Quais os instrumentos mais usados na agricultura de subsistência?

684 palavras 3 páginas

1. Agricultura tradicional Em muitas regiões da terra existem práticas da agricultura assentes nas técnicas ancestrais completamente dependentes das condições naturais, é chamada por isso de agricultura de subsistência cujas características São:
 Elevada percentagem de população agrícola. Os activos destes países menos desenvolvidos ultrapassam os 70%;
 O facto das tarefas agrícolas serem exclusivamente manuais ou através de animais, vê-se pela ausência de maquinação;
 A produção para a auto-suficiência, pois estes não exportam as suas plantações para os mercados ou se por vezes exportarem, é em quantidades reduzidas;
 Organizações de tipo familiar ou tribal das explorações, com as tarefas sendo feitas pelos vários elementos desta;
 Policultura, para possibilitarem a produção de vários e diversos tipos de produtos anuais e assim respondendo às necessidades da família ou do grupo;
 Agricultura extensiva, ou seja, o elevado número de terras incultas, já que a ocupação do espaço é apenas a necessária para a auto-suficiência do grupo;
 A falta de conhecimento dos agricultores que utilizam técnicas agrícolas primitivas e recorrem quer a instrumentos, quer a técnicas arcaicas e isto provoca baixa produtividade.
Agricultura moderna A agricultura moderna a Revolução Industrial e tem como principal objectivo o maior número de produção possível abastecendo os vários circuitos comerciais, para isso houve uma enorme evolução e modernização desta, começando pelos fertilizantes, maquinações e até mesmo o modo de trabalho mais moderno. Recai principalmente nos países industrializados da Europa como: América do Norte, Japão, Austrália e Nova Zelândia, recaindo também na Argentina e África do Sul.
A agricultura moderna apresenta as seguintes características: Agricultura de mercado – é principalmente nos agricultores bem informados que saibam qual é o modo de cultivo mais adequado de maneira a obter o maior lucro possível. Actualmente os agricultores são

Relacionados

  • Agricultura

    1935 palavras | 8 páginas

    Agricultura de subsistência é uma modalidade que tem como principal objetivo a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido, ou seja, ela visa suprir as necessidades alimentares das famílias rurais1 . É aquela em que, basicamente, a plantação é feita geralmente em pequenas propriedades (minifúndios), com pouco (ou nenhum) recurso tecnológico. Os instrumentos agrícolas mais usados são: enxada , foice e arado. Raramente são….

  • agricultura

    1526 palavras | 7 páginas

    Actividades Económicas A Agricultura Trabalho realizado por: Ana Marques nº4 9ºA Ana Vitorino nº3 9ºA Patrícia Nunes nº 19 9º A Sumário: O que é a Agricultura; Agricultura Tradicional; Evolução da Agricultura em Portugal; Agricultura Moderna; Evolução da Agricultura Biológica; Impactos Ambientais; Agricultura no Mundo Índice 1- O que é a agricultura: influências; 2 – Agricultura Tradicional: Sistemas de Culturas; Agricultura de queimada; Agricultura de sequeiro; Agricultura de Oásis; Rizicultura;….

  • Agricultura

    566 palavras | 3 páginas

    realizasse um trabalho sobre a agricultura no geral, então para subtema eu escolhi a agricultura tradicional e moderna. Com está crise, o governo opta pela agricultura, já que é um dos sectores muito em baixo. Em Portugal pouco se faz de agricultura, existe muitos campos ao abandono, muita gente prefere comprar do que semear. Escolhi este tema para não se esquecer como antigamente se fazia agricultura, apesar da agora ainda ser mais fácil, esquecem que agricultura também dá dinheiro e não só colheita….

  • Agricultura

    441 palavras | 2 páginas

    AGRICULTURA • Desenvolvimento científico Fatores Humanos • Desenvolvimento económico • Desenvolvimento tecnológico • Clima ( temperatura, vento, água /precipitação) Fatores Físicos • Relevo ( nas planícies os solos são mais férteis) • Tipos de solos Atenção: alguns condicionalismos impostos pelo clima e pelo relevo podem ser ultrapassados pelo homem, Ex. estufas; construção de socalcos, sistemas de rega. Agricultura tradicional Agricultura moderna Predomina nos….

