Quais são os três conceitos fundamentais para classificar um planeta?

Grátis

19 pág.

Quais são os três conceitos fundamentais para classificar um planeta?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIDADE 01:
CARACTERÍSTICAS DA TERRA E SEUS MOVIMENTOS
04/08/2020
O Sistema Solar, localizado na galáxia Via Láctea, consiste no conjunto de planetas, planetas anões e diversos outros astros do Universo, como asteróides, meteoros, cometas, satélites, entre outros. O Sol é a estrela central desse sistema, exercendo intenso domínio gravitacional sobre os demais corpos celestes.
Eles podem ser classificados em:
Planetas terrestres ou telúricos (formado sobretudo por rochas), localizados mais próximos do sol como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte;
Planetas gasosos ou jovianos (constituídos majoritariamente de gases), que possuem maior tamanho e menor densidade em relação aos terrestres: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Antes de 2006, Plutão era considerado um planeta do sistema solar, no entanto, pesquisas da União Astronômica Internacional (UAI) definiram três conceitos fundamentais para a classificação dos planetas:
orbitar ao redor de uma estrela;
possuir gravidade própria;
ter uma órbita livre.
Assim, plutão foi considerado um planeta anão por não possui uma órbita livre.
CARACTERÍSTICAS DA TERRA
Planeta Terra
O Planeta Terra é o terceiro dos oito planetas que fazem parte do Sistema Solar. A partir do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Também chamado de "Planeta Azul", recebe esse denominação posto que grande parte do planeta é formado por água.
É o único planeta do Sistema Solar em que existe água em estado líquido, característica que junto ao oxigênio e a temperatura média de 14ºC tornam possível a vida no planeta.
Essa água corresponde cerca de 70% da superfície do planeta, local chamado de hidrosfera. 
A Terra é composta de diversos gases, de forma que em sua atmosfera encontramos principalmente, o nitrogênio (78%) e oxigênio (21%).
Qual o tamanho da Terra?
A Terra é o quinto maior e mais denso planeta do Sistema Solar, o maior entre os planetas telúricos. Hoje em dia, é possível precisar suas dimensões com um grau elevado de certeza, graças aos avanços da ciência.
Quais são as camadas terrestres?
O planeta terra é dividido em partes internas e externas, a saber:
A estrutura interna da Terra é composta de camadas. Da parte externa para o interior, são:
Crosta: camada externa mais fina, varia de 5 até 70 Km de espessura, média: 30 Km de profundidade.
Manto: magma pastoso, camada intermediária composta de silício, ferro e magnésio situado acima do núcleo. Localizado de 30 Km até 2900 Km de profundidade.
Núcleo: composto basicamente de níquel e ferro. Localiza-se de 2900 Km até 6731 Km. (centro da Terra). A temperatura do núcleo é de aproximadamente 6000ºC.
Para que a vida no planeta Terra seja possível, existem algumas condições necessárias como a presença da atmosfera e de água em estado líquido. Além de uma boa distância do Sol, o que faz com que a Terra não seja um lugar extremamente quente e nem tão frio.
A Terra é um planeta com uma ampla diversidade de espécies de fauna e flora, minerais, muita água, rochas, paisagens lindíssimas.
De modo geral, o planeta Terra é o ambiente em que os seres humanos estão e desenvolvem suas atividades de vida. É dele onde tiram os recursos que precisam para sobreviver, onde estabelecem relações sociais.
De acordo com a classificação em sistemas, são:
Litosfera: composta de rochas e minerais.
Hidrosfera: formada pelas águas do planeta.
Atmosfera: composta dos gases presentes no planeta (principalmente, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio).
Biosfera: local onde vivem os seres vivos.
LISTOSFERA
HIDROSFERA
ATMOSFERA
FUNÇÕES DA ATMOSFERA
BIOSFERA
Curiosidades sobre o Planeta Terra
 
- O diâmetro do planeta Terra é de 12.742 km.
 
- A atmosfera terrestre é composta por nitrogênio (78,08%), oxigênio (20,95%), vapor de água (1%), argônio (0,93%) e diversos outros gases em menor quantidade (dióxido de carbono, gás hélio, gás metano, ozônio, entre outros).
 
- É o único planeta do Sistema Solar em que há vida.
 
- O planeta Terra realiza quatro movimentos: rotação (movimento ao redor do eixo polar); translação (movimento orbital ao redor do Sol); precessão (movimento ao redor de um eixo perpendicular ao plano da órbita terrestre) e nutação (movimento levemente elíptico que o eixo de rotação faz ao redor de uma posição fixa em relação às estrelas).
 
- O planeta Terra é composto por três camadas: crosta, manto e núcleo.
 
- A temperatura no núcleo da Terra é elevadíssima: em torno de 5 mil graus célsius.
 
- O núcleo da Terra é composto basicamente por minério de ferro e níquel. O núcleo externo possui consistência líquida, enquanto no núcleo interno, os minerais são encontrados em estado sólido.
 
- A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol.
  
- Nosso planeta tem um formato de uma esfera achatada nos polos.
 
- De acordo com estudos científicos, o planeta Terra surgiu a cerca de 4,5 bilhões de anos.
 
- A temperatura média do planeta Terra é de 14,05°C.
 
- O planeta Terra possui apenas um satélite natural, a Lua.
 
- A distância da Terra ao Sol é de 149.600.000 km. É a distância ideal para que exista vida em nosso planeta, pois a temperatura da Terra possibilita a existência de água em estado líquido.
 
- Cerca de 30% da superfície terrestre (parte de terra) do Planeta Terra é coberta por neve.
 
- Cerca de 73% da superfície terrestre é formada por oceanos e mares. Por isso, muitos chamam a Terra de “Planeta Azul”.
Bons Estudos
19

Quais são os três conceitos fundamentais para a classificação de um planeta?

Observe que antes de 2006, Plutão era considerado um planeta do sistema solar, no entanto, pesquisas da União Astronômica Internacional (UAI) definiram três conceitos fundamentais para a classificação dos planetas: orbitar ao redor de uma estrela; possuir gravidade própria; ter uma órbita livre.

Quais os conceitos do planeta?

Os Planetas são corpos celestes sem luz e calor próprios, sólidos, arredondados e com gravidade própria, os quais giram em torno de uma estrela maior (órbita livre), que no caso do planeta Terra é o Sol.

Quais as características para classificar um planeta?

Para ser classificado como planeta, um astro deve atender a três critérios: - orbitar ou movimentar-se em torno do Sol; - ter forma esférica (redonda); - ser o maior astro em sua órbita.

Como é feita a classificação dos planetas e como são classificados?

São classificados em planetas rochosos (formados predominantemente por rochas e minerais) e em planetas gasosos (constituídos por gases diversos). Até tempos atrás, mais precisamente 2006, o Sistema Solar era composto por nove planetas, porém Plutão foi reclassificado como planeta-anão no referido ano.