Quais são as contribuições de cada setor para a economia de um país?

O setor primário da economia pode ser considerado como o ramo das atividades humanas que produz matérias-primas, que, por sua vez, são os bens e produtos extraídos diretamente da natureza, que podem ser consumidos enquanto tal ou serem transformados em mercadorias.

Essa importante área da economia é chamada por esse nome por ter sido a primeira a ser desenvolvida pela humanidade, sendo a prática constitutiva das civilizações. Foi no Período Neolítico que os seres humanos deixaram de ser nômades para formar os primeiros povoados, uma vez que aprenderam a cultivar os elementos da natureza para dela tirar o seu sustento. As atividades relacionadas com o setor primário são: agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e mineral, caça e pesca.

A agricultura pode ser considerada, atualmente, como a principal das atividades primárias. Ela basicamente consiste no cultivo da terra e dos vegetais para a produção organizada de alimentos e produtos primários, tais como o milho, arroz, feijão, soja, cana-de-açúcar e incontáveis outros exemplos. Já a pecuária consiste no cultivo de animais para o sustento humano, sendo, historicamente, um método substitutivo da prática da caça, ou seja, em vez de procurar os animais para abater e alimentar-se, o ser humano cultiva-os para o mesmo fim, mas também os utiliza para a produção de materiais, como o couro e a lã. Juntas, essas duas atividades formam a agropecuária.

O extrativismo consiste na retirada de elementos da natureza também para a alimentação ou para a transformação em mercadorias. Há, assim, dois tipos: o extrativismo vegetal, basicamente voltado para a extração de recursos de plantas e árvores, e o extrativismo mineral, voltado para a exploração de minérios e riquezas disponíveis no solo ou abaixo dele. Dentre os exemplos de extrativismo vegetal, citam-se: os seringais, que extraem o látex para a produção da borracha, e a extração do cacau e da castanha-do-pará, prática importante para o sustento das populações que habitam a região da amazônia brasileira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as contribuições de cada setor para a economia de um país?

Extração de látex, prática de extrativismo vegetal

A caça pode, de certa forma, ser considerada como uma espécia de “extrativismo animal”, pois ela basicamente consiste na utilização de animais e seres vivos existentes na natureza para alimentação e outros fins, como a produção de materiais e para o transporte. Essa prática era muito comum antes do desenvolvimento das sociedades modernas, tornando-se menos relevante com o tempo. Atualmente, ela é praticada para a captura comercial de animais de difícil domesticação.

A pesca, por sua vez, pode ser considerada como uma modalidade da caça, mas realizada com animais aquáticos. Atualmente, ela é mais voltada para espécies marinhas, cujo cultivo em série não é possível ou muito inviável economicamente. Países litorâneos, como o Japão e o Peru, possuem uma grande atuação econômica nesse setor.

Quais são as contribuições de cada setor para a economia de um país?

A pesca ainda é uma importante prática econômica

O setor primário da economia, praticamente quase sempre no meio rural, já foi a principal área de atividade das sociedades, passando para um plano periférico em termos de geração de empregos com o advento da industrialização e os tempos sequentes de modernização. Atualmente, esse setor é altamente mecanizado, havendo uma intensa substituição de mão de obra por maquinários.

Em países desenvolvidos e, até mesmo, em alguns emergentes, o setor primário é sobreposto pelo secundário e, principalmente, pelo terciário. Em nações menos desenvolvidas, as práticas agropecuárias e extrativistas são consideradas ainda os principais cernes de sobrevivência e manutenção econômica.

A economia de um país pode ser divida em três setores, de acordo com o que é produzido. Osetor primário envolve a agricultura, a pecuária e o extrativismo animal e vegetal. O secundário é o setor da indústria, da construção civil. O terciário é o mais amplo. Inclui o comércio e a prestação de serviços.

O setor terciário é considerado como um dos propulsores do desenvolvimento econômico do país. Nos últimos anos, o setor ajudou a aumentar a competitividade interna e externa, gerou milhares de empregos qualificados e acelerou o progresso tecnológico.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor terciário corresponde a quase 70% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de tudo o que o país produz, e por mais de 75% dos empregos formais. Entre as empresas que fazem parte desse setor estão os bares e restaurantes.

