Quais foram as seis vanguardas artísticas que se destacaram no início do século XX na Europa influenciando também a arte brasileira?

Ouça este artigo:

As vanguardas europeias foram manifestações artístico-literárias surgidas na Europa, nas duas primeiras décadas do Século XX, e vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.

Com o advento da tecnologia, as consequências da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e atmosfera política que resultou destes grandes acontecimentos, surgiu um sentimento nacionalista, um progresso espantoso das grandes potências mundiais, e uma disputa pelo poder. Várias correntes ideológicas foram criadas, como o nazismo, o fascismo e o comunismo, e também com a mesma terminação “ismo” surgiram os movimentos artísticos que chamamos de vanguardas. Todos pautavam-se no mesmo objetivo, que era o questionamento, a quebra dos padrões, o protesto contra a arte conservadora, a criação de novos padrões estéticos, que fossem mais coerentes com a realidade histórica e social do século que surgia.

Estas manifestações se destacaram por sua radicalidade, a qual proporcionou que influenciassem a arte em todo o mundo.

No Brasil não poderia ser diferente, uma vez que este era o exato momento da história em que as manifestações artísticas estavam crescendo em nosso país, e que a maioria dos artistas se espelhavam nas tendências europeias, fosse para imitar-lhes, fosse para combater-lhes.

As vanguardas europeias passaram pela Literatura Brasileira deixando sua contribuição, especialmente ao somarem com a Semana de Arte Moderna e o movimento modernista, pois juntos vieram romper com a antiga estética que até então reinava em nosso país.

As cinco correntes vanguardistas que mais influenciaram o fazer literário no Brasil foram: Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo. 

Vejamos um pouco de cada uma delas:

Cubismo: Teve maior representatividade entre os anos de 1907 e 1914, mais especificamente na pintura. Seu propósito era decompor, fragmentar as formas geométricas. Investia na subjetividade de interpretação das obras, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos. Na literatura, caracteriza-se pela representação de uma realidade fragmentada, que é retratada por palavras dispostas simultaneamente, com o objetivo de formar uma imagem. Os principais artistas que representaram esta vanguarda foram: Pablo Picasso, Fernand Léger, André de Lothe, Juan Gris e Georges Braque, na pintura, e Apollinaire e Cendras na literatura.

Dadaísmo: Surgiu em 1916 em plena Primeira Guerra Mundial, a partir do encontro de alguns artistas refugiados que buscaram produzir algo que chocasse a burguesia. É mais um reflexo das emoções causadas pela Guerra, tais como revolta, agressividade e indignação. Na literatura, se caracteriza pela agressividade verbal, pela desordem nas palavras, a incoerência, a quebra da lógica e do racionalismo, e pelo abandono das regras formais do fazer poético: rima, ritmo, etc.

Expressionismo: Surgido em 1912, expressava a agitação e inquietação que buscava subverter a estética da época. Pela primeira vez apareceu na livraria de arte der Sturm, em Berlim, expressando, como o nome diz, a renovação cultural que já estava em curso na Alemanha e em toda a Europa. Não teve ideais claros e definidos, porém procurava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.

Surrealismo: Esta vanguarda surgiu após a Primeira Guerra, na França, mais precisamente em 1924. Trouxe para a arte concepções freudianas, relacionadas à psicanálise. Segundo esta vanguarda, a arte deve surgir do inconsciente sem que haja interferências da razão. Trabalha frequentemente com elementos como a fantasia, o devaneio e a loucura.

Futurismo: Surgiu através do Manifesto Futurista, criado pelo italiano Tommaso Marinetti em 1909. Suas proposições eram negar o passado, o academicismo e trazer o interesse ideológico, a pesquisa, a experimentação, a técnica e a tecnologia para a arte. Marinetti pregava o desapego ao tradicionalismo, especialmente quanto à sintaxe da língua.

Fontes:
http://cassioletras.blogspot.com.br/2011/07/as-cinco-vanguardas-europeias.html
http://marijane.com.br/vanguardas-europeias/
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/vanguardas-europeias-resumo-dicas-questao-comentada-598933.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vanguarda

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/artes/vanguardas-europeias/

Índice:

  1. Qual foi a influência das vanguardas europeias na arte brasileira?
  2. Quem vai ser o precursor do expressionismo?
  3. O que diferenciava as vanguardas da arte que predominava na época?
  4. Quais as influências europeias no modernismo brasileiro?
  5. O que as vanguardas defendiam?
  6. Que artista representa o expressionismo?
  7. O que os artistas expressionistas buscavam retratar?
  8. Por que as vanguardas representam uma quebra de paradigmas?
  9. O que é Mime-se o que muda com as vanguardas?
  10. Qual a sua possibilidade de sonhar com amor do passado?
  11. Qual o significado de sonhar com ex namorado do passado?
  12. Qual o significado de sonhar com amor?
  13. Como sonhar com uma paixão do passado?

