Quais são as principais usinas hidrelétricas da região norte?

UHE Belo Monte, a maior usina hidrelétrica 100% brasileira

O Brasil possui a matriz energética mais limpa e renovável do planeta e a Usina Hidrelétrica Belo Monte, instalada no rio Xingu, no Pará, contribui para este resultado. Com capacidade instalada de 11.233,1 MW e quantidade média de geração de energia de 4.571 MW, Belo Monte se firma como a maior hidrelétrica 100% brasileira.

Com o intuito de reduzir o impacto ambiental, o reservatório Principal do empreendimento, formado na calha do rio Xingu, foi concebido à fio d’água, uma tecnologia moderna e preservacionista que atende aos mais rígidos princípios de sustentabilidade, respeitando o meio ambiente e as comunidades do entorno. 

Junto com o reservatório Intermediário, a área alagada do empreendimento totaliza 478 quilômetros quadrados – considerada pequena se comparada à área alagada por outros empreendimentos hidrelétricos e à capacidade instalada da usina. Ambos os reservatórios estão situados entre os municípios de Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu. A área de abrangência da usina ainda contempla outros dois municípios: Anapu e Senador José Porfírio.


A comparação foi feita a partir dos dados atualizados em 26 de agosto com o resultado do dia 22 de julho.

De acordo com os dados no ONS, as hidrelétricas de Água Vermelha, Emborcação, Nova Ponte e São Simão tiveram queda no volume útil. Apenas a usina de Marimbondo registrou aumento no nível do lago.

A situação ainda pode se agravar devido à falta de chuva prevista para os próximos dias. Veja abaixo.

Situação geral

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, com a variação registrada nos últimos 35 dias, duas hidrelétricas estão com volume útil abaixo de 35%, Água Vermelha e São Simão, sendo esta última com o pior resultado, estando abaixo de 30%. Emborcação, Marimbondo e Nova Ponte têm nível acima dos 45%.

Apesar das alterações, a situação registrada agora é bem diferente da vivida há um ano. Em 27 de agosto de 2021, os reservatórios das cinco hidrelétricas estavam abaixo de 22%.

Veja abaixo a comparação dos níveis dos reservatórios em vários momentos desde junho do ano passado.

Segundo a atualização do ONS de sexta-feira (26), a hidrelétrica de Água Vermelha está com 34,24% do volume útil no reservatório. Em 22 de julho, o lago estava 44,30%% da capacidade, enquanto que há um ano, com 20,29%.

A situação é a segunda pior entre as usinas analisadas. A hidrelétrica está instalada no Rio Grande, na divisa entre os municípios de Iturama (MG) e Ouroeste (SP), e tem máxima de potência 1.396,200 Megawatts (MW). O reservatório representa 2,13% do volume total do sistema.

Nível do reservatório de Água Vermelha

Volume útil do lago em períodos diferentes desde junho de 2021

Fonte: ONS

Hidrelétrica de Marimbondo — Foto: Reprodução / TV Tem

Também abastecido pelo Rio Grande, o reservatório da hidrelétrica de Marimbondo foi o único que registrou aumento no nível. O lago está com 45,58% do volume útil, enquanto que há pouco mais de um mês estava com 43,39%.

Há um ano o volume estava em 13,71%. A usina está localizada entre os municípios de Fronteira (MG) e Icém (SP) e tem potência instalada de 1.440 MW, representando 2,64% do subsistema Sudeste e Centro-Oeste.

Nível do reservatório de Marimbondo

Volume útil do lago em períodos diferentes desde junho de 2021

Fonte: ONS

A hidrelétrica instalada entre Santa Vitória (MG) e São Simão (GO) é a que vive a pior situação dentre as cinco monitoradas pelo ONS no Triângulo Mineiro. Em 26 de agosto, o lago estava com 29,77% da capacidade.

