Quais são os impactos locais sociais e ambientais das usinas?

Quais são os impactos locais sociais e ambientais das usinas?

As usinas hidrelétricas são empreendimentos construídos  com equipamentos desenvolvidos para criar energia elétrica utilizando sua capacidade hidráulica. De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Enegia Elétrica), existem no Brasil, pelo menos, 219 usinas hidrelétricas de grande porte em atuação e elas são a nossa principal geradora de energia limpa.

Porém, embora citemos a geração de eletricidade através de fonte de energia renovável como uma vantagem, as usinas também são responsáveis por sérios danos ao meio ambiente. Vamos descobrir neste conteúdo da Ambscience quais as consequências do uso de usinas hidrelétricas.

Como funcionam as usinas hidrelétricas?

As usinas são grandes complexos construídos que utilizam a pressão da água para gerar energia elétrica. Porém, como precisam estar localizadas em regiões onde exista vazão de rios, esses reservatórios causam grandes impactos ambientais.

A geração de eletricidade ocorre da combinação entre a grande concentração de água, vazão do rio e seus desníveis. O fluxo dessa água é canalizado para as turbinas, que se moivimentam, ativando os geradores responsáveis pela produção da energia elétrica. Uma vez convertido esse movimento em energia elétrica, os transformadores facilitam que esse fluxo possa alcançar longas distâncias, levando a energia aos lugares necessários.

Quais  as maiores usinas hidrelétricas no Brasil

As usinas hidrelétricas são a principal fonte de energia no Brasil, que é o terceiro maior país produtor, ficando atrás apenas do Canadá e dos Estados Unidos.

Essas grandes estruturas estão distribuídas em todo o território nacional. Antigamente, as regiões centro-sul detinham as maiores usinas, mas, ao longo dos últimos anos esses complexos foram sendo instalados também nas regiões norte e nordeste. As maiores usinas hidrelétricas no Brasil são:

– Itaipu, no rio Paraná, localizada no mesmo estado.

– Belo Monte, no rio Xingu, localizada no Pará.

– Tucuruí, no rio Tocantins, fica no estado do Pará.

– Jiraú, no Rio Madeira, localizada no estado de Rondônia.

– Santo Anônio, também no Rio Madeira, em Rondônia.

– Ilha Solteira, no rio Paraná, que corta os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo.

– Xingó, rio São Francisco, que corta Alagoas e Sergipe.

– Paulo Afonso IV, também no Rio Fracisco, na Bahia.  

Vantagens e desvantagens das usinas hidrelétricas

Vantagens

Quando comparadas a outras fontes de energia como as termolétricas, por exemplo, as usinas hidrelétricas são  menos geradoras de poluentes na atmosfera. O custos operacionais para mantê-las também é inferior.

Outra vantagem é que as hidrelétricas, considerando a sua localização, também têm como função o lazer e movimentam o turismo.

Por fim e a principal vantagem, é que utilizam para produção de energia, a água, um recurso renovável.

Desvantagens

Por serem construídas em regiões próximas a rios, as usinas hidrelétricas afetam o ambiente natural, extinguindo espécies terrestres e aquáticas daquele habitat, destruindo a vegetação nativa para a construção de barragens, aumentando a emissão de gases poluentes na atmosfera, especialmente o Metano, prejudicando grupos locais como comunidades ribeirinhas e indígenas, que por serem populações nativas, dependem dos recursos daquela região para sobreviver. Quer continuar por dentro de notícias e artigos sobre o meio ambiente? Acesse o site da Ambscience e acompanhe!

O assunto das Usinas hidrelétricas sempre foi um divisor de opiniões entre sociedade, especialistas e Governo. O tema deste post convida o aluno a refletir

Quais são os impactos locais sociais e ambientais das usinas?
A “construção de Usinas Hidrelétricas e seus impactos socioambientais” foi o tema da prova de analista Judiciário – especialidade Administração – do Tribunal de Justiça do Pará- TJ PA – de 2014.

O concurso foi organizado pela banca Vunesp.  E, esse, foi o é o tema que a equipe do Redação Perfeita escolheu  para você manter o treinamento afinado e dissertar sobre um assunto que sempre estará atual.

O candidato deve ter em mente o que a banca exige do candidato em relação a esse tema. Para a elaboração do tema foram apresentados três textos motivacionais para o apoio da produção textual do aluno.

De acordo com o edital de 2014, a prova de redação propunha ao candidato uma dissertação, visando avaliar a capacidade de fundamentação e conclusão, clareza da exposição e o domínio da norma culta na modalidade escrita do idioma. Sendo assim, é muito importante atentar-se ao detalhe de que estar me dia com a gramática é essencial para contribuir para o bom êxito nessa prova.

Veja aulas e questões online de língua portuguesa

Critérios de Avaliação do edital 2014

Serão considerados os seguintes critérios de avaliação:

  1. Tema e seu desenvolvimento: considera-se a relação do texto do candidato com o tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a prova não seja objeto de correção em qualquer outro de seus aspectos, atribuindo-lhe nota 0 (zero).
  2. Estrutura: para pontuação considera-se, conjuntamente, os aspectos referentes à tipologia textual proposta e à coerência das ideias. A fuga completa à tipologia textual proposta é motivo suficiente para que a prova não seja objeto de correção em qualquer outro de seus aspectos, atribuindo-lhe nota 0  (zero). No que diz respeito ao desenvolvimento do texto, verificar-se-á, além da pertinência dos argumentos mobilizados para a defesa do ponto de vista, a capacidade do candidato de encadear as ideias de forma lógica e coerente. Serão considerados aspectos negativos a presença de contradições entre as ideias, a falta de conclusão ou a presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente exposto.
  3. Expressão: consideram-se nesse item os aspectos referentes à coesão textual (nas frases, períodos e parágrafos) e o domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Serão considerados aspectos negativos as quebras entre frases ou parágrafos e o emprego inadequado de recursos coesivos. Serão examinados os aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação. A presença de clichês e frases feitas e uso inadequado de vocábulos são ocorrências, em princípio, negativas. A fluência do discurso será avaliada por meio da competência em expor com clareza e precisão os elementos selecionados para a elaboração do texto.

