Quais idiomas aprender ao mesmo tempo?

Se uma pessoa está aprendendo um idioma e quer aprender outro, ou até mesmo um terceiro, a Neurociência explica que é possível, porém, primeiramente, você precisa aprender como o seu cérebro funciona para que depois consiga desenvolver habilidades específicas para um aprendizado rápido e eficaz.

Aprender um novo idioma é saber fazer conexões corretas com o seu cérebro. Uma vez que descobrimos como o nosso cérebro aprende e como memoriza, ativamos o nosso subconsciente e desbloqueamos o seu potencial. É possível aprender 2, 3, 4 idiomas ao mesmo tempo se desenvolvermos essa habilidade, tivermos disciplina e formas corretas para estudar.

O maior segredo é, primeiramente, aprender como o cérebro funciona, respeitar o seu tempo (cada um tem seu tempo, e esse irá determinar a qualidade do seu aprendizado). Aprender é algo extremamente pessoal. Você tem que encontrar o que melhor funciona para você, o que combina com seu estilo de vida, com seu dia a dia e entender que é um processo de melhora contínua.

Como aprendemos?

“Para ter um cérebro saudável, aprenda um idioma”

Esse foi o conselho que um médico geriatra a uma das minhas coachees. E concordo totalmente com ele. Por que?

De acordo com um novo estudo, realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, se você quiser obter proficiência semelhante à um falante nativo, você deve começar a aprender o idioma antes dos 10 anos de idade. Curiosamente, crianças de até 17 ou 18 anos permanecem altamente habilitadas para entender a gramática de uma nova língua, mas é aqui que a habilidade começa a diminuir.

Medindo a capacidade gramatical de 670.000 pessoas de diferentes idades e nacionalidades, usando um teste desenvolvido pelo grupo de pesquisadores, os cientistas perguntaram aos participantes sua idade, por quanto tempo eles estavam aprendendo inglês e em qual cenário, e depois realizaram um teste para determinar se frases estavam escritas gramaticalmente corretas.

Aproximadamente 246.000 participantes cresceram falando apenas inglês, enquanto o restante era bilíngue ou multilíngue. As línguas nativas mais comuns — excluindo o inglês — eram finlandês, turco, alemão, russo e húngaro. A maioria das pessoas que completaram o teste tinham entre 20 e 30 anos. No entanto, o participante mais jovem tinha 10 anos de idade e o mais velho 70 anos.

Depois de analisar os dados, usando um modelo de computador, os cientistas revelaram que a aprendizagem de gramática era mais forte na infância e persistia na adolescência. Porém, aprender uma língua na idade adulta, mesmo que haja uma mudança biológica, social ou cultural: aumenta o poder do cérebro, melhora a memória, melhora a capacidade de multitarefa, de tomada de decisões, além de fazer com que a língua nativa também seja melhorada, pois desperta a vontade e o interesse de aprender e se aprimorar.

Como aprender tudo — as primeiras 20 horas

Hiperpoliglotas

A linguagem é nosso direito inato humano. As crianças, mal conseguindo se alimentar ou se vestir sozinhas, rapidamente dominam o básico das línguas às quais estão expostas, sem nenhuma instrução educacional, apenas ouvindo e repetindo o que escuta ao seu redor. Mas enquanto a maioria consegue falar pelo menos um idioma, alguns de nós podem até saber dois ou três — hiperpoliglotas — conseguem falar fluentemente cinco, seis idiomas ou mais. O que os torna tão especiais?

O aprendizado de idiomas é um processo, lento, com estágios, que leva tempo, trabalho de qualidade e paciência. Todo aprendizado é uma aventura. E não existem regras definidas. Se você decidir embarcar em várias aventuras, considere as condições que enfrentará. Se você acha que pode fazê-lo, tenha em mente as dicas acima mencionadas. E boa sorte!

PS: Obrigada dear Corine Vasconcelos por me inspirar a pesquisar e escrever sobre este tema. Espero que essas dicas possam influenciar positivamente em seus estudos e aprendizado.

Fonte de Pesquisa:

Livro: Brain and Language, 1984, Journal — Elsevier Publisher

www.phsychologytoday.com

www.thenewyorker

www.bbc.com

www.cnn.com

Olá pessoal, hoje trago mais um dica de inglês para vocês. Hoje vou falar sobre como você pode estudar dois idiomas ao mesmo tempo ou mesmo mais de dois idiomas.Essa é uma pergunta muito corriqueira, pelo menos toda semana recebo essa pergunta de alunos e de pessoas que nos seguem nas redes sociais e no site. Existem muitas pessoas que gostam muito de estudar idiomas e não querem se prender só ao inglês ou só a uma outra língua específica.