O crescimento do setor terciário acontece por causa da combinação de uma série de fatores. O primeiro é a mudança na economia do estado, que deixou de depender da agricultura. “A economia de Pernambuco sempre foi, historicamente, muito dependente do setor de agropecuário. Desde o primeiro momento colonial, das capitanias hereditárias, do sistema de ‘plantation’, dos engenhos de açúcar, que depois se tornaram usinas, sempre foi muito dependente deste setor. Durante os anos ele se mantém de certa forma, mas outros setores têm crescido. O crescimento do setor terciário nos últimos anos está muito atrelado à gastronomia. Pernambuco é o primeiro polo gastronômico do Nordeste e o terceiro do Brasil e tem evoluído e se diversificado”, diz Kiko Santos, professor de geografia.

saiba mais

  • Professor de biologia explica como o estresse pode levar à depressão
  • No Projeto Educação, professor de sociologia explica os valores sociais
  • Semana de Arte Moderna é o tema do Projeto Educação nesta sexta-feira
  • Veja os vídeos do Projeto Educação

De acordo com o Cadastro Central de Empresas, em 2006, Pernambuco tinha 4.204 bares e restaurantes registrados, que empregavam 24.103 pessoas. Em 2010, esse número já era bem maior: 4.976 estabelecimentos, com um total de 35.432 pessoas empregadas.

“Hoje é muito comum, cada vez mais, as pessoas se alimentarem fora. Esse setor é impulsionado não só pelo aumento da renda do pernambucano como também pelo crescimento da classe C, que vem buscando essas atividades”, explica Kiko.

Paulo investe no setor de alimentos há sete anos. Ele tem uma hamburgueria e dois restaurantes de cozinha internacional. Aproveitando a onda de crescimento da economia pernambucana, nos próximos meses, ele e um grupo de sócios devem abrir mais duas casas. Atualmente, o grupo tem 80 funcionários. E até o fim do ano serão mais de cem.

“O mercado aqui está bem aquecido, a população está crescendo mais, está vindo muita gente de fora. E o mercado está cada vez mais dinâmico e precisando de mais gente. Hoje em dia há uma temakeria em cada esquina e todas têm movimento. Isso é legal. É uma concorrência, mas é sadia”, conta o empresário Paulo Lira.

Paulo tem ainda outros planos para o ano que vem. Mas, para continuar crescendo, ele e outros empresários do setor esbarram no mesmo problema, a qualificação. “Arrumar uma mão-de-obra qualificada é bastante complicado. Mas seguimos buscando, trazendo de fora”, diz Lira.

O professor de geografia concorda. “Uma necessidade deste setor é a qualificação, não só na questão da culinária, do nutricionista, mas também do gerenciamento, como da compra, da venda, da propaganda e da infraestrutura que envolve este setor”, finaliza Kiko.

Para ler mais notícias do G1 Pernambuco, clique em g1.globo.com/pernambuco. Siga também o G1 Pernambuco no Twitter e por RSS.

Quais são as contribuicoes de cada setor para a economia do país?

Resposta: Primário: produz matéria-prima para o abastecimento das indústrias. Secundário: atua no processamento da produção do setor primário, além de promover a distribuição dos produtos em forma de atacado. Terciário: O setor terciário está diretamente ligado ao comércio varejista.

Quais são as contribuições do setor secundário para a economia de um país?

O que é o setor secundário? O setor secundário da economia é o responsável pela transformação de matérias-primas em produtos acabados. Logo, ele é formado pelas indústrias, pela construção civil e pelo fornecimento de serviços como água e luz.

Quais são as contribuições de cada setor para?

O setor primário é o responsável pelo fornecimento de alimentos e matéria prima para o setor secundário, que fabrica produtos com maior valor agregado, enquanto o setor terciário oferece serviços essenciais como comércios, saúde e educação.

Qual é a função dos setores da economia?

Os setores da economia são o termômetro para medir o grau de desenvolvimento de uma nação, e quanto mais um povo depende do setor primário, mais pobre é. Os setores da economia são as etapas para se percorrer pelo ciclo econômico dentro do sistema capitalista vigente.