Antes de produzir seu texto, ouça dicas de Redação com professor Alexandre Soares

Dadas as orientações de acordo com o edital desse concurso vamos às orientações da Folha de Prova:

Texto 1

Atualmente, cerca de 76,9% da energia elétrica produzida no Brasil vem de usinas hidrelétricas. de acordo com dados do Governo Federal, hoje existem 37 hidrelétricas no país e o plano é expandir o número. Apesar de produzirem muito menos poluentes que outras fontes de energia e não produzirem dejetos tóxicos ou radioativos, como as usinas nucleares, as hidrelétricas são responsáveis pelo alagamento de grandes áreas, podendo causar impactos socioambientais.

                                                                                                                                                                                                         (http://redeglobo.globo.com, 03.08.2013. Adaptado)

Assista a videoaulas de Sustentabilidade para dar embasamento ao seu texto

Texto 2

A hidreletricidade usa a energia da água corrente, sem reduzir sua quantidade, para produzir eletricidade. Portanto, todos os empreendimentos hidrelétricos, de pequeno ou grande porte, a fio d’água ou de armazenamento, enquadram-se no conceito de fonte de energia renovável. As usinas hidrelétricas não produzem poluentes do ar. Muito frequentemente, elas substituem a geração a partir de combustíveis fósseis, reduzindo, assim, a chuva ácida e a fumaça. As instalações hidrelétricas trazem eletricidade, estradas, indústria e comércio para as comunidade de seu entorno, desenvolvendo a economia, ampliando o acesso à saúde e à educação, melhorando a qualidade de vida.

                                                                                                                                                               (www.itaipu.gov.br, 14.06.2014, Adaptado)

Texto 3

A construção de hidrelétricas e, consequentemente, suas barragens e lagos causam diversos impactos sociais e ambientais negativos. As populações são atingidas direta e concretamente através do alagamento de suas propriedades, casa, áreas produtivas e até cidades. Existem também impactos indiretos como perdas de laços comunitários, separação de comunidades e famílias, destruição de igrejas, capelas e inundações de locais sagrados para comunidades indígenas e tradicionais.

Na área ambiental, o principal impacto costuma ser o alagamento de importantes áreas florestais e o desaparecimento do habitat dos animais. Muitas vezes a hidrelétrica é construída em áreas onde se concentram os últimos remanescentes florestais da região, desmatando e inundando espécies ameaçadas de extinção. Mesmo quando os estudos de Impacto Ambiental são realizados de forma correta, apontando os verdadeiros impactos gerados por uma hidrelétrica, na maioria das vezes as ações de mitigação desses impactos não chegam a compensar de fato os efeitos negativos. Além disso, cada rio tem características únicas, espécies da fauna e flora próprias, vazões e ciclos particulares. Cada rio tem também diferentes populações morando em seu entorno, com realidades econômicas e sociais variadas.

                                                                                                                                                                                 (www.maternatura.org.br, 14.06.2014. Adaptado)

A partir da reflexão suscitada pelos textos, escreva uma dissertação- argumentativa, usando a norma- padrão da língua portuguesa, expressando seu ponto de vista sobre o seguinte tema:

“A construção de Usinas Hidrelétricas e seus impactos ambientais: como solucionar esse problema?”

Veja como usar os elementos de coesão adequadamente

Separamos alguns links úteis para você:

  1. http://bit.ly/2ofAnjv
  2. http://bit.ly/2nPEFNl
  3. https://glo.bo/2nA9L9t

Já pensou em treinar suas redações e tê-las corrigidas por uma equipe sensacional? Cadastre-se no Redação Perfeita e saiba como transformar a sua redação no melhor texto da sua vida!

Encontrou algum erro? Notifique-nos para acertarmos cada vez mais! ?

Comente no nosso post e dê a sua contribuição! Vai ser legal saber o que você pensa sobre esse assunto. ?

Veja outros temas para você treinar

Por Cláudia Jones, redatora do Qconcursos.com e do redação perfeita

Assista ao vídeo abaixo e entenda como funciona o Redação Perfeita.

Quais são os impactos ambientais sociais e locais dessas usinas?

Impactos ambientais.
Deterioração das margens por assentamentos urbanos não planejados;.
Perda de benfeitorias, plantações e áreas agricultáveis ou alagadiças;.
Inundação de áreas utilizáveis para pecuária ou reflorestamento;.
Destruição da vegetação natural;.
Perdas de flora e fauna aquática e terrestre nativas;.

Quais são os impactos ambientais causados pelas usinas?

Apesar das usinas hidroelétricas utilizarem um recurso natural renovável e de custo zero que é a água, "não poluem" o ambiente, porém alteram a paisagem ocorrem grandes desmatamentos provocam prejuízos à fauna e à flora, inundam áreas verdes, além do que muitas famílias são deslocadas de suas residências, para darem ...

Quais são os impactos ambientais e sociais provocados pela construção de usinas no Brasil?

Impactos ambientais – como o desmatamento e a perda da biodiversidade – e sociais – como o deslocamento de milhares de pessoas e os prejuízos econômicos causados a elas – não têm sido levados em conta e incluídos no custo total desses projetos.

Quais foram os principais impactos econômicos sociais e ambientais locais?

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.