Quais são as principais características de uma célula animal?

As células são as menores unidades vivas de um organismo, sendo chamadas, por essa razão, de unidades fundamentais da vida. Elas são encontradas em todos os seres vivos e apresentam algumas diferenças de grupo para grupo. Hoje aprenderemos a diferença entre as células vegetais e as animais.

Características gerais de uma célula

Apesar das diferenças, de uma maneira geral, podemos afirmar que todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético, que pode ou não estar localizado em um núcleo. Quando uma célula não possui núcleo definido, é chamada de procarionte, mas quando apresenta núcleo, é denominada de eucarionte.

As células animais e vegetais são do tipo eucarionte, sendo assim, podemos dizer que elas são compostas de membrana, citoplasma e núcleo. A membrana plasmática é a estrutura que reveste a célula, controlando o que entra e sai dessas estruturas. O citoplasma é a região entre a membrana e o núcleo onde estão localizadas as organelas celulares, que se diferenciam nos dois tipos celulares. Por fim, o núcleo é a região em que estão armazenadas as informações genéticas de cada ser vivo.

Diferenças entre as células animais e vegetais

As células animais e vegetais apresentam algumas diferenças básicas que permitem a sobrevivência do organismo em diferentes situações. Os animais, por exemplo, ingerem alimentos que fornecem matéria orgânica para a célula, o que não ocorre nas plantas. No caso dos vegetais, que são sésseis e não captam seu alimento, as células necessitam de outra forma para adquirir matéria orgânica para a produção de energia, apresentando, portanto, organelas especializadas para esse fim.

Quais são as principais características de uma célula animal?

As células animais apresentam como organelas típicas os lisossomos e os centríolos

A primeira característica que podemos usar para diferenciar uma célula animal de uma vegetal é a presença de parede celular. Nas células animais, esse envoltório não está presente, sendo, portanto, uma característica exclusiva da célula vegetal. A função dessa estrutura é dar maior resistência à célula e protegê-la da ação de organismos que podem causar danos e doenças.

Analisando o citoplasma, podemos perceber que algumas organelas estão presentes em ambas as células, mas algumas são exclusivas de determinado tipo celular. Entre as organelas presentes em células animais e vegetais, podemos citar os ribossomos, retículo endoplasmático, complexo golgiense, peroxissomos e mitocôndrias.

As organelas típicas da célula animal são os lisossomos e os centríolos. Os lisossomos relacionam-se com a digestão intracelular, sendo responsáveis pela nutrição da célula, além de ajudarem na reciclagem de alguns componentes. Os centríolos, por sua vez, são organelas que atuam no processo de divisão da célula. Vale frisar que as briófitas e pteridófitas também possuem essa organela.

Quais são as principais características de uma célula animal?

As células vegetais apresentam como estruturas mais marcantes os cloroplastos

Nas células vegetais, as organelas exclusivas são os plastos, vacúolo de suco celular e glioxissoma. Os plastos são organelas que têm como característica marcante a presença de DNA próprio e dupla membrana. Um dos plastos mais conhecidos é o cloroplasto, que é responsável pela fotossíntese. O vacúolo de suco celular é uma estrutura que lembra um saco e que atua armazenando substâncias, controlando o pH da célula, realizando controle osmótico, entre outras funções. O glioxissoma, por sua vez, é uma organela que utiliza lipídios para fabricar glicídios.

A célula animal é eucariótica e constituída basicamente de membrana celular, citoplasma e núcleo. Possui semelhanças com a célula vegetal, mas diferem em importantes aspectos.

Quais são as principais características de uma célula animal?
Ilustração da estrutura interna de uma célula animal

Todos os seres vivos são constituídos por células, que podem diferenciar-se de um grupo para outro. A célula animal é eucariótica, ou seja, possui um núcleo verdadeiro e um conjunto de membranas que aumenta a sua compartimentalização. Ela possui vários componentes semelhantes à vegetal, mas difere desta por possuir lisossomos, ausentes na vegetal, e não apresentar parede celular, plastos, glioxissomas e vacúolos de suco celular, presentes na vegetal. Grande parte das células vegetais não apresenta centríolos, que são encontrados apenas em células flageladas (gametas masculinos – anterozoides).

Membrana celular da célula animal

Externamente à célula animal, encontra-se a membrana celular, estrutura que delimita e protege a célula, controlando a entrada e saída de substâncias. Nela estão contidas proteínas que dão sustentação, fazem o transporte de substâncias e permitem a identificação de outras células e a conexão entre elas. Essas conexões são importantes porque as células semelhantes unem-se e formam estruturas que atuam como uma unidade funcional, denominada de tecido.

Citoplasma

No interior da célula, encontramos o citoplasma, constituído de material gelatinoso (citosol ou hialoplasma) e fibras de proteínas (citoesqueleto). O citoesqueleto é responsável por dar sustentação e manter a forma da célula. No citoplasma, estão inseridas diversas estruturas responsáveis pelo funcionamento da célula:

- Ribossomos: ao associar-se ao RNA mensageiro (RNAm), realiza a síntese de proteínas;

- Retículo endoplasmático liso (não granuloso): responsável pelo transporte de substâncias, síntese de lipídios, carboidratos e determinados hormônios, como a progesterona, e degradação de substâncias tóxicas;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Retículo endoplasmático rugoso (granuloso): por apresentar ribossomos aderidos, é responsável pela síntese e armazenamento de proteínas;

- Sistema ou complexo golgiense (antes chamado de complexo de Golgi): ligado à secreção celular, síntese de polissacarídeos, secreção da lamela média (camada que une a primeira parede de uma célula vegetal à de uma célula vizinha) e formação do acrossomo (vesícula rica em enzimas presente na extremidade do espermatozoide) e dos lisossomos;

- Lisossomos: realizam a digestão intracelular e a autofagia (processo no qual utiliza suas enzimas para reciclar o material orgânico da própria célula);

- Peroxissomos: decompõem substâncias tóxicas para a célula;

- Mitocôndrias: responsáveis pela respiração celular, processo responsável pela obtenção de energia para as células realizarem trabalho;

- Centríolos: formam o citoesqueleto, atuam na divisão celular e formam cílios e flagelos;

- Vacúolos: existem vários tipos de vacúolos. Nos animais, eles estão ligados aos lisossomos e relacionados com a digestão intracelular .

Núcleo

As células animais também possuem um núcleo. No núcleo estão armazenadas todas as informações sobre função e estrutura das células. Assim, o núcleo é um centro de comando das atividades celulares.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Por Helivania Sardinha dos Santos

Quais são as principais características da célula animal?

A célula animal apresenta membrana plasmática e citoplasma, assim como todos os outros tipos celulares. Por ser uma célula eucarionte, ela apresenta também um núcleo definido e as organelas celulares, sendo, portanto, uma célula de grande complexidade quando comparada à célula procarionte.

Quais são as principais características da célula animal e vegetal?

As células animais e vegetais são células do tipo eucarionte, ou seja, possuem núcleo definido. As principais diferenças entre as células animais e vegetais são a presença de parede celular celulósica, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomos nas células vegetais e a ausência dessas estruturas na célula animal.

Quais são as três partes principais de uma célula animal?

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma enúcleo.

Qual é a função de uma célula animal?

Função: é responsável por guardar e proteger o material genético, o DNA, um composto orgânico que transmite as informações hereditárias. O que é: é considerada a maior organela da célula. O núcleo é coberto pelo envoltório nuclear e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares.