tenha sido originado em duas etapas: o homem anatomicamente moderno e posteriormente o homem comportamentalmente moderno. Evolutivamente é possível que o Homo neanderthalensis e o Homo sapiens surgiram do mesmo ancestral, o Homo heidelbergensis.

Bibliografia:

POUGH, F.H; JANIS, C.M; HAISHER, J.B. A vida dos Vertebrados. Editora Atheneu, 4ª edição, São Paulo, 2006.

MENDES, J.C. Paleontologia Geral. Editora Da Universidade de São Paulo, 1997.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/mamiferos/hominideos/

Quais características dos primatas contribuíram para a evolução humana?

Tamanho do cérebro. Postura ereta e bipedalismo. A pele humana (sistema de difusão de calor). A mão humana.

Quais as principais características dos primatas é da espécie humana?

Os primatas são uma ordem da classe mammalia que tem como principais exemplos os macacos, lêmures, símios e os seres humanos. Possuem o cérebro bem desenvolvido, cinco dedos e geral um desses dedos é um polegar opositor com capacidade de movimento de pinça.

Quais são as principais características dos primatas?

Primatas são caracterizados por possuírem grande cérebros se comparados aos outros mamíferos, uma maior acurácia no sentido da visão em detrimento do olfato, com estereopsia. Essas características são notavelmente mais desenvolvidas em macacos e hominídeos, e menos em lêmures e lórises.

Quais foram os fatores que permitiram a evolução humana?

Resposta verificada por especialistas. Fatores como mudanças na fisiologia e na estrutura física, a exemplo do desenvolvimento da fala, da postura ereta e aumento do cérebro, além das sucessivas descobertas que proporcionaram mais qualidade de vida, como o domínio do fogo e da agricultura, permitiram a evolução humana.