Quais foram os principais povos imigrantes que vieram para a região?

Saiba como os diferentes grupos de imigrantes contribuíram para o desenvolvimento do Brasil

Os imigrantes — pessoas que saem do país ou cidade natal para morar em outro lugar — chegaram ao Brasil desde a época da colonização e contribuíram muito para a formação do povo brasileiro. Saiba mais sobre esses grupos.

Portugueses

Os primeiros portugueses chegaram ao Brasil com a colonização, mas a imigração mesmo aconteceu no fim do século 19. Portugal passava por dificuldades econômicas e diversos portugueses decidiram se mudar para o Brasil por causa do  idioma. As histórias da cuca, do bicho-papão e do lobisomem vieram junto com esses imigrantes, assim como a festa junina, o bacalhau, a linguiça, o presunto e o azeite.

Italianos

Os italianos são a maior colônia de imigrantes no Brasil. Eles começaram a chegar por aqui a partir de 1876, por causa de uma grave crie política e econômica na Itália. Eles se fixaram principalmente nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A maioria vinha trabalhar nas fazendas de café. Eles trouxeram para cá a pizza, a macarronada, o panetone, o nhoque, o risoto, a alcachofra e a mussarela, entre outros itens. Até o jeito de falar alto e mexendo muito as mãos foi herdado dos italianos.

Espanhóis

O desemprego e a fome na Espanha no fim do século 19 fizeram com que muitos espanhóis viessem para o Brasil, que naquela época incentivava a vinda de imigrantes. Ao chegarem aqui, escolheram o estado de São Paulo para trabalhar nas lavouras de café. O churro, que se tornou popular por aqui, é um doce típico espanhol, incoporado pela culinária brasileira. O cultivo e o consumo de frutos do mar, centeio e alfafa também são influências dos espanhóis. Eles também foram responsáveis pela introdução do pádel, esporte semelhante ao tênis.

Alemães

A primeira colônia alemã no Brasil chamava-se Leopoldina e foi fundada em 1818, na Bahia. Após 1920, com o fim da Primeira Guerra Mundial, essa imigração se intensificou em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eles influenciaram a nossa agricultura e pecuária, ao introduzir o cultivo do trigo e a criação de porcos. Também trouxeram a salsicha, a salada de batata, festas, como a Oktoberfest, e a quadrilha das festas juninas.

Japoneses

Os primeiros japoneses chegaram ao Porto de Santos, no litoral paulista, em 1908. Eles vieram para trabalhar nas lavouras de café, em São Paulo e em algumas cidades do interior. Além de trazerem técnicas que melhoraram a qualidade de verduras e frutas e introduzirem a soja, os japoneses nos ensinaram o judô, o karatê e o beisebol. Também infuenciaram a culinária, com sushi e sashimi.

Bolivianos

Os primeiros imigrantes bolivianos chegaram ao Brasil a partir de 1950. Eles vieram em busca de emprego e se dividiram entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul para trabalhar principalmente nas indústrias de roupas e na construção civil. A saltenha, um salgado assado recheado com carne, frango ou porco, e o arroz boliviano, feito de ervilhas, banana, frango, ovos e milho verde, são comuns na região centro-oeste e foram trazidos pelos bolivianos.

O Brasil é um país de imigrantes. Desde o início da colonização brasileira, o país recebe pessoas de todo o mundo. Durante os primeiros anos da colonização, essa imigração, ou seja, a vinda de pessoas de outras partes do mundo para o Brasil, acontecia de forma espontânea. Quando a notícia do “descobrimento” das Américas espalhou-se na Europa, muitas pessoas vieram para o Brasil para explorar o “Novo Mundo”.

A partir do século XVIII, com a ameaça de invasão espanhola, a imigração para o país passou a ser incentivada, inicialmente pela Coroa Portuguesa e, depois da independência, pelos governos seguintes. Isso ocorreu tanto como uma forma de ocupação e proteção do território brasileiro, uma vez que, com uma numerosa população, a Coroa portuguesa teria um controle maior sobre as fronteiras do país, quanto como uma estratégia de fomento ao desenvolvimento do país, já que, para explorar o território, era preciso muita mão de obra.

Durante o período colonial, a coroa portuguesa incentivava a imigração oferecendo viagem gratuita, gado, cavalo, armas, ferramentas, alimentos e terras para milhares de portugueses. Outro fluxo migratório que se iniciou no período colonial foi a migração forçada de negro-africanos para servirem de mão de obra escrava para o desenvolvimento da economia da colônia. Estima-se que 5,5 milhões de negros saíram da África para serem escravizados no Brasil. Desses, 4,8 milhões chegaram vivos em nosso país.