Qual foi a influência das vanguardas europeias na arte brasileira?

As vanguardas europeias passaram pela Literatura Brasileira deixando sua contribuição, especialmente ao somarem com a Semana de Arte Moderna e o movimento modernista, pois juntos vieram romper com a antiga estética que até então reinava em nosso país.

Quem vai ser o precursor do expressionismo?

Nas artes plásticas, destacam-se como precursores da arte expressionista os pintores Edvard Munch e Vincent Van Gogh.

O que diferenciava as vanguardas da arte que predominava na época?

Em busca de uma ressignificação do que era considerado arte, os artistas das vanguardas romperam com todas as tradições anteriores, fazendo diversas experimentações com materiais e técnicas diversos, consolidando o caminho para o surgimento da chamada arte moderna.

Quais as influências europeias no modernismo brasileiro?

As vanguardas europeias foram importantes para o desenvolvimento da arte moderna no Brasil. O futurismo, na Itália; o expressionismo, na Alemanha; o cubismo de Picasso ou o dadaísmo na Suíça... ... Por essa razão, a tensão emocional dos artistas falava alto e determinava o tipo de criação artística e literária.

O que as vanguardas defendiam?

As vanguardas apresentavam como principais características o foco na euforia e no pessimismo, a negação das formas fixas do Academicismo e faziam críticas as convenções burguesas.

Que artista representa o expressionismo?

Entre os principais nomes do expressionismo estavam Fritz Bleyl, Erich Heckel, Ernst Ludwing Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff, Max Pechstein, Emil Nolde e Otto Mueller. No Brasil, a técnica expressionista esteve presente na arte de nomes como Anita Malfatti, Lasar Segall, Portinari, Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo.

O que os artistas expressionistas buscavam retratar?

O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva. ... No Expressionismo, o pintor se opõe à objetividade da imagem, valorizando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.

Por que as vanguardas representam uma quebra de paradigmas?

Os artistas começaram a ver o mundo de um jeito diferente. Eles deixaram de lado o erudito, o tradicional, para valorizar novas formas e fazer uma nova arte. O que eles queriam era esquecer os conceitos românticos de individualismo, a valorização do sentimento e da emoção. O momento histórico colaborou com a mudança.

O que é Mime-se o que muda com as vanguardas?

Os vanguardistas se desfizeram da forma de produzir arte na Europa, pois estavam em busca de liberdade e expressão . Apesar do movimento ser europeu, ele teve influência por todo o mundo. Durante séculos reinou um padrão estético chamado “mimese”, que significa a cópia exata do real.

Qual a sua possibilidade de sonhar com amor do passado?

  • Outra possibilidade é que alguém presente na sua vida agora tenha semelhanças com a pessoa do seu passado que estava no seu sonho. Não podemos esquecer dois sentimentos que podem fazer você sonhar com amor do passado: a saudade de alguém que não convive com você mais, e uma possível culpa por alguma situação do seu passado.

Qual o significado de sonhar com ex namorado do passado?

  • O significado de sonhar com um ex namorado do passado é igual ao do ex marido. O sonho está relacionado com saudades e com a vontade que ainda tem de estar com essa pessoa. O tempo foi passando, as coisas foram mudando e você fi conhecendo novas pessoas.

Qual o significado de sonhar com amor?

  • Como diz o psicanalista Sigmund Freud: “Todo sonho é a realização de um desejo”. Sendo assim, o significado de sonhar com amor envolve nossos próprios sentimentos e emoções em relação ao amor e ao apego desnecessário nas relações afetivas e sociais.

Como sonhar com uma paixão do passado?

  • Sonhar com um relacionamento ou paixão do passado é um sinal de que estamos desejando uma nova aventura, um novo amor ou paixão. É uma forma de compreendermos que estamos preparados para um novo relacionamento, e que está na hora de encontrarmos alguém especial em nossas vidas.

Quais as principais vanguardas do séc XX?

Cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo são os movimentos artísticos das vanguardas europeias, que surgiram no início do século XX.

Quais as vanguardas artísticas que mais se destacaram no continente europeu?

Nessa época, as vanguardas europeias que mais se destacaram foram: o Dadaísmo, o Expressionismo, o Futurismo, o Surrealismo e o Cubismo. Todas elas unidas em um único propósito: a renovação da Arte tradicional.

Quantas são as vanguardas artísticas europeias?

As cinco principais correntes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo. Futurismo: primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda, caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte.

Qual foi a influência das vanguardas europeias na arte brasileira?

No Brasil, por exemplo, o Modernismo – bem como a Semana de Arte Moderna de 1922 – foi uma forte influência das Vanguardas Europeias. Sob contágio do fervor dos movimentos europeus, a renovação artística brasileira acompanhou.