Quais os fatores que facilitam a aprendizagem?

O formador, enquanto facilitador de aprendizagem, deve estar consciente dos factores que facilitam e inibem as diferentes aprendizagens.

Existem factores internos e externos ao próprio indivíduo que podem facilitar ou inibir o processo de aprendizagem e esses factores estão obviamente relacionados com as características dos destinatários da formação, normalmente adultos. Por essa razão, é importante que o formador atenda a essas características quando planifica sessões de formação.

Knowles afirmou que os adultos aprendem de maneira diferente das crianças e que os formadores devem ser entendidos como facilitadores de aprendizagem, pelo que devem adoptar um processo que a facilite. Foi neste contexto que definiu cinco factores que diferenciam a aprendizagem dos adultos da aprendizagem das crianças.

Quais os fatores que facilitam a aprendizagem?

A aprendizagem no adulto manifesta as seguintes características:

    1. Quais os fatores que facilitam a aprendizagem?
      o aprendente é um sujeito auto-dirigido

      Os adultos tomam a iniciativa das suas aprendizagens. Assim, o tutor deve ser um facilitador das aprendizagens para permitir que o formando se sinta confortável com as competências que vai adquirindo.

      Ao contrário do que sucede com as crianças - o professor decide o que deve ser ou não ensinado, sendo a criança submissa às suas decisões -, os adultos têm uma necessidade profunda para se auto-dirigirem. A aptidão dos adultos para aprender está relacionada com o que eles consideram relevante para as suas vidas. Os adultos têm papéis nas várias vertentes da sua vida social, são pais, trabalhadores, têm hobbies, são cônjuges, etc. e nestas várias esferas são eles que tomam decisões, que dirigem a sua vida.
      Se, numa situação de aprendizagem, o adulto é sujeito ao condicionamento escolar típico do que é feito em relação às crianças, criar-se-á certamente um conflito.

      Para evitar que isto aconteça, Malcolm defendeu que o formador deve adoptar uma postura de facilitador de aprendizagem, ao qual competirá apoiar o aprendente na definição e concretização de uma estratégia de aprendizagem. Daí que, num contexto de aprendizagem de adultos, devem prevalecer as actividades que fomentem a aprendizagem auto-dirigida. No contexto da FCT, por exemplo, pode dar-se autonomia ao formando para decidir temas específicos, directamente relacionados com as necessidades da sua vida familiar, social ou profissional (impostos, questões jurídicas).

    2. Quais os fatores que facilitam a aprendizagem?
      experiência

      Os adultos têm experiências de vida únicas que influenciam as situações de aprendizagem. Existe como que uma ampla plataforma, construída através das experiências de vida, onde se podem ancorar novas e diversificadas aprendizagens. As experiências e a consciência dos adultos fazem destes uma massa crítica que pode trazer grandes benefícios para o contexto da formação.

      O tutor deve ajudar o formando a articular o que está a ser ensinado com os seus conhecimentos, a sua experiência e com o que é relevante para o formando.

    3. Quais os fatores que facilitam a aprendizagem?
      disponibilidade para aprender

      Nos adultos existe disponibilidade, necessidade e interesse na aprendizagem para que possamos responder às exigências da nossa vida em sociedade. Por exemplo, se um adulto quer progredir na carreira poderá sentir necessidade de aprender temas específicos. Podemos dizer que a disponibilidade para aprender pode ser provocada, induzida ou estimulada. Para o adulto, a aprendizagem é algo que tem significado e importância para o seu dia-a-dia.

    4. Quais os fatores que facilitam a aprendizagem?
      orientação para a aprendizagem

      Em geral, os adultos não aprendem apenas por aprender mas para poderem enfrentar de forma satisfatória as necessidades e obstáculos que lhe surgem. Os adultos procuram aprender para desenvolver ou melhorar competências para que possam adequadamente responder a desafios e problemas que enfrentam ao longo da vida.

    5. Quais os fatores que facilitam a aprendizagem?
      motivação para aprender

      Nas teorias andragógicas pressupõe-se que os adultos estão motivados para aprendizagem por factores externos, como sejam a obtenção de emprego, aumentos salariais, progressão na carreira,...). Contudo, estes factores estão relacionados em última análise por factores internos (auto-estima, reconhecimento por parte dos outros, auto-confiança, qualidade de vida etc.).

    6. Quais os fatores que facilitam a aprendizagem?
      aplicabilidade

      Os adultos adquirem mais eficazmente esse conhecimento se tiver uma aplicabilidade prática. Deve existir uma aplicação para o que está a ser aprendido e é importante que transmitir ao formando como serão úteis esses conhecimentos. Os adultos aprendem com situações da vida quotidiana, por isso é importante que o tutor transmita de que forma os novos conhecimentos e competências podem ser aplicados para resolver determinados problemas.

    1. Quais os fatores que facilitam a aprendizagem?
      clareza dos objectivos

      Os adultos gostam que a aprendizagem tenha objectivos bem definidos. O tutor deve ter o cuidado de transmitir ao formando de que forma a FCT será importante para que possa alcançar determinados objectivos.

Quais os fatores que facilitam a aprendizagem?

Para além dos factores enunciados, existem ainda factores internos ao indivíduo que fazem parte integrante da sua personalidade e da sua vivência, enquanto seres sociais, e que também condicionam a aprendizagem.

A Factores cognitivos da aprendizagem nos adultos

    - Atenção

    - Concentração

    - Memória

    - Associação

    - Compreensão

    - Abstracção

    - Intuição

    - Criatividade


B. Factores psicossociais da aprendizagem nos adultos
    - Responsabilidade

    - Experiência anterior

    - Pragmatismo

    - Resistência à mudança

    - Medo de errar e preocupação com a imagem

    - Relação com o poder/autoridade


Na FCT o formador deve atender a estas características. O processo de ensino-aprendizagem requer novas abordagens pois o processo de aquisição de conhecimentos reveste-se de características particulares, que se baseiam nas especificidades do aprendiz-adulto.

O que são facilitadores de aprendizagem?

O facilitador de aprendizagem acompanha os discentes com deficiência nas aulas e demais atividades acadêmicas. Além disso, ele atua como mediador nas relações entre esses estudantes com os professores e demais integrantes da turma, promovendo comunicação e participação.

Qual é um dos fatores decisivos no processo de aprendizagem?

c) A motivação é um fator decisivo no processo da aprendizagem. Todavia, não é função do professor motivar o aluno. Ele deve, isoladamente, estar disposto a despender esforços para aprender.

Quais são as habilidades que podem favorecer o processo da aprendizagem?

As dez competências gerais que devem ser desenvolvidas na educação básica são:.
conhecimento;.
pensamento científico, crítico e criativo;.
repertório cultural;.
comunicação;.
cultura digital;.
trabalho e projeto de vida;.
argumentação;.
autoconhecimento e autocuidado;.

O que motiva a aprendizagem?

A motivação exerce um papel fundamental na aprendizagem e no desempenho em sala de aula. A motivação pode afetar tanto a nova aprendizagem quanto o desempenho de habilidades, estratégias e comportamentos previamente aprendidos.