  • agricultura

    1426 palavras | 6 páginas

    Introdução: Este trabalho terá como objetivo esclarecer sobre a agricultura familiar, como o próprio nome diz, agricultura baseada no trabalho familiar. Dentre dessa agricultura estão a agricultura de jardinagem, uma agricultura extensiva; a agricultura orgânica, sistema de produção que preserva o meio ambiente; e a Revolução Verde, referindo-se à invenção de novas sementes e práticas agrícolas. 1.1. Agricultura Familiar: Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários….

  • AGRICULTURA

    1110 palavras | 5 páginas

    AGRICULTURA Agricultura - é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matériaprima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética. A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro ou lavrador se aplica ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuária ou ambos. A ciência que estuda as características das plantas e dos solos….

  • A agricultura

    1867 palavras | 8 páginas

    Agricultura Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética. Calendário agrícola de um manuscrito dePietro de Crescenzi. Carro de bois com boi do Ramo Grande, tradicional dos Açores. A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro (português brasileiro) ou lavrador (português europeu) se….

  • agricultura

    1360 palavras | 6 páginas

    Série: 5m1 Agricultura Agricultura é uma atividade realizada pelo homem, em que plantas vegetais para obter alimentos e matéria-prima. A agricultura é uma atividade econômica relacionada às condições naturais (solo, relevo e clima), por isso ela ainda continua sendo praticada de maneira diferente, de acordo com o lugar e a época em que é desenvolvida. Porém, com o desenvolvimento tecnológico, ela tende a de tornar cada vez menos dependentes de tais condições. Áreas inóspitas puderam ser….

  • Agricultura

    834 palavras | 4 páginas

    AGRICULTURA TRADICIONAL A agricultura tradicional é um tipo de agricultura praticada em minifúndio (ou seja, numa pequena propriedade), pratica a policultura (ou seja, o cultivo de vários produtos no mesmo local). Este tipo de agricultura utiliza técnicas rudimentares (uso da enxada, da queimada, do arado e da tracção animal), artesanais e ancestrais. Tem como destino de produção o autoconsumo e subsistência das famílias que a praticam. Tem um baixo rendimento e produtividade agrícolas. E algumas….

  • agricultura

    1097 palavras | 5 páginas

    Balanço de energia da Agricultura – Agricultura como sumidouro ou emissor de CO2? Abstract Os esforços para reduzir as emissões de CO2 e encontrar cada vez mais medidas para mitigar as alterações climáticas e conservação da biodiversidade estão a aumentar a uma escala global. Os mais recentes estudos mostram que é no solo que fica retida a maior parte do Carbono e por essa mesma razão que é através do solo que se pode criar medidas de mitigação de forma a aumentar a quantidade de fixação….

Outros Trabalhos Populares

Como e praticada a agricultura de subsistência?

A agricultura de subsistência pode ser caracterizada por aquela com métodos tradicionais de cultivo por grupos familiares ou comunidades.

O que não e utilizado na agricultura de subsistência?

Uma das principais vantagens da agricultura de subsistência é a qualidade dos produtos, visto que não são utilizados agrotóxicos, conservantes e nem produtos químicos, proporcionado, assim, alimentos muito mais saudáveis.

Quais são as ferramentas e os equipamentos utilizados para a prática da agricultura ao longo da história?

Arado, enxada, serrote e pulverizador. Esses são só alguns dos itens utilizados na agricultura. Hoje em dia, a mecanização do campo é uma realidade e, cada vez mais, a produção em larga escala exige soluções complexas e modernas que demandam capacidade técnica.

O que são atividades de subsistência?

Significado de Subsistência Atividade agrícola cuja produção é destinada a consumo próprio, ou seja, de quem a produz. Sobrevivência material ou física. Salário oferecido não lhe dava condições de subsistência. Etimologia (origem da palavra subsistência).