Quais são as práticas corporais de aventura marque a opção correta?

Quais são as práticas corporais de aventura marque a opção correta?

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Você aprendeu que a prática do Slackline nos proporciona vários benefícios e vantagens para nossa saúde e qualidade de vida.

PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA – SLACKLINE

Quais são as práticas corporais de aventura marque a opção correta?
Imagem disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/06/Atleta_de_Slackline_Angelo_Maragno_in_Verdon_-_Fran%C3%A7a.jpg. Data de acesso 21 de Outubro de 2022.

O Slackline iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas para se equilibrar e caminhar.

Essa prática corporal de aventura consiste em equilibrar-se em cima de uma fita suspensa entre dois pontos fixos, cujo objetivo é atravessar esse percurso se equilibrando, possibilitando treinar o corpo, melhorar o equilíbrio e concentração.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras listadas  abaixo:

NATUREZA AMBIENTE PRESERVAÇÃO ECOLÓGICAS SLACKLINE

A prática do ________________________________ na escola contribui significativamente para o aprendizado, pois por meio dessa atividade o estudante será capaz de perceber questões _________________________________, bem como valorizar a importância da _________________________________ e do meio ___________________________________na prática dessa atividade na ________________________________________.

QUESTÃO 02

Para responder em seu caderno:

Quais são as modalidades do Slackline? Explique.

QUESTÃO 03

Marque a opção na qual NÃO corresponda aos benefícios do Slackline.

(      ) Melhora tanto o equilíbrio, aumenta a força corporal, corrige a postura 

(      ) Para além do desenvolvimento motor,  essa atividade desperta e estimula a consciência ecológica e preservação ambiental. 

(      ) Pode ser praticada por pessoas cardíacas ou pessoas que tomam remédios controlados. 

(     ) Desenvolve a concentração, o foco e a memória.

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno: 

Geralmente pessoas que praticam práticas corporais de aventura, têm relações mais estreitas e de maior responsabilidade com o meio ambiente. Pequenos gestos, podem fazer grande diferença no enfrentamento ao combate a poluição e preservação do meio ambiente. Identifique pelo menos 05 AÇÕES PROATIVAS que podem contribuir positivamente para conservação e cuidados com o meio ambiente. 

QUESTÃO 05

Sobre os equipamentos básicos para prática do SLACKLINE, relacione as colunas com a definição de cada um.

    01 FITA   São essenciais para que você mantenha a integridade das árvores em que está instalando o slackline.
    02 CATRACA   É uma bolsa feita para guardar seu slackline de forma segura e prática, permitindo que você o leve para qualquer lugar de forma mais organizada e tranquila.
       03
EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
  São essenciais para quem vai realizar a prática, principalmente para quem tem interesse pelo highline. 
Essa modalidade é aquela realizada sobre grandes alturas e, consequentemente, envolve um risco muito grande de acidentes graves.
    04 PROTETORES DE ÁRVORE   Serve para dar maior segurança ao praticante, bem como ajuda a manter o equipamento intacto e a proteger a árvore em que você irá instalar o seu slackline.
    05 SLACKBAG   Esse equipamento é essencial para a prática, já que é sobre ela que você irá andar durante a prática. Por isso é importante se atentar para escolher a fita certa.
    06   SLING DE ANCORAGEM     É um item importante responsável por manter a tensão na fita. Com ela você consegue esticá-la até que se chegue a tensão desejada para a prática, evitando que fique demasiadamente frouxa e atrapalhe seu treino.

SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ” CONHEÇA AS MODALIDADES DO SLACKLINE “

CANAL: 100% MOVIMENTO “CONHEÇA AS MODALIDADES DO SLACKLINE”
DISPONÍVEL EM: < https://www.youtube.com/watch?v=OhBz0h3sIRo > Data de acesso: 21 de Outubro de 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1_U7m8d9VtY9gfB0qdameiUayRNjxZZUD?usp=sharing

Componente Curricular: Educação fisica
Habilidade: (GO-EF07EF20) Praticar diferentes práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços.
Referencial teórico Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007.  

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

Quais são os tipos de práticas corporais de aventura?

Quais são os esportes de aventura na natureza?.
Rafting. Se você procura um esporte para testar suas capacidades de força e concentração mesmo em momentos difíceis, então o rafting é a opção certa. ... .
Surfe. ... .
Hiking e trekking. ... .
Escalada e montanhismo. ... .
Balonismo. ... .
Paraquedismo. ... .
Asa delta e parapente..

O que são práticas corporais de aventura urbana marque a correta?

Mas quando falarmos em práticas de aventura urbana, trata-se de atividades que buscam simular as mesmas sensações e movimentos, só que na cidade. Um exemplo é a escalada em paredes construídas, uma vez que as rochas e montanhas não se encontram em um ambiente urbano.

O que são práticas corporais de aventura na educação física?

As práticas de aventura na natureza se caracterizam por explorar as incertezas que o ambiente físico cria para o praticante na geração da vertigem e do risco controlado, como em corrida orientada, corrida de aventura, corridas de mountain bike, rapel, tirolesa, arborismo etc.

Qual é a alternativa correta que diz respeito às práticas corporais de aventura?

Resposta verificada por especialistas. 1) A alternativa correta sobre o que são práticas de aventura é a letra C) São atividades de práticas corporais normalmente feitas em um ambiente natural de modo que através dessas práticas há uma integração do praticante com a natureza de um modo geral.