Situação diferente da registrada em julho, quando o reservatório tinha quase metade do volume útil, 45,9%. A hidrelétrica se aproximou do registro de agosto de 2021, quando o nível estava em 21,24%.

A usina faz parte do subsistema do Rio Paranaíba e opera com seis turbinas, que geram 1.710 MW, suficiente para abastecer seis milhões de habitantes.

Nível do reservatório de São Simão

Volume útil do lago em períodos diferentes desde junho de 2021

Fonte: ONS

Ainda de acordo com o ONS, A UHE de Emborcação foi uma das quatro hidrelétricas que registraram queda no nível do reservatório. No entanto, mesmo com a redução do volume útil, é a que tem mais água represada entre as usinas analisadas.

Conforme a última atualização, o lago está com 62,5% da capacidade, enquanto que no mês passado estava com 70,34%. Há um ano o registro era bem diferente, pois o reservatório estava com 11,77% do volume que poderia ser usado para geração de energia elétrica.

Assim como São Simão, Emborcação está instalada no Rio Paranaíba, porém, em Araguari. A hidrelétrica é a maior da região, representando 10,72% do subsistema Sudeste e Centro-Oeste. A potência instalada é de 1.192 MegaWatts (MW), o que significa que ela pode abastecer quase 1,5 milhão de habitantes.

Nível do reservatório de Emborcação

Volume útil do lago em períodos diferentes desde junho de 2021

Fonte: ONS

Reservatório da hidrelétrica de Nova Ponte em julho de 2021 — Foto: TV Integração/Reprodução

A hidrelétrica de Nova Ponte é outra que registrou queda e, agora, está com 48,73% do volume útil. Há um mês, ela estava com 52,67%.

A UHE Nova Ponte fica no Rio Araguari, mas faz parte do subsistema do Rio Paranaíba, e representa 11,13% do subsistema Sudeste e Centro-Oeste. O lago tem volume de 12.792 hm³ e potência instalada é de 510 MW.

Nível do reservatório de Nova Ponte

Volume útil do lago em períodos diferentes desde junho de 2021

Fonte: ONS

Previsão do tempo

Mesmo com o céu com muitas nuvens no fim de semana no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste, a nebulosidade não foi acompanhada de chuvas neste fim de semana. De acordo com o climatologista Ruibran dos Reis, o aumento da quantidade de nuvens foi identificado em boa parte do estado devido à umidade proveniente do Oceano Atlântico.

Para os próximos dias, a situação deve permanecer igual, ou seja, sem chuvas significativas que poderiam melhorar o nível dos reservatórios das hidrelétricas da região. Segundo a climatologista Alcione Wagner, entre segunda-feira (29) e quinta-feira (1º), a passagem de um frente fria deve derrubar a temperatura mínima.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Quais são as hidrelétricas que existem na região Norte?

São eles: Belo Monte, com 11.233 MW de potência instalada, Tucuruí, com 8.535 MW, Jirau, com 3.750 MW e Santo Antônio, com 3.568 MW. Excetuando a hidrelétrica de Tucuruí, que foi inaugurada em 1984, as outras três foram inauguradas nos últimos sete anos (Quadro 3).

Qual é a maior usina hidrelétrica da região Norte?

O Brasil possui a matriz energética mais limpa e renovável do planeta e a Usina Hidrelétrica Belo Monte, instalada no rio Xingu, no Pará, contribui para este resultado.

Quais são os principais usinas hidrelétricas da região?

Outras hidrelétricas do Brasil:.

Quais são as hidrelétricas localizadas na região amazônica?

5 maiores hidrelétricas do mundo.
Três Gargantas, China (22.500 MW) A foto que ilustra esse post é da maior hidrelétrica do mundo e fica na província de Hubei, na China. ... .
Itaipu, Brasil e Paraguai (14.000 MW) (Foto: Caio Coronel) ... .
Xiluodu, China (13.860 MW) ... .
Belo Monte, Brasil (11.233 MW) ... .
Guri, Venezuela (10.200 MW).