Primeiramente, é possível estudar mais de um idioma ao mesmo tempo?

Sim, é possível. Você pode estudar 2, 3, ou quantos você quiser, porém existe uma habilidade principal quando se trata de estudar mais de um idioma que é a organização. Não se trata de você ser mais inteligente, mais esperto, na verdade nada disso conta, mas sim a capacidade do indivíduo de organizar o próprio tempo. Como vocês já devem saber, eu sempre recomendo que se estude todos os dias um pouco, nada de longas horas no sábado de manhã ou duas aulas por semana de três horas. A melhor solução e a mais efetiva também é estudar todos os dias um pouco. Sabendo disso, aí se encontra um problema para muitos. Estudando 2, 3 ou 4 idiomas por exemplo ao mesmo tempo, você tem que saber gerenciar muito bem o seu tempo apra dar conta de estudar um pouco de cada todos os dias.

Se você por exemplo tem somente uma hora livre para estudar todo dia e você estuda inglês e espanhol por exemplo, você precisaria dedicar meia hora para cada, sendo que se fosse só inglês você poderia estudar 1 hora completa só de inglês. O que acontece é que estudando 1 hora você vai aprender na metade do tempo que levaria estudando meia. Com tudo isso, a chave ainda é como você gerencia o seu tempo.

Corro o risco de confundir os dois idiomas?

Sim e não, depende das famílias de linguas que você está estudando. Quando você estuda espanhol e italiano ou Alemão e holandês ao mesmo tempo por exemplo, você pode acabar confundindo algumas coisas, mas isso não é algo que vá comprometer o seu progresso.

Sabendo disso, estudar mais de um idioma ao mesmo tempo é uma questão de escolha. Existem pessoas que não tem pressa de aprender e gostam mais do processo de aprendizado, essas pessoas conseguem estudar vários idiomas ao mesmo tempo. Outras tem mais pressa de aprender um idioma específico e depois de um nível avançado ir para outros. Como eu disse, questão de escolha.

Minha recomendação pessoal

Antes de mais nada, como você leu, isso é uma recomendação pessoal minha, meu gosto, não quer dizer que você precise fazer a mesma coisa.

Eu prefiro estudar um idioma de cada vez. Também acho que se você não sabe nenhum idioma estrangeiro ainda, então o melhor é que você aprenda inglês primeiro. A minha recomendação é que você gaste pelo menos uns dois anos no inglês antes de aprender outro idioma. Quando você souber inglês, aprender outros idiomas será muito mais fácil, pelo fato de que existem toneladas de conteúdo na internet em inglês sobre outros idiomas. Desse modo, você poderá estudar, francês, italiano, alemão, japonês, whatever, através do seu inglês.

Resumindo, em geral, o inglês é com certeza ainda, o idioma que abre mais portas em nossas vidas atualmente.

Isso é tudo por hoje, abraços e até a próxima.

Aulas e materiais de estudo gratuitos!

Quer receber materiais gratuitos para estudar inglês toda semana? Basta informar seu e-mail abaixo:

É recomendado aprender 2 idiomas ao mesmo tempo?

Estudar dois ou mais idiomas ao mesmo tempo exercita as funções cerebrais, ativa a memória, desenvolve a habilidade de organização e de realizar várias tarefas. Também estimula o interesse pelo aprendizado, aperfeiçoando inclusive o conhecimento sobre a língua materna.

Quantas línguas aprender ao mesmo tempo?

É possível aprender 2, 3, 4 idiomas ao mesmo tempo se desenvolvermos essa habilidade, tivermos disciplina e formas corretas para estudar. O maior segredo é, primeiramente, aprender como o cérebro funciona, respeitar o seu tempo (cada um tem seu tempo, e esse irá determinar a qualidade do seu aprendizado).

É possível aprender várias línguas ao mesmo tempo?

Sim, é possível. Você pode estudar 2, 3, ou quantos você quiser, porém existe uma habilidade principal quando se trata de estudar mais de um idioma que é a organização. Não se trata de você ser mais inteligente, mais esperto, na verdade nada disso conta, mas sim a capacidade do indivíduo de organizar o próprio tempo.

Como aprender 4 idiomas ao mesmo tempo?

Dê prioridade a um ou dois idiomas para que eles tenham mais do seu tempo e atenção. Você pode fazer um horário com cada dia dedicado a estudar um idioma e segui-lo regularmente. Veja o meu caso: terça é o meu dia de francês, quarta é um dia em que alterno árabe e chinês a cada semana e quinta é o meu dia de espanhol.