Com a pressão inglesa para a libertação dos escravos, que culminou no fim do tráfico negreiro em 1850 e na abolição da escravatura em 1888, houve uma intensificação da imigração para o Brasil, já que era necessário substituir a mão de obra escrava por assalariada barata, mas que tivesse domínio das técnicas de produção agrícolas e manufatureiras da Europa. Assim, grandes levas de migrantes entraram no Brasil durante 1850 e 1934 e tiveram grande influência no desenvolvimento econômico e social do país nesse período. Os principais grupos de migrantes que vieram para o Brasil nesse período foram:

  • Portugueses: No fim do século XIX, em virtude das difíceis condições econômicas de Portugal, muitos portugueses vieram para o Brasil, espalhando-se por diversas regiões, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo.

  • Alemães: A imigração alemã no país começou a partir de 1824 e estendeu-se ao longo do século XX. A maioria dos migrantes alemães fixou-se em Santa Catarina (Vale do Itajaí), Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, Estrela, Lajeado e Vale dos Sinos), Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Eles especializaram-se na produção de policulturas alimentícias.

  • Italianos: A imigração de italianos ficou mais consistente a partir de 1870, quando a Itália passava por conflitos internos, e foi bastante importante para o Brasil, já que eles substituíram a mão de obra escrava nas fazendas de café e possuíam o conhecimento das técnicas de produção de manufaturas, fundamentais para a instalação das primeiras indústrias no país. A maior parte dos migrantes italianos fixou-se em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

  • Espanhóis: Vieram para o país, em maior número, no final do século XIX e fixaram-se principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

  • Sírios e Libaneses: Começaram a chegar ao Brasil no final do século XIX, motivados pelas dificuldades enfrentadas por eles nos seus países de origem. Fixaram-se em São Paulo, Pará, Amazonas, Acre e no Ceará e desenvolveram, principalmente, atividades comerciais.

  • Japoneses: Chegaram em maior número a partir de 1908, quando o Japão sofria com um sério problema econômico e grande parte de sua população passava fome. Concentraram-se principalmente em São Paulo, Paraná, Pará e Mato Grosso do Sul, onde desenvolviam atividades agropecuárias. Foram responsáveis pela implantação de novas técnicas de cultivo e produção no país.

Com o grande crescimento demográfico das primeiras décadas do século XX, os governos brasileiros passaram a dificultar a vinda de migrantes, visando ao não comprometimento da oferta de emprego para a população que já vivia no Brasil. Para se ter uma ideia, a Constituição de 1937 previa um sistema de cotas de migrantes em que só eram aceitos 2% do total de migrantes de cada nacionalidade dos últimos 50 anos, limitando, assim, drasticamente o acesso dos imigrantes ao país.

A partir de 1934, embora a imigração para o Brasil tenha diminuído seu ritmo, ela continuou acontecendo. Estima-se que mais de um milhão de pessoas tenham entrado no país entre os anos de 1934 e 2005. Atualmente, com o crescimento econômico brasileiro e a crise mundial dos últimos anos, houve um crescimento da quantidade de imigrantes no país. Segundo estimativas do Ministério da Justiça³, o número de estrangeiros legais no Brasil aumentou cerca de 60%, passando de 960 mil para 1,54 milhão de pessoas de 2010 até 2012. Além disso, cresceu o número de imigrantes em situação irregular no país. Esses migrantes são originários, principalmente, dos países vizinhos e vêm em busca de empregos em confecções, comércio, construção civil etc.

Essa intensa migração para o Brasil alterou profundamente a nossa cultura. Quando os portugueses chegaram ao país, eles não consideraram a cultura dos povos que aqui viviam e impuseram seus hábitos e valores culturais. Com a chegada dos demais imigrantes, novos elementos culturais foram sendo inseridos na cultura brasileira. Atualmente a cultura brasileira é multicultural, isto é, possui elementos de diversas culturas, tanto dos povos autóctones que viviam no país e que conseguiram perpetuar suas tradições quanto dos povos que chegaram ao país a partir do início da colonização.

¹ Crédito das imagens: Shutterstock.com e Alf Ribeiro

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Quais foram os principais povos imigrantes que vieram?

Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam mais de oitenta por cento do total. Até o fim do século XX, os portugueses aparecem como grupo dominante, com mais de trinta por cento, o que é natural, dada sua afinidade com a população brasileira.

Quais foram os principais imigrantes que vieram para a região Sul?

O Rio Grande do Sul recebeu imigrantes italianos, eslavos e alemães. Em Santa Catarina, açorianos colonizaram o litoral; alemães, a região norte; e italianos, o planalto e a porção oeste. No Paraná, houve fluxos migratórios de italianos, alemães e japoneses; mais recentemente, paraguaios na fronteira oeste.

Quais foram os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil quais foram suas principais contribuições culturais?

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

Quais foram os principais povos imigrantes que vieram para a região Sul * italianos e suecos ucranianos e portugueses italianos e alemães portugueses e alemães?

d) portugueses